Entenda como CAC pode impactar seu marketing

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Publicado por Gabriel Motta em 4 de agosto de 2015

Diretor executivo e cofundador da INGAGE. Escreve sobre assuntos relacionados à performance, planejamento, SEO e pautas gerais de marketing.

 

Quanto é preciso investir até que uma pessoa se torne cliente da sua empresa? Você tem noção de quanto tempo e dinheiro está “gastando” com uma mesma pessoa? Se você não sabe como responder a essas perguntas ou tem dúvidas de como obter essa resposta, a métrica Custo de Aquisição de Clientes (CAC), ou Customer Aquisition Cost, vai lhe mostrar se seus esforços na captação de um novo cliente estão realmente valendo a pena.

Para uma estratégia eficaz de Inbound Marketing, analisar os resultados obtidos no CAC é essencial para definir se há gastos desnecessários e quais os lucros de uma empresa. Quando você compara a soma desses valores com a receita que seu negócio tem gerado, consegue definir se é possível aumentar a escala de operação ou não.

Como calcular o custo de aquisição de clientes

As variáveis utilizadas devem considerar o mesmo período específico e levar em conta todos os investimentos em mídia e os custos da sua empresa com os departamentos de vendas e marketing.

CAC = total do custo com marketing e vendas / total de clientes obtidos

Como reduzir o CAC

Em longo prazo, ter um CAC baixo significa maiores chances de retorno e lucro. Uma alternativa muito indicada para reduzir o custo de aquisição de clientes é investir no marketing de conteúdo.

Sabendo como aplicar essa estratégia é possível aumentar a autoridade da sua empresa, engajar sua audiência, aumentar a geração de leads, a conversão de novos clientes e o retorno sobre investimento (ROI).

Veja algumas táticas usadas no marketing de conteúdo que você pode colocar em prática:

Gere conteúdo de valor no seu blog

Invista na produção de conteúdos relevantes para o seu público e realize publicações periódicas. Abuse das estratégias de SEO trabalhando com palavras-chave estratégicas para o seu negócio, com o objetivo de captar visitantes e potenciais leads.

Ofereça materiais ricos e construa uma base de contatos valiosa

Ao oferecer um material rico e relevante, seu visitante estará disposto a fornecer algumas informações em troca que serão importantes para sua empresa. Capriche na sua página de destino (landing pages) e faça com que ela seja bem estruturada, com design simples e intrigante. Através dela, é grande a chance de converter visitantes em leads.

Invista na automação de marketing

Faça o uso adequado da sua lista de contatos: segmente o máximo possível de acordo com o perfil do visitante, comportamento, dados sociodemográficos e histórico de interações com o seu site. Assim, será possível oferecer o conteúdo certo, na hora certa, para o grupo certo. O objetivo é direcionar pouco a pouco o lead em direção ao fundo do funil, ou seja, transformá-lo em um cliente.

Ao automatizar todo esse processo, você economiza tempo, dinheiro e pessoal, fazendo com que seu cliente feche a compra praticamente sozinho. O resultado vem em médio e longo prazo, mas você vai perceber que valerá muito a pena.

Não se esqueça também de rever os processos de Inside Sales e Outbound Marketing. Reconsidere viagens longas da sua equipe de vendas no início das prospecções — faça algumas reuniões via Skype ou Hangouts, por exemplo. E, mais importante: encante seu cliente. Conseguir novos clientes é muito mais caro do que manter os que já tiveram experiências com sua empresa e gostaram.

Ter um custo de aquisição de cliente alto pode interferir na produtividade da sua empresa e gerar gastos desnecessários. Por isso analise com cuidado todos os dados obtidos através dessa métrica e encontre a melhor solução para adquirir novos clientes com poucos gastos, de modo otimizado.

Quais ações você tem feito para diminuir o CAC da sua empresa? Divida suas experiências e dúvidas conosco!

 

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