Como ganhar seguidores no twitter? Dicas infalíveis!

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 9 de fevereiro de 2017
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O objetivo das marcas e empresas nas redes sociais é ganhar e consolidar seguidores. Por mais que se saiba que quantidade não significa qualidade, é impossível negar que, quanto mais gente estiver interessada no que um perfil oferece, melhor para o seu dono.

Afinal, se cada vez mais seguidores gostarem do conteúdo que você oferecer, mais ele se difundirá e, consequentemente, outras pessoas conhecerão e no Twitter isso não é diferente. É como diz o ditado: uma andorinha (azul) só não faz verão. A rede social dos 140 caracteres resiste forte ao tempo, graças à sua enorme capacidade de mobilização.

Quer ganhar mais seguidores no Twitter? Confira o guia que criamos especialmente para você!

1- Tenha personas bem definidas

Assim como em toda estratégia de Marketing Digital, é preciso saber que tipo de seguidor você deseja atrair para o seu Twitter, afinal, a empresa deve sempre buscar seguidores que interagem com a marca. É importante definir quem é o seu follower ideal, o tipo de conteúdo que ele consome e o que ele espera de você quando for te seguir. Conhecendo o público que você quer atingir, fica mais fácil direcionar o tipo de linguagem, conteúdo, imagens e referências que você deve usar nos seus 140 caracteres.

2- Twitte conteúdos relevantes

O Twitter é uma rede social extremamente dinâmica e com informações curtas e rápidas. Mas isso não significa que você não conseguirá incluir conteúdo relevante e valioso em seus tweets.

Por isso, procure sempre avaliar exatamente o tipo de conteúdo que colocará em seu perfil. Para isso, faça as seguintes perguntas a si mesmo antes de compartilhar notícias, artigos, imagens e informações:

  • Esses assuntos se encaixam com a temática do perfil e da empresa?

  • Esse conteúdo combina com a linguagem do Twitter?

  • Meus seguidores se interessarão e, mais do que isso, clicarão e compartilharão?

  • Esse material é relevante para minha estratégia e tornará meu perfil atrativo para minha persona?

Assim como é necessário atingir um tipo de seguidor, é importante passar por esse filtro antes de tweetar. A partir do momento em que seu perfil deixa de ter o que sua persona procura, ele deixará de ter relevância. Afinal, um perfil no Twitter também é uma fonte de informações e nada mais importante que elas sejam relevantes para atrair mais seguidores!

3- Dê atenção especial para a apresentação do perfil

A primeira impressão é a que fica. Se uma pessoa visitar a sua página do Twitter e não gostar da apresentação dela, é bem provável que ela não dê atenção nem para o que você escreveu. Por isso, cuide com carinho da aparência do seu Twitter. Isso vai desde a foto até mesmo a descrição do perfil.

Ficando bem na foto de Perfil

Opte pela logo de sua empresa ou qualquer referência gráfica que deixe clara a identidade da sua empresa. Essa imagem acompanhará seus tuítes na linha do tempo de seus seguidores, então ela tem que ser de fácil identificação e de boa resolução!

Julgando o perfil pela capa

Uma foto de capa com boa resolução, que tenha a ver com a identidade da sua empresa e o contexto em que ela ou a sua campanha de marketing vive, é a chave para ter um perfil que chama atenção e passa credibilidade.

Descreva-me ou te devoro

Para conseguir novos seguidores, é necessário que eles entendam que você é um perfil sério. Por isso, é primordial que você tenha uma descrição concisa e precisa sobre o que se trata a sua página.

Descreva na sua Bio quem é o dono do Twitter (Entidade, Empresa, Personalidade ou Profissional) o que a empresa faz e quais são os seus objetivos dentro do site. Ter atenção a esses pontos trará identidade e credibilidade ao seu perfil! Você pode conferir dicas para fazer uma Bio arrasadora para seu Twitter neste artigo sobre o assunto.

4- Crie um cronograma de publicação

Em sua estratégia, é muito importante incorporar uma análise dos horários e frequência das postagens. Não adianta postar conteúdo para adolescentes no horário em que eles estão na escola (mesmo que isso não impeça muitos de estarem online) ou compartilhar aquela dica de culinária deliciosa logo depois do horário de almoço.

Um dos grandes segredos das redes sociais é o timing. É necessário postar o conteúdo certo na hora certa. O material pode ser o melhor, mas se for postado na hora errada, ele será desperdiçado.

5- Engaje os seus seguidores

Boa parte das empresas tratam as suas redes sociais como apenas plataformas de divulgação. Apesar de terem um alcance incrível, nada adianta se você não interagir com seus usuários.

Dentre todas as redes sociais, o Twitter é a que mais exige esse diálogo. Então nada de ignorar esse papel! Acompanhe o que seus seguidores têm a dizer, procure sempre responder, curtir e até mesmo retuitar o que for relevante para seu perfil.

Além disso, não deixe dúvidas sem resposta e tente sempre responder e agradecer críticas, elogios e sugestões. Desse jeito, os seus seguidores saberão que a sua marca está, de fato, presente no Twitter e que seu perfil está aberto ao diálogo.

6- Utilize hashtags apropriadamente

Hoje, nós utilizamos as hashtags em praticamente todas as redes sociais e nós devemos isso ao Twitter. A prática começou na rede social, com a finalidade de pesquisar sobre temas variados, e ganhou o mundo do social media.

Elas servem para encontrar pessoas que estão engajadas em algum assunto, para pesquisar sobre coisas que estão acontecendo em tempo real ou para entender as tendências que estão por vir. Não é difícil comprovar o poder das hashtags e é fundamental usá-las para conquistar novos seguidores.

Mas sem exageros! Escolha as que mais têm a ver com seu conteúdo e que sejam de fácil reprodução.

7- Vincule a sua conta do Twitter a outros sites

Em uma boa estratégia de Marketing Digital, todos os seus canais de comunicação podem ser facilmente encontrados. Por isso, quem visitar seu site, blog ou outras redes sociais deve encontrar o endereço do perfil do Twitter nelas.

Inclua a opção “Compartilhar no Twitter” em seus blog-posts, compartilhe seus melhores tuítes no seu facebook e sempre inclua o seu endereço nas informações gerais desses perfis. Assim, usuários de outras plataformas descobrirão sua presença no Twitter com facilidade e, a partir daí, poderão te seguir!

8- Interaja com twitteiros influentes

Assim como na maioria das Redes Sociais, o Twitter é cheio de influenciadores. Aproveite as oportunidades para interagir com eles, seja com assuntos diretamente ligados ao negócio, seja para participar de brincadeiras ou memes.

Dê especial atenção para influenciadores de sua área. Siga-os e crie um diálogo para que eles coloquem a sua marca como uma referência. Essa atitude valoriza as postagens, o que te dará credibilidade para conquistar novos seguidores!

9- Use a ferramenta “Tweet Fixado”

É muito importante dar as boas vindas aos seus novos seguidores, mostrando o que você tem de melhor a promover. Para isso, você pode colocar aquele tweet que te rendeu vários likes e retweets, o tweet sobre o próximo evento ou novo produto da empresa em destaque no seu perfil, pela ferramenta de Tweet Fixado.

Dessa forma, ao visitar o seu Twitter, eles darão de cara com esse post específico. Assim, você consegue destacar o que deseja mostrar no momento em que as pessoas acessam o seu perfil.

10- Invista nos CTAs

CTAs (Call to Action) são essenciais para qualquer estratégia. Por meio deles, você instiga o usuário a interagir com o que você compartilha na rede. Isso deve ser feito com chamadas que tenham a ver com o contexto do tuíte e que direcionem o seguidor para a direção que você deseja.

Boas chamadas são aquelas que despertam a curiosidade dos seguidores para clicar em links e realizar ações. Dê uma olhada nos exemplos abaixo:

  • “Listamos os principais motivos para se ter uma churrasqueira elétrica em sua casa. Confira!”

  • “Sabia que você pode estar perdendo dinheiro nas suas compras online? Entenda por que!”

  • “Selecionamos as melhores jogadas da rodada! Assista nosso vídeo e aprenda com os profissionais!”

Chamadas como essas instigam os usuários a clicar e conhecer mais do seu conteúdo. Veja aqui alguns gatilhos mentais que podem impulsionar o seu marketing digital!

11- Utilize ferramentas para acompanhar o seu Twitter

Apesar de ser uma rede bem completa com diversos recursos, é importante conhecer outras ferramentas que podem te ajudar a conseguir novos seguidores. Mas assim como falamos nesse outro artigo, o uso delas é essencial para conquistar seus objetivos de forma assertiva.

O Twitter oferece o Tweetdeck, uma plataforma que permite a criação de filtros para termos, categorías de seguidores, perfis seguidos e hashtags. Esses filtros são facilmente escaneáveis e organizados em colunas.

É importante descobrir quais são as ferramentas mais úteis para sua estratégia. Existem ferramentas que automatizam mensagens de boas vindas a usuários, como o Social OOmph. Outras, permitem que você encontre novos internautas, de acordo com o tipo de conteúdo que seguem, como o Tweet Adder.

12- Não poste exageradamente

Ser ativo no Twitter não quer dizer postar algo a cada dois minutos. Dessa maneira, a maior parte dos usuários achará seu perfil irritante, em vez de se engajar com a sua marca.

Assim, ao invés de ganhar seguidores, você vai perdê-los. Inclusive, é bem provável que você nem tenha assunto para tuitar tanto.

Portanto, mantenha uma base de postagens proporcional à quantidade de conteúdo que você tem para divulgar. Tenha uma consistência de publicações, atenha-se a conteúdos relevantes, que despertem o interesse dos usuários, com um ritmo que não irá cansá-los. Reforçamos aqui a importância do cronograma de postagens, que deve ser planejado considerando a melhor quantidade e horário para se twittar!

13- Aproveite o Moments

Para se manter uma rede social relevante, é preciso se reinventar sempre. O Twitter faz isso com ferramentas úteis para usuários e empresas.

Uma delas é o Moments. Essa função permite reunir tudo que há mais de relevante para os seus usuários. O guia do Moments é personalizado para apresentar assuntos atuais que são populares, permitindo o internauta descobrir o que é “notícia” naquele instante.

É possível para o usuário criar os seus próprios Moments, na aba da função no App ou na Web. A partir dela, o internauta escolherá um título, uma chamada, imagens e tuítes relacionados a um acontecimento específico. Se essa ocorrência ganhar relevância, por meio da interação dos visitantes, ela aparecerá para um público ainda maior do que o de costume!

14- Mantenha-se bem informado

É impossível fazer parte do Twitter e ganhar seguidores se você não for tão dinâmico quanto a própria rede. Para não ser pego de surpresa e nem ficar para trás, é preciso estar antenado a todos os acontecimentos relevantes à sua área, ações dos concorrentes e à opinião pública sobre o seu ramo de atuação. Informações sobre o contexto social e o que acontece no país e no mundo são muito valiosas para ficar por dentro do que é falado no Twitter e fazer parte da conversa Global que ele traz para seus participantes.

15- Seja humilde e educado

Por último, mas não menos importante: tenha humildade. Um pouquinho de educação não faz mal a ninguém! Lembre-se sempre que, mesmo que seu perfil esteja muito bem estabelecido, você pode sempre aprender, ouvir e melhorar.

Ao conquistar um certo status no site e começar interagir com celebridades ou formadores de opinião, entenda que você deve tratar com o mesmo carinho o mais simples dos usuários. Meça bem suas palavras, afinal, a abordagem, seja ela com a Kim Kardashian ou a adolescente que acabou de criar um perfil, deve ser aberta ao diálogo e a possíveis críticas. Tratar mal qualquer um que seja, mesmo aqueles que só estão na rede para “fazer bagunça”, pode repercutir muito mal para o seu perfil.

O que achou da nossas dicas? Aprenda mais sobre como ganhar seguidores com nosso guia de Marketing no Twiter!

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