Dispositivos móveis tornaram-se o principal meio de consulta à internet nos últimos anos. É o que diz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC). De acordo com as estatísticas, os celulares se destacam nesse cenário: 98,1% dos brasileiros acessam a rede pelos smartphones.
É fato que navegar por páginas online no computador provoca uma experiência bem distinta do que os usuários encontram nas telas dos celulares. Por essa razão, as empresas que desejam visibilidade e credibilidade em seu mercado precisam priorizar a criação de sites responsivos.
Sendo a experiência do usuário um tema de muito estudo tanto para o Marketing quanto para as vendas, temos a ampliação da importância da responsividade. O público que acessa a internet no país deseja abrir páginas em poucos segundos e encontrar as informações necessárias sem grandes esforços.
Para atender às necessidades dos clientes, na busca pelo alcance desses objetivos, a INGAGE instituiu seus métodos na criação de sites responsivos. Entenda melhor, a seguir!
Saiba por que buscar uma empresa especializada na criação de sites responsivos
Quando se pensa nos 4Ps do Marketing, ou nos 8Ps, sendo mais abrangente, logo notamos que a comunicação visual é um grande diferencial, sobretudo na presença online. Seja para empresas que já operam pela internet, seja para organizações que atuam de forma física, ter um site institucional é imprescindível, para ter mais visibilidade na rede, ampliar seus canais de atuação e, consequentemente, conquistar mais clientes.
De fato, é possível criar sites em determinadas plataformas gratuitas, sem consultorias, ou contratar um programador para fazer esse trabalho. No entanto, para que esse investimento traga retorno a longo prazo, aumentando a credibilidade de uma marca e apresentando boas oportunidades de negócio, é necessário mais do que a simples montagem de uma estrutura.
A criação de sites responsivos envolve uma equipe completa, com profissionais especialistas em cada uma das áreas que vão impactar o atingimento dos seus resultados. Assim, além de pensar na estética do site, experiência do usuário, copy e SEO, por exemplo, você ainda pode aproveitar para dar início a um plano de Marketing e manter as ações online sempre em dia.
Para entender melhor com o que é preciso se preocupar durante a criação de um site, veja o que a INGAGE leva em conta para desenvolver projetos de sucesso.
Usabilidade
Um site responsivo é aquele em que o usuário acessa de qualquer lugar e consegue distinguir as seções facilmente. Não há quebras de linha que causam estranhamento, imagens distorcidas ou mesmo informações fora de lugar. Isso também envolve a organização de cada dobra, priorizando o que se quer mostrar primeiro ao público.
Com a cultura customer centric, saber a opinião dos consumidores é o que move as decisões de negócio. Pensando nisso, a INGAGE se reúne com seus clientes antes de planejar o site, de modo a compreender o que faz mais sentido para sua audiência e entender quem é a sua persona.
Vale ressaltar que a responsividade também diz respeito ao comportamento do site em diferentes navegadores, não apenas ao carregamento em versões mobile. Com a difusão de opções para atender às necessidades do público, não há mais a desculpa de que “abrir no Explorer resolve o problema de navegação”.
SEO
Os web crawlers definem métricas para considerar um conteúdo relevante, o que não é segredo para ninguém. O SEO on page está em destaque quando o assunto é a experiência do usuário com os conteúdos de um site. Uma navegação amigável, intuitiva e com elementos certos fortalece o tráfego orgânico e reduz o investimento com divulgação.
O SEO envolve as title tags, Meta Description, URLs amigáveis e otimizadas, além do valor que se encontra na copy do site. Dentre as técnicas para tornar a página mais rastreável para os bots dos mecanismos de busca estão:
- criação do Sitemap.xml;
- uso do Google Search Console para a realização de alterações com base em SEO;
- investimento em segurança, com o HTTPS, por exemplo;
- otimização de URLs e rastreamento delas por meio dos redirects 301.
Design
O Design responsivo é planejado para atender tanto os dispositivos que já existem, em seus formatos de tela, quanto os que podem surgir. É o caso de, no futuro, termos óculos, relógios, televisores e outros aparelhos que se conectem mais facilmente à internet — e, logo, tornem-se palco para a visibilidade das marcas.
Indo além do layout da página institucional, considere as Landing Pages, que representam tantas oportunidades de negócio para a sua empresa. O cliente que não vê valor ou não encontra credibilidade nessa página, dificilmente, vai compartilhar seus dados em troca de qualquer informação.
Conversão
O consumidor que utiliza o aplicativo das redes sociais para pesquisa, em algum momento, terá que ser redirecionado ao site institucional. E ele não vai abrir um computador somente para essa tarefa, tendo em vista que o smartphone é capaz de realizar esse comando. Para converter, ele precisa encontrar essa página no mesmo padrão.
É o mesmo que acontece com a Landing Page. A conversão de um lead em cliente, de fato, depende dos esforços depositados nas estratégias de vendas. Porém, para convencer a pessoa de que ela está fechando um bom negócio, a equipe comercial precisa do suporte visual e intuitivo de um site com responsividade.
Mobile First Index
Desde março de 2018, o Mobile First Index vem modificando o planejamento e a criação de sites. Com essa atualização, o Google passou a indexar primeiro a versão mobile de uma página, tornando obrigatória a preocupação com a responsividade. Ele ainda estipulou uma data para que todos se adequassem a essas regras.
Então, não basta uma versão para desktop que siga a um ou outro dos fatores que apresentamos até o momento. Para aparecer nos resultados de busca para seus clientes e não ver os números do Analytics em queda constante, é necessário seguir à risca os princípios dos sites responsivos — algo que se conquista com a parceria com uma empresa especializada.
Velocidade de página
Se o SEO é importante, é necessário considerar um de seus fatores para alcançar bom ranqueamento no Google. De acordo com pesquisa feita pela KissMetrics, 47% das pessoas desejam um carregamento de até 2 segundos nas páginas. Caso demorem mais de 3 segundos, 50% preferem ir embora do site e deixar de consumir o conteúdo.
Em páginas sem essa preocupação, o Bounce Rate tende a ser maior justamente pelo imediatismo dos usuários. É preciso ter em mente que o público, sobretudo jovem, não tolera aguardar muito e não tem apegos à fonte da informação. Diante de um site que tem carregamento lento, não pensam duas vezes antes de trocar a página.
O Google PageSpeed oferece alguns conselhos que vão ao encontro dos insights dessa pesquisa. Segundo a cartilha para desenvolvedores, é necessário que a página completa carregue em até 2 segundos em um dispositivo móvel. Já os conteúdos acima da dobra devem aparecer em menos 1 segundo. Existem outras métricas chamadas Core Web Vitals, que o Google utiliza para avaliar questões além da usabilidade do site.
Com aumento no Bounce Rate e carregamento lento, há riscos de que o Google considere a página irrelevante. Logo, os esforços com design e produção de conteúdo, por exemplo, são minimizados.
Diante da metodologia adotada pala INGAGE, os clientes notam a parceria desde o início, com o planejamento do projeto. Posteriormente, há uma gestão de resultados bastante rigorosa para compreender se esses aspectos, de fato, estão presentes no site criado.
Conheça os segredos da INGAGE para a criação de sites responsivos
O projeto da criação de sites responsivos prevê determinadas características para chegar a um produto final. São 4 etapas, nas quais a INGAGE avalia os detalhes, para conquistar alta performance e alinhar esses resultados às demandas do cliente.
Planejamento de Conteúdo + Arquitetura
O primeiro passo na criação de um site responsivo com a INGAGE envolve a compreensão do negócio de forma global. A nossa equipe estuda as personas, objetivos da empresa, pontos fortes da marca, tipos de oferta, entre outros fatores, para planejar o que será necessário incluir em cada página.
Antes de fazer o layout do site, é preciso determinar quais informações serão usadas e como elas ficarão dispostas nas páginas, a fim de pensar na usabilidade da navegação. Assim, construímos uma copy que vai ranquear estrategicamente, levando em consideração:
- arquitetura ideal do site;
- títulos que bem construídos;
- palavras-chave relevantes para o negócio;
- textos que traduzam a empresa;
- provas sociais, como depoimentos de clientes e números da empresa;
- botões para conversão etc.
O foco é dar credibilidade à marca e propiciar a conversão de leads. Para isso, nesta etapa, a INGAGE segue estes passos:
- planejamento e otimização da arquitetura da informação;
- estudo de palavras-chave com foco em SEO;
- desenvolvimento do conteúdo com copy persuasiva.
Design
A estruturação do Design do site vai muito além de preferências do cliente. A INGAGE analisa as solicitações para compreender a viabilidade de cada uma delas, sugerindo adaptações quando necessário. Tenha em vista que a cultura customer centric consiste em levar satisfação ao consumidor a partir de resultados.
Por essa razão, há a criação de um modelo de layout das páginas internas com foco em conversão e engajamento, de acordo com a arquitetura da informação elaborada na etapa anterior. Com base nisso, é feita a elaboração dos wireframes modelos para cada categoria de página interna, com foco em usabilidade e conversão.
Após aprovada essa etapa, há a apresentação do layout definitivo, em que o cliente nota a fluidez no fluxo de navegação e, sobretudo, a usabilidade — tudo isso é construído com base na identidade visual da marca.
Programação
Este é o momento em que o planejamento dá lugar ao desenvolvimento. A equipe de tecnologia trabalha para que o site tenha versões desktop e mobile unificadas, de modo a permitir a usabilidade em qualquer dispositivo. É feito:
- o desenvolvimento dentro de padrões W3C;
- o suporte para todos os browsers: (mobile e desktop);
- a implementação do SEO on page.
Implementação e testes de usabilidade
Por fim, chega o momento de colocar o site no ar e compreender se o planejamento e a prática são compatíveis. Incluem-se também as integrações para mensuração de resultados, de modo a oferecer ao cliente as ferramentas necessárias para o acompanhamento de suas estratégias de Marketing.
Seguem os itens realizados nesta etapa:
- implementação do sistema de homologação;
- integração com Google Analytics;
- integração com Google Search Console;
- integrações com RD Station, CRM e redes sociais;
- publicação, testes de usabilidade e correções;
- implementação do certificado SSL;
- implementação de ferramentas de chat online ou Whatsapp.
Veja 6 exemplos de sites otimizados criados pela INGAGE
Com atualizações nem sempre bem-sucedidas e a inclusão de determinados plugins, os sites em WordPress podem acabar com problemas de segurança e carregamento lento de páginas. Em busca de alta performance e redução da necessidade dos esforços de programação, a INGAGE faz uso e tem o seu portfólio de projetos realizados no Webflow, para a criação de sites responsivos.
Essa ferramenta de design permite que sites e Landing Pages sejam idealizados sem grandes intervenções de desenvolvimento ou edições em código. Com o Webflow, torna-se possível apresentar um layout interativo ao cliente, de modo que ele vislumbre facilmente o resultado final.
Com dados de performance, é possível assumir que o Wokflow apresenta:
- defesa contra SQL injection;
- certificado de segurança SSL, com criptografia que garante proteção extra ao site;
- proteção contra cross-site scripting (XSS), ataques de força bruta e ataques DDoS;
- backups diários com controle de versão do site;
- HTTP/2 integrado, oferecendo maior velocidade e segurança;
- escudo da Amazon Web Services (AWS), em conformidade com o ISO 27018;
- uma das hospedagens mais rápidas da Internet, por meio de CDN’s, Tier 1, Amazon Cloudfront e Fastly.
Tais benefícios já foram implementados em sites responsivos criados para os clientes da INGAGE. Veja alguns dos nossos resultados a seguir.
1. Prabem
A Prabem é uma empresa referência em planos e assistência funerária. Logo, tem como prioridade mostrar aos potenciais clientes as vantagens de seus serviços e a consistência da marca. Por essa razão, o copywrite da página principal foca os pontos-chave da oferta, desde valores aos diferenciais inclusos na contratação.
2. Urba
Mostrar imagens que remetem a soluções de possíveis dores da persona é uma estratégia de engajamento — e é nisso que o site da Urba aposta. Aliadas aos recursos imagéticos está a mensagem com palavras-chave bem definidas, seguida de um campo para pesquisa. Ao navegar pela página, é possível localizar facilmente cada área ou informação desejada.
3. ADDEE
Por trabalhar com tecnologia, a ADDEE buscou uma abordagem mais inovadora, que representasse a sua visão de mercado e suas ofertas ao público. Mesmo com um painel interativo e dinâmica do topo de página, há rapidez no carregamento e inserção estratégica de uma chamada para ação no banner.
4. ChildFund Brasil
A ChildFund Brasil trabalha, em sua página principal, um misto de mensagens sucintas e de valor, com imagens de alto impacto. Logo na sequência, são apresentados números importantes para a campanha, prestando contas ao público a respeito de suas ações. A visibilidade dada às redes sociais no topo também colabora para a credibilidade da marca.
5. DRG Brasil
Valor em saúde é a proposta do DRG Brasil, e é isso que vemos logo de cara ao acessar o site da marca. A primeira parte da página deixa evidente que existem palavras-chave para a compreensão da mensagem, de acordo com as técnicas de SEO adotadas pela INGAGE. As informações são dispostas de maneira intuitiva e visual, facilitando um entendimento completo e ágil de todo o produto.
6. Hospital da Baleia
O Hospital da Baleia consistem em um site responsivo, com foco na proposta da marca. Na primeira dobra, é possível ver o banner da campanha para arrecadação de fundos, seguida por alguns detalhes de sua história — o que ajuda a dar credibilidade à instituição. A imagem de uma profissional do hospital destacada na primeira dobra também é relevante para esse processo.
Entenda que o seu site é apenas o primeiro passo rumo ao sucesso
Vale ressaltar que a criação de sites responsivos não é o ponto final de uma estratégia de Marketing bem-sucedida: é somente a base para tornar possível o reconhecimento da marca, a oferta de conteúdos de qualidade e a captação de clientes.
É preciso considerar a metodologia de Marketing ideal para os objetivos de seu negócio, o que inclui a possível recepção do público e a visão da empresa. A INGAGE trabalha com o Inbound Marketing, aliado ao Account Based Marketing — que são indicados para marcas que desejam oferecer uma experiência online diferenciada a seus consumidores, de modo que eles encontrem o que necessitam e tenham suas dores solucionadas.
Alguns insights da pesquisa do Hubspot sobre o Inbound Marketing no Brasil provam a importância dessa metodologia para as empresas:
- conquistar leads por meio do Inbound é 47% mais vantajoso financeiramente, tomando como comparação as estratégias de Outbound. Enquanto, no primeiro, o custo de aquisição é de R$10, no segundo, o valor sobe para R$19;
- 58% das empresas já usavam o Inbound em 2015 de alguma forma, a exemplo de blog, e-mail marketing, mídias sociais etc.;
- 38% das organizações que usaram o Inbound como principal estratégia para captação de leads tiveram aumento expressivo de ROI;
- no geral, essas empresas que utilizam a metodologia têm probabilidade 60% maior de aumento de ROI, se também forem comparadas às estratégias de Outbound.
Somado a isso, temos estatísticas de que 93% das decisões de compra têm início em buscas realizadas pela internet. Logo, estar presente nas primeiras posições do Google e facilitar que o público encontre o negócio, por meio de uma boa estrutura de conteúdo e SEO, devem ser prioridades das empresas que almejam sucesso.
Contar com o apoio especializado da INGAGE nesse processo otimiza a produtividade das equipes de Marketing e garante o retorno das estratégias. Prova disso são nossos cases de sucesso, entre os quais estão os expressivos 1.600% de aumento de receita gerado pelo e-commerce na NovaSafra e os 827% de crescimento no faturamento de canais digitais na Smartalk.
Dos benefícios conquistados a partir do Inbound Marketing, fora os já mencionados, ainda é possível listar:
- possibilidade de educar o público a respeito do mercado de atuação da sua empresa, levando informações de qualidade;
- aumento na visibilidade da marca, que passa a ser vista como referência pela audiência;
- humanização das estratégias, tendo em vista que o cliente enxerga a marca como parceira, e não somente a empresa que fornece determinado produto ou serviço.
Unindo esses retornos com o que se conquista com o investimento na criação de sites responsivos, o ROI com a estratégia se amplia. Em vista disso, conte com a expertise da INGAGE para o planejamento de ações que visam o aumento do tráfego orgânico, captação de leads, análise e mensuração, além de conversão de leads em clientes.
Para compreender melhor tudo que a INGAGE pode fazer pelo seu negócio, entre em contato com nossos consultores!