Equipe de Marketing interna ou agência de Marketing Digital: qual das duas escolher?

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Publicado por Luísa Godinho em 26 de maio de 2022

Customer Success na INGAGE, Luísa é responsável por garantir a satisfação do cliente, atuando junto à equipe com olhar estratégico para alcançar o sucesso.

Equipe de Marketing interna ou agência de Marketing Digital? Essa é uma dúvida muito comum nas empresas, desde aquelas que estão em seu início às que têm anos de jornada no mercado. Ambas as estratégias são válidas e não existe uma fórmula mágica que funcione para todas. É uma escolha que depende de fatores diversos.

A começar pelo grau de maturidade digital da empresa e por tentativas já realizadas nesse sentido, por exemplo. Mas, não é só isso, também é importante avaliar os objetivos de comunicação no longo prazo, o orçamento para a contratação, disponibilidade da gestão, entre outros detalhes.

Para entender melhor qual alternativa atende às necessidades da sua empresa, é essencial entender os principais pontos — positivos e negativos — que acompanham essa escolha. Saiba o que há de melhor na equipe de Marketing interna e na agência terceirizada!

Quais são as vantagens e os desafios de uma equipe de Marketing interna?

A equipe de Marketing interna é aquela que trabalha dentro da empresa — ou de home office, nas novas configurações profissionais do mercado em alguns negócios. Veja os pontos positivos e negativos de ter esses colaboradores!

Vantagens

O principal benefício é ter profissionais 100% afiados às regras de negócio e ao nicho de atuação da empresa. Eles conhecem bem os clientes, os produtos e, consequentemente, já têm ideias de como chegar ao público com uma proposta de venda. Também têm essa imersão logo na primeira semana, que é bem próxima e pessoal.

Logo, forma-se uma equipe com dedicação exclusiva. Os profissionais têm como único objetivo trabalhar as estratégias de Marketing da empresa, desde que tenham suas especificações de trabalho bem definidas. Isso acontece de maneira diferente à agência terceirizada, na qual os especialistas podem atender mais de um cliente.

Outra vantagem é a maior proximidade a outras equipes da empresa, como ao time de vendas, ao time financeiro e à própria gestão. Ainda que existam trâmites burocráticos de aprovações, isso agiliza os processos de produção e evita perdas de timing de ações — por exemplo, deixar de fazer um post comemorativo por divergências de ideias entre gestores, que precisam passar pelo time interno e ainda falar com a agência.

Desafios 

Por outro lado, as vantagens da equipe interna apenas são reais quando os profissionais são bem selecionados — tanto em questões de hard skills quanto no fit com a cultura da empresa. Portanto, em ambos os setores, encontrar colaboradores qualificados pode ser um desafio e, em alguns casos, demanda um tempo longo de adaptação.

Além disso, o custo de contratar diversos profissionais é mais alto, envolvendo impostos, salário, benefícios e assim por diante. Isso acontece porque um colaborador somente, mesmo em empresas pequenas, dificilmente conseguirá dar conta de tantas estratégias paralelas, em diferentes áreas do Marketing Digital.

Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

Uma agência de Marketing Digital terceirizada é como um braço da sua empresa, mas fora desse ambiente. Ela oferece diversos serviços no ramo, desde a criação de estratégia às ações de fato, de acordo com as demandas. Para isso, ela busca entender logo de início as regras de negócio e as dores das equipes internas para, então, sugerir a estruturação do processo.

Veja alguns destaques da contratação de uma agência terceirizada!

Experiência e expertise em diversas áreas

O Marketing Digital é composto por diversas frentes que, combinadas, garantem o sucesso do investimento. Para não “atirar para todos os lados” sem compreensão do que está sendo feito, a agência especializada é uma boa solução. Afinal, ela conta com especialistas em segmentos, como email marketing, mídia paga e copywriting.

A agência empresta sua expertise para o negócio dar seus primeiros passos de compreensão de público, fortalecimento de marca e conquista de leads. Tudo isso de forma integral, desde o planejamento até as métricas e análises minuciosas de resultados.

Curadoria de profissionais

Para oferecer às empresas esse apoio em diversas áreas, as agências terceirizadas de Marketing Digital contam com profissionais especialistas nos seus segmentos. Ela é composta por um time versátil e pronto para responder às dúvidas da gestão e do seu negócio em geral.

São profissionais que se dedicam ao estudo, planejamento e monitoramento em tempo real das estratégias de Marketing Digital propostas. Também trabalham nos testes frequentes para adequar as ações de acordo com as necessidades do negócio e, com isso, conquistar resultados reais. Treinar e medir desempenho é com eles!

Equipe de Marketing de agência composta por especialistas

Atualização constante

O ambiente digital está em evolução o tempo todo. São novas alterações em algoritmos de diversas redes sociais, ferramentas de gestão e otimização, softwares de performance e práticas de mercado a cada minuto. Com as rotinas atribuladas, nem sempre um profissional de equipe interna consegue se atualizar com essa frequência.

Já uma agência terceirizada conta com profissionais focados em uma única área, como vimos. Isso significa que eles estão em contato direto com o problema, para encontrar as soluções e atualizar processos. Eles são verdadeiros experts e podem agregar muito valor ao seu negócio.

Gestão eficaz de orçamentos

Tendo em mente as estratégias necessárias para a sua empresa crescer, a agência terceirizada vai indicar o orçamento para cada uma delas — especificando para onde vai cada valor e as propostas de resultado. Como ela faz uma prestação de contas, fica mais fácil visualizar e compreender o retorno sobre o investimento das ações.

Ainda que testes sejam essenciais para alcançar o sucesso, não serão testes às cegas, que custam muito ao capital da empresa. O planejamento terá base nas personas, nas necessidades iminentes e nos insights conquistados pelas trocas entre os colaboradores do negócio e da agência. Logo, é uma gestão bem mais eficaz dos recursos financeiros.

Em contraponto, com a agência terceirizada de Marketing, por mais que a gestão esteja a par do andamento dos processos, ela não terá o controle das atividades realizadas. Por isso, é essencial encontrar uma empresa de confiança e tradição no mercado, a qual o seu negócio possa confiar as estratégias de comunicação, divulgação e captação de leads.

Também considere que, além do investimento nos pacotes ou planos da agência terceirizada, é preciso ter um orçamento disponível para o planejamento de mídia online. Isso inclui anúncios nas redes sociais, como Instagram e Facebook, e nos principais motores de busca.

Como a INGAGE integra as duas alternativas?

A INGAGE é uma agência de Marketing Digital capaz de oferecer todo esse suporte à sua empresa. Com um time completo, qualificado e experiente, nosso papel é trabalhar junto à equipe interna da sua empresa para planejar, executar e acompanhar estratégias pensadas com foco em conversão.

Dessa forma, enquanto agência terceirizada, a INGAGE se torna um braço executivo do time interno da empresa-cliente, com o objetivo comum de alavancar os resultados por meio de um Marketing Digital bem estruturado e acompanhado de perto, de forma contínua.

Além disso, como visto anteriormente, muitas empresas não conseguem montar um time completo com todos os principais segmentos contemplados. Geralmente, são negócios que atuam com equipes enxutas ou profissionais generalistas. Nesse sentido, a INGAGE colabora colocando à disposição especialistas em:

  • Inbound Marketing;
  • Mídias pagas;
  • SEO;
  • Redes sociais;
  • Copywriting;
  • Design, UI e UX;
  • Desenvolvimento back-end e front-end.

Tudo isso intermediado por profissionais de Customer Success, para garantir uma atuação extremamente alinhada entre todos os membros da equipe. 

Marcas que acreditam no Marketing Digital como uma importante ferramenta para alavancar a performance compõem o perfil de clientes da INGAGE. Em geral, são empresas com, pelo menos, um profissional de Marketing, seja ele um analista, gerente ou diretor, que fica responsável por interagir com a nossa equipe.

Por fim, vale ressaltar que a contratação de uma agência terceirizada é a formação de uma parceria, e nunca uma ameaça para o time interno. Essa atuação proporciona um cenário no qual a equipe interna pode focar cada vez mais em oportunidades e crescimento.

Conseguiu desvendar qual é a opção certa para a sua empresa entre equipe de Marketing interna ou agência de Marketing Digital? Como apresentado, ambas têm seus pontos positivos e negativos, alguns se sobressaem dependendo da realidade do seu negócio. Para maior sucesso das estratégias, vale considerar manter as duas coexistindo e unindo forças.

Se ainda não tem segurança para tomar essa decisão importante, nós podemos ajudar. Converse com um especialista da INGAGE e entenda qual o formato ideal para o seu negócio!

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