Como criar uma página no facebook para o seu negócio?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 17 de fevereiro de 2017
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Se existe um lugar na internet onde você encontrará seus clientes, esse lugar é o Facebook. Não é para menos: ele é a rede social mais utilizada do mundo, com bilhões de usuários ativos! Basicamente, todo mundo tem um perfil no Facebook hoje em dia (até mesmo aquele seu tio mais velho que você ensinou a usar o celular). Então já é certo que, se a sua empresa não está no Facebook, ela provavelmente está perdendo tempo e dinheiro. Ao longo do tempo, experimentamos diversas formas de trazer o melhor das nossas estratégias de Marketing Digital para o Facebook.

Está se perguntando por onde começar a estratégia da sua empresa? Entenda como fazer a melhor página de Facebook para o seu negócio com este guia que criamos para você!

Qual é a importância do Facebook para as empresas?

Conecte-se com os seus clientes

Sempre que necessário, o Facebook permite que você entre em contato com o seu público. O conteúdo vai diretamente para o Feed de Notícias dos seus seguidores que, por sua vez, têm a oportunidade de se engajar com a sua marca. É como se você os convidasse a entender mais o seu negócio todos os dias, mesmo quando você atinge aqueles que já o conhecem.

Conquiste autoridade de mercado

Criar uma página no Facebook ajudará você a se estabelecer como um expert da área. Uma fanpage dá a oportunidade para as empresas entregarem, com a frequência que for necessária, dicas, informações e novidades para quem curtiu a sua página.

Você se tornará um provedor de informações interessantes e úteis para a sua audiência, de acordo com seus interesses. Assim, quando seus seguidores precisarem dos serviços que a sua empresa oferece, pode ter certeza que ela será a primeira a vir à mente.

Deixe a sua marca

O Facebook ajuda no reconhecimento da sua marca. A lógica para isso é bem simples: quando a sua empresa é vista na internet transmitindo uma mensagem consistente e um conteúdo atrativo, ela é lembrada.

Mas o grande diferencial dessa rede é que ela permite que uma pequena empresa tenha as mesmas chances de estabelecer a sua marca do que as maiores instituições do ramo. Isso é possível porque tudo que você criar em sua página no Facebook pode contribuir para a filosofia da sua marca. Até mesmo os links vindos de outros sites, se utilizados da forma correta, podem te promover.

Compartilhe com o mundo

A grande força do Facebook é a capacidade de compartilhamento de conteúdo. Postando sobre os assuntos certos, que têm tudo a ver com o seu negócio; você alcançará pessoas de forma rápida e efetiva!

Os usuários podem compartilhar os seus links, vídeos, gifs e imagens, fazendo com que ele alcance mais pessoas. É como se fosse uma propaganda boca a boca, de usuário para usuário, só que com resultados ainda mais satisfatórios.

Por que criar uma página?

Muitas pessoas se perguntam por que criar uma página e não um perfil. A resposta para isso é bem simples. Mesmo que você seja um Microempreendedor Individual (MEI) que queira promover os seus serviços, uma página oferece uma gama maior de possibilidades do que um perfil.

As páginas oferecem todas as ferramentas necessárias para alcançar os objetivos da sua empresa no Facebook. Antes de tudo, elas permitem que você seja seguido por um número ilimitado de pessoas, diferentemente do perfil, que possui um limite de amigos.

Não é nem preciso adicioná-los: se eles se identificarem com a sua fanpage, eles poderão acompanhar de perto o que você publica com apenas um clique (a opção curtir). É possível também agendar postagens para determinados dias e horários, permitindo que você organize o seu conteúdo e o publique na hora em que sua audiência for mais ativa.

Capacidade de mensurar dados e organizá-los em relatórios

Mas a maior vantagem mesmo é a capacidade de mensurar dados e organizá-los em relatórios, de forma simples e instantânea. A partir desses relatórios, você pode entender qual é o alcance das suas publicações e a quantidade de curtidas em períodos de tempo. Você ainda tem informações demográficas sobre o seu público, como idade, localização, sexo, educação e a sua frequência de acesso à essa tecnologia!

Como criar uma página no Facebook para a sua empresa?

Agora que você já entendeu a importância de criar uma página no Facebook, você deve estar se perguntando como criar uma para o seu negócio. Acredite, é bem mais simples do que parece!

O primeiro passo é ir na barra de opções e selecionar “Criar uma Página”. Em seguida, selecione o tipo de negócio que você possui.

Escolha a categoria correta, para que você atinja a audiência desejada. Por exemplo, se você quer uma página para seu blog, escolha a opção Marca ou Produto, escolha a categoria do seu blog e um nome para a sua página. Caso a URL da página não saia como desejado, não se preocupe, você pode personalizá-la depois.

Clique em “Começar”, preencha as informações e escolha uma imagem de perfil para sua fanpage. Uma vez que você tiver terminado de fazer o upload desses dados, você será direcionado para a opção de convidar seus amigos para curtir a página. Recomendamos que você faça isso depois que sua página estiver totalmente editada e com conteúdos para serem compartilhados.

Como personalizar a sua Página?

Um passo muito importante para estabelecer uma página de sucesso no Facebook para o seu negócio é cuidar dos detalhes. Cada informação em sua página importa e merece a devida atenção.

Imagem de capa

Tão importante quanto a foto de perfil, a de capa é uma das primeiras coisas que um visitante vai reparar quando visitar sua fanpage. Utilize uma imagem que tenha a ver com a estratégia de identidade visual da sua marca, com boa resolução e qualidade. Evite informações excessivas: existem áreas mais adequadas para colocá-las.

Convites para agir

Logo na parte superior da página, é possível colocar uma “Call to Action” (CTA), uma chamada que encaminha os usuários que visitam a sua página a realizar uma ação, seja ela ligar para a sua loja, visitar o website ou se inscrever no canal do Youtube, por exemplo. Para fazer isso, clique em “Adicionar um Botão” e escolha a opção desejada.

Descrição

Esse passo é muito importante. A descrição da sua página também funciona como Meta Description, ou seja, te ajudará a se posicionar em pesquisas da Web. Por isso, tenha bastante atenção ao que escreverá, tendo certeza de incluir os termos que você deseja que sejam buscados.

Preferências

Ao clicar na aba “Configurações”, você será direcionado para uma seção cheia de opções para personalizar a sua página. É possível alterar a visibilidade da página, moderar termos a serem postados por usuários, restringir para apenas habitantes de alguns países, opções de recomendação e editar as informações fornecidas.

Como desenvolver e evoluir a sua página?

Adicione sua equipe para administrar a sua página

Caso você tenha outras pessoas trabalhando com você na produção de conteúdo da fanpage, adicione-as como moderadores da página. Assim, fica mais fácil cuidar da page, sem que apenas uma pessoa tenha a responsabilidade de postar, moderar e modificar as opções.

Defina o seu público ideal

Antes de saber o que e como postar no Facebook, é preciso traçar o perfil de quem é o seu público-alvo. Para quem você está escrevendo? Sobre quais assuntos essa pessoa se interessa? Quais são os hábitos e estilo de vida deste usuário? O que ele fará com as informações que está procurando?

O material produzido nas redes sociais possui um propósito para os seguidores e faz com que os usuários gostem dele a ponto de compartilhá-lo com seus amigos e familiares. É por isso que conteúdo de qualidade estabelece uma relação de confiança entre o leitor e quem o produz. Esse processo torna a sua empresa uma referência no assunto, pois ela será vista como uma instituição que quer mais do que curtidas.

Prepare conteúdo antes de convidar

Antes de dar uma festa para seus amigos, é preciso organizar tudo antes que eles cheguem: verificar se as bebidas estão na temperatura certa, se a comida está pronta, se a música está preparada. Essa analogia se aplica bem ao criar uma página no Facebook.

Certifique-se de convidar os seus amigos só depois de ter organizado todas as informações a serem exibidas e depois de ter preparado alguns conteúdos para serem postados (recomendamos cerca de 5 postagens). Assim, ao receber novas visitas, você terá material para converter esses visitantes em seguidores.

Defina o tom de voz

A frase “você sabe com quem está falando?” é conhecida por servir como uma espécie de “carteirada” e pode ser arrogante em uma conversa. Mas é uma pergunta fundamental que o administrador de uma página de Facebook deve fazer a si mesmo, antes de publicar qualquer coisa. A atitude de quem escreve tem que se adequar à do leitor já que, se não acontecer a identificação com o conteúdo, ele certamente procurará outra fonte para se sentir compreendido.

Existe a forma certa de conversar com cada público. Esse é um conceito que chamamos de tonalidade de escrita. Existem inúmeras tonalidades e elas se adaptam ao seu público ideal.

É importante lembrar que a linguagem usada em uma postagem passará uma imagem para o leitor sobre a empresa. Ou seja, o uso de uma linguagem inadequada pode criar grandes prejuízos à representação da marca.

Crie um cronograma de postagens

Uma coisa muito útil e vantajosa em se ter uma página é a possibilidade de planejar as postagens, organizando datas e horários para que seu conteúdo seja postado automaticamente. Vale ter uma atenção especial para os horários e dias em que seu público alvo é mais ativo no Facebook, a fim de agendar corretamente as publicações.

Promova sua página

A Rede Social também dá uma ótima opção para empresas e empreendedores: a de promover a página para os usuários que ainda não a conhecem. Essa funcionalidade é uma das poucas que são pagas no Facebook, mas acredite, ela vale muito a pena.

Você pode promover sua página, direcionando-a a grupos de usuários específicos, que podem ser filtrados por localização, idade e gênero. Dessa forma, sua página chega ao conhecimento de novos usuários de forma natural, oferecendo a eles conteúdos pelos quais se interessam. Mas atenção: não adianta promover a página a um grupo de pessoas se o seu conteúdo não estiver direcionado a eles também.

Meça seus resultados

Como mencionamos anteriormente, o Facebook oferece uma ferramenta de monitoramento e análise de dados. Por meio dela, é possível coletar dados de ações na página, visualizações, novas curtidas, envolvimento nas publicações, quantas vezes seus vídeos foram assistidos e origem dos seguidores.

Além disso, você pode conferir detalhes, como horários de maior movimentação e picos de acessos das publicações. Essa ferramenta é a principal ajuda que os especialistas de Social Media do mundo inteiro usam para avaliar e criar estratégias para o Facebook. Sem esses dados, ficaria muito difícil criar o conteúdo certo na hora que os seguidores desejam.

O melhor de tudo: O Facebook oferece essa ferramenta sem cobrar nada por isso! Assim, você pode acompanhar os dados sem pesar no orçamento e criar cada vez mais publicações e campanhas de sucesso.

Confie nos especialistas

Uma ótima opção para se encarregar da criação e da manutenção ao criar a sua página no Facebook com sucesso é contar com uma boa agência de Inbound Marketing. Esse tipo de empresa possui especialistas com muita experiência e conhecimento em Social Media, que podem prestar consultoria ou gerenciar a página do seu negócio com profissionalismo, a fim de que você possa se preocupar apenas com os produtos/serviços da sua empresa. Investir no Facebook para alavancar sua empresa na web não é apenas um negócio rentável, como super necessário para o sucesso de todo negócio.

O que achou do nosso guia de como criar uma página no Facebook para seu negócio? Podemos te contar mais: dê uma olhada em nosso artigo com as principais estratégias que usamos (e aprovamos) em 2016 no Facebook Marketing!

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