E-mail marketing personalizado​, uma estratégia essencial para os negócios​

Ingage
Publicado por Ingage em 24 de agosto de 2020
Atualizado em 13 de maio de 2021

Personalização, esse conceito vem sendo cada vez mais falado no âmbito das campanhas de comunicação, e ele serve para todos os canais, inclusive para o e-mail marketing.

Entretanto, é importante ter em mente que para a personalização ser feita nesse canal são necessários alguns elementos, como por exemplo, o conhecimento de boas práticas sobre o tema e também o uso de uma ferramenta para a criação de e-mail marketing.

O que acha de entender melhor sobre a criação de e-mail marketing personalizado?

Vamos lá?

A importância da personalização

No mundo do marketing e negócios já foi compreendida a importância do conceito de personalizar. Poderiam ser dados milhares de definições sobre o porque dessa relevância.

Por aqui vamos explicar por meio de um exemplo simples, a relevância desse conceito:

Exemplo:  Alunos do curso de de francês

 

 

Existe uma turma de francês em uma escola de idiomas que possui 8 alunos, porém os diretores e professores da escola sempre confundem Lucas e Marcos por suas similaridades físicas.

 

Devido à confusão os dois alunos passaram por situações desconfortáveis em sala de aula, os materiais de Lucas muitas vezes acabam sendo entregues para Marcos, além de que os professores trocavam o nome dos alunos nas chamadas e não os reconheciam bem.

 

Resultado de tudo isso, os dois alunos se sentiram mal por não serem identificados corretamente com as suas particularidades. Nem ao menos pelos seus próprios nomes, eles são adequadamente chamados.

 

Isso se transfere para o mundo do marketing, um futuro ou atual cliente, gosta de ser identificado corretamente em suas comunicações, o agrada receber informações direcionadas especificamente para ele e se sentir único e especial, através da personalização.

Lucas e Marcos começaram juntos a buscar por outras escolas de Francês e optaram por uma que utilizou a personalização de e-mail marketing para se comunicar com eles.

 

Que tal entender como essa história toda aconteceu compreender mais detalhes sobre como personalizar a estratégia usando esse formato, começando pelas boas práticas e entrando um pouco mais adentro da história do Lucas e do Marcos?

 

Personalizando dentro do e-mail marketing

Segundo o portal DigitalistHub, um estudo realizado em 2019 indicou que ao personalizar um conteúdo  em e-mail marketing, a taxa de abertura  pode  aumentar até 26% e as probabilidades de compra se incrementam em até 80%.

Toda essa tendência pode ser entendida de maneira através da continuação da história do Lucas e Marco, os dois alunos da aula de francês, juntamente com as boas-práticas para a personalização de e-mail.

Vamos lá?

Começando pelo assunto

Uma coisa que incomodava o Lucas e o Marcos era que em sua escola ninguém os chamava pelo seu nome correto, sempre  os confundiam.

Então, eles foram até o site de uma escola das escolas de francês que lhes interessou e cadastraram dados como nome e e-mail para receber informações sobre a instituição.

Depois disso, a escola enviou um e-mail personalizado para cada um deles. Começando pelo título, onde seus nomes estavam devidamente escritos:

 

 

Parece bobagem e coisa pequena, não é mesmo? Mas assim como aconteceu com o Lucas e o Marcos, todo destinatário se sente especial ao ser abordado pelo seu nome. Isso mostra que a marca tem um cuidado especial e sabe com quem está se comunicando.

Só por esse detalhe na caixa de entrada do e-mail já pode ser entendido que a personalização por mais que seja sutil, é muito potente.

O conteúdo é relevante: envie um e-mail marketing que tenha a ver com o destinatário em específico

Ainda falando sobre o Lucas e o Marcos, o primeiro e-mail que a nova escola de francês escolhida, enviou para os dois, com o objetivo de prospectá-los possuía 2 blocos.

Marcos interagiu com o primeiro bloco do e-mail que falava sobre aulas online. Já Lucas, clicou no banner que falava sobre as instalações da escola em sua unidade presencial.

Com isso, o estabelecimento entendeu as preferências de cada um deles e para seguir a sequência de e-mails, enviou duas comunicações totalmente diferente, de acordo como  os seus interesses.

Personalizar também é direcionar o conteúdo certo para a pessoa certa, de acordo com as suas preferências e assim seguir as conversas com o destinatário de maneira inteligente.

Dessa forma a chance de converter fica muito maior.

Onde mais se pode personalizar?

Já deu para entender que fazer um assunto sob medida para cada usuário e enviar um conteúdo adequado às suas preferência, faz toda a diferença!

Mas, onde mais é possível personalizar o e-mail marketing e como?

Existem muitas outras formas, a nova escola de francês escolhida por Lucas e Marcos por exemplo, utilizou as estratégias abaixo:

Utilizar uma estratégia de e-mail marketing, permite que seja  observado o horário em que o destinatário normalmente abre as comunicações que a marca envia e assim, ela pode começar a disparar seus envios de acordo com o momento mais ideal para que de fato, a taxa de abertura seja maior. Afinal, personalizar também é adequar os envios aos comportamentos de cada usuário.

O nome dessa estratégia de envios por horários agendados, se chama envio preditivo.

Que tal entender um pouco mais sobre ela com um vídeo explicativo?

PS:Para ativar o vídeo em seu idioma, por favor, clique em “Subtítulos”, clique no ícone disponível no rodapé do player do vídeo.

envio preditivo, adicionar aqui

Utilizar os dados disponíveis no conteúdo:

A escola de francês percebeu que Lucas e Marcos eram representantes do sexo masculino.  Com isso, puderam ser direcionados e-mails segmentados para eles e desenvolvidos conteúdos especiais.

É importante aproveitar cada informação que o lead passa para personalizar o conteúdo, por exemplo, se há a informação de sua data de aniversário pode ser encaminhada uma comunicação especial para esse momento e assim a relação com ele pode ser estreitada.

 Como criar toda essa personalização?

Para criar toda essa personalização de fato, é necessária uma ferramenta para ajudar a criar e-mail marketing, que possua opções de inserção de campos personalizáveis e segmentações das listas de contato, além da análise da lista de contatos.

Existem muitas ferramentas assim no mercado, como por exemplo, a Mailify. É sempre importante escolher a que de fato tem mais aderência com as necessidades de cada negócio e que possui a melhor reputação.

A personalização, o  sentimento de cuidado com o destinatário e bom direcionamento das comunicações de uma empresa foi o que fez com que Lucas e Marcos escolhessem uma nova escola de francês!

Esse motivo também pode ser o mesmo para que o lead de qualquer empresa realize a  conversão.

Por isso e pelos resultados que essa estratégia apresenta, personalizar é essencial hoje em dia.

Chegou a hora de personalizar a estratégia de e-mail marketing!

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Autora: Andressa Gonçalves de Almeida

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