Criar Um Blog: Guia Para Escrever Conteúdo Para Blog Corporativo

Gabriel Motta
Publicado por Gabriel Motta em 28 de janeiro de 2016
Atualizado em 16 de março de 2021

 

Um dos maiores desafios para qualquer estratégia de Inbound Marketing é gerar conteúdo que seja realmente atrativo e de qualidade para os leitores de seu blog corporativo. Para o Inbound, o conteúdo é sempre o rei e, por isso, deve haver um cuidado especial para que se consiga ter o efeito desejado com ele.


Hoje em dia as pessoas têm menos tempo e isso faz com que elas prefiram conteúdos de leitura fácil, rápida, com informação úteis e que apresentem soluções para o problema que estão procurando. Nesse artigo, vamos mostrar como melhorar a criação de bom conteúdo para que seu blog corporativo atinja mais clientes online:

  • COMPREENDA SUA PERSONA E ENTENDA A JORNADA DO CONSUMIDOR

Definir as personas da sua marca vai muito além de conhecer informações básicas como idade e sexo. É preciso ir a fundo para conhecer características como o nível de escolaridade, hábitos e interesses. Essas informações tem ligação direta com o tipo de conteúdo que será produzido em seu blog corporativo. Explicamos aqui o que é uma persona e como montar uma para sua empresa

Além disso, lembre-se de produzir diferentes tipos de conteúdo, em diferentes formatos. Isso porque cada cliente está em um momento de compra diferente, e, por isso,  requer um conteúdo que seja específico para seu estágio na Jornada do Consumidor – seja ele de reconhecimento, consideração ou decisão.

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2) NÃO DEPENDA SÓ DE INSPIRAÇÃO

É um fato: escrever com frequência exige disciplina e planejamento. Ainda que seja uma tarefa agradável, não espere se sentir completamente inspirado para começar a escrever – ou isso poderá atrasar sua produção.

Doses de inspiração são sempre bem vindas – e dão um toque especial e único aos textos – mas lembre-se: manter um blog é algo que exige frequência de postagem.  Por isso, uma solução é criar um calendário editorial para o blog com ideias de pautas para cada mês.

Nesse processo de criação de pautas e sugestão de conteúdos para o blog corporativo da sua empresa, algumas ferramentas podem te ajudar.

3) USE FERRAMENTAS E OTIMIZE SEU TEMPO ESCREVENDO PARA SEU BLOG CORPORATIVO

Quem escreve recorrentemente para blogs sabe: algumas ferramentas podem ajudar – e muito – no processo de redação de textos. Na Internet existe uma gama de opções que

podem otimizar cada etapa da sua produção de texto, desde o planejamento até a execução.

Listei abaixo alguns das ferramentas que costumo usar para escrever artigos para blogs:

  • Para encontrar ideias de conteúdo e mapear palavras chaves estratégicas:

2) Para Criar Títulos Atrantes:

3) Otimizar tempo e aumentar a concentração:

Bônus: Veja Aqui Mais 9 Ferramentas Para Utilizar Em Seu Blog Corporativo

4) SEJA PROFISSIONAL NA HORA DE ESCREVER NO SEU BLOG CORPORATIVO

Evite crises de imagem e seja profissional na hora de escrever os artigos para o blog corporativo da sua empresa. Muitos empresários confundem o espaço do blog com um ambiente para expressar suas opiniões pessoais. Lembre-se que os artigos do blog devem expressar o posicionamento institucional da sua marca – e não necessariamente o do autor da postagem.  

Assim, evite abordar assuntos que fujam do ambiente profissional e que destoem da missão e valores da sua marca.

5) UTILIZE TÉCNICAS DE SEO

O SEO faz com que seu conteúdo seja indexado mais facilmente pelo Google gerando mais tráfego. Uma maneira eficiente de fazer isso é pensar quais termos ou palavras-chave o suas personas utilizam para buscar seu conteúdo. Além disso, você pode utilizar ferramentas para mapear o volume de busca desses termos – e até mesmo monitorar as palavras que levam mais tráfego para seus concorrentes. Nesse quesito, o SEMRush é uma ótima opção.

Mas, quantas palavras chave adicionar a um artigo de blog?

Para um texto de tamanho pequeno a médio (cerca de 600 palavras) costumo incluir dez vezes a palavra-chave em foco.  

Contudo, as palavras chave não devem ser inseridas em excesso – nem atrapalhar a experiência de leitura do leitor do seu blog corporativo. O que nos leva ao próximo tópico: escaneabilidade do seu artigo do blog.

Bônus: Como As Técnicas de SEO Podem Ajudar Seu Blog.

6) UTILIZE TÉCNICAS DE ESCANEABILIDADE

Escaneabilidade é o que torna o seu texto fácil de ser lido e permite ao leitor encontrar com facilidade o que procura apenas com uma “passada de olhos”. Para conseguir esse efeito, siga essas dicas em seu blog corporativo:

  1. Use parágrafos curtos: blocos grandes de textos são cansativos de ler e entender, então divida-os em parágrafos menores;
  2. Coloque intertítulos: utilize-os para que o leitor saiba qual tema o parágrafo vai abordar;
  3. Use listas: são mais fáceis de serem lidas e aguçam a curiosidade do leitor para saber qual é o próximo item;
  4. Destaque palavras importantes com negrito: o negrito pode ser usado para chamar a atenção do leitor para palavras-chave dentro de seus textos.

7) Utilize diferentes formatos

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Imagens fazem toda a diferença.

Enriqueça seus textos com elementos não verbais para quebrar a monotonia do layout e facilitar a leitura. Inclua vídeos, gifs, imagens, infográficos e até mesmo sons para deixar seu texto mais atrativo e dinâmico.

Na hora de escolher os formatos de mídias, não esqueça de considerar as características da sua persona. Não caia em generalismos e modismos sem antes fazer essas análises. Gifs e memes, por exemplo, podem funcionar para certas personas – e serem descontextualizadas para outras.

Outro detalhe: não esqueça que todas as fotos inseridas na postagen devem ser de boa qualidade e resolução. Uma dica é investir em bancos de imagens gratuitos – além de possuírem uma grande variedade de temas, as fotos são de uso gratuito e permanente.

8) INVISTA EM BANCOS DE IMAGENS GRATUITOS

Listei alguns dos melhores bancos de imagens gratuitos para serem utilizados em blogs corporativos, que podem inclusive ser utilizados para postagens em redes sociais:

  1. Pixabay
  2. Getty Images – Parte Gratuita
  3. Unsplash
  4. Freepik
  5. New Old Stock
  6. Pexels

Bônus: leia aqui como utilizar fotos de bancos de imagens e mais opções de bancos gratuitos

 

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