Tire todas suas dúvidas sobre as funcionalidades da Contentools com este guia completo!

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro - 11 de junho de 2019

Quem trabalha com marketing de conteúdo sabe a quantidade de processos e plataformas que permeiam o cotidiano! São muitos a serem gerenciados e alimentados. Justamente por isso, hoje o papo vai ser sobre a Contentools.

Afinal, essa plataforma de centralização e automação de marketing de conteúdo auxilia profissionais que já se viram imersos em planilhas, e-mails, notificações, blog, plataformas de monitoramento e post-its — virtuais e reais!

Quando se trabalha com vários clientes, então, a brecha para que a desorganização reine é grande. Fora a questão do timing, pois, acontecimentos inesperados surgem e podem ser utilizados para dar aquele buzz na estratégia, ganhar a audiência e converter mais. 

No entanto, se as demandas periódicas não estão organizadas, quem dirá conseguir aproveitar oportunidades. Quem vive apagando incêndio tem a sensação de que trabalha mais, mas a realidade é que o excesso está só na quantidade de dores de cabeça que tem para resolver.

Para tirar o inferno astral da sua rotina de trabalho, fazendo com que os seus clientes também atinjam a otimização esperada nos resultados vou contar mais detalhes sobre a plataforma.

Mas o que é a Contentools?

É uma plataforma SaaS (Software as a Service) em funcionamento desde 2014. Nela é possível gerenciar todos os processos do marketing de conteúdo.

Isso se torna realidade, principalmente, devido à compatibilidade que permite integrá-la com mais de mil outros aplicativos comuns ao trabalho de profissionais da área.

Outro benefício que pesa a favor são os diversos profissionais freelancers disponíveis na plataforma como gestores de conteúdo, pauteiros, redatores, revisores, social media, designers, video makers e tradutores.

Também reúne todas as etapas do processo de marketing de conteúdo, o que favorece o cotidiano de trabalho em termos de organização, comunicação entre membros, assertividade na estratégia e otimização de tempo. São elas:

  • planejamento da estratégia;
  • criação de conteúdo;
  • publicação e distribuição nos canais;
  • análise de resultados.

Potencialização da empresa

A partir dos benefícios apontados acima fica claro que tanto a centralização quanto a automação das tarefas diárias potencializam o crescimento das empresas e a conquista de resultados.

Afinal, o processo se torna facilmente escalável; passa a necessitar de, apenas, um time enxuto; além de ter a dinâmica dos autônomos a favor de qualquer imprevisto ou gargalo.

A partir da automação tudo estará a poucos cliques, sem fadigar ou fazer o profissional se perder entre inúmeras abas abertas. Diminui-se o retrabalho e os esquecimentos, já que existem diferentes tipos de notificações (possíveis de serem alteradas) que alertam os profissionais de suas tarefas.

E se os impactos positivos já te convenceram, vale a pena conhecer um pouco mais sobre como eles se concretizam, não é mesmo? Mostro a seguir.

Integrações

Existem integrações diretas com soluções tradicionais como WordPress, HubSpot, RD, Pipz, Trello, Asana, Slack, Dropobox, Google Drive, Google Forms, Typeform, Pocket, Facebook, Pinterest, Instagram, Twitter e LinkedIn. E para tantos outros aplicativos, há como torná-los compatíveis através do Zapier.

Com isso, a função individual de cada um desses aplicativos de tornar o processo de trabalho mais produtivo, tem, na Contentools, um aliado nessa missão. Pois cada uma das integrações é remetida ao momento mais oportuno da produção de conteúdo.

Seja na fase de ideias, publicação, distribuição pelas redes sociais ou necessidade de backup, pela integração é possível concentrar todas essas ações na plataforma.

Principais funcionalidades

O visual da plataforma não é poluído e, em todas as páginas oferece feedback e informação facilitada por meio de cores que sinalizam o status das ações.

Outro recurso são os gráficos que sintetizam os avanços nas ações em desenvolvimento em cada um dos projetos da empresa.

No lado esquerdo há um menu fixo, cujos ícones encaminham para sete atividades-chaves descritas a seguir.

Visão Geral

visão geral da Contentools

Como o próprio nome já denuncia, esta área funciona como um overview de todos os projetos. Nela estão disponibilizados, em destaque, o número de ideias para aprovar, de conteúdos atrasados, de conteúdos em produção e o número de conteúdos não agendados.

Também estão dispostos dois boxes, um com as atividades pendentes sob responsabilidade do login e o outro com um gráfico que mostra a proporção entre os tipos de conteúdo em produção.

Calendário

calendário da Contentools

Com funcionamento igual ao acima, o calendário dá visão ampla de todas as atividades, independente do estágio em que se encontra, só que de maneira mais objetiva quanto à distribuição pelo tempo.

Estratégias

personas da Contentools

Na estratégia constam os detalhes do projeto, sendo que cada um tem seu próprio menu. Para saber sobre qual deles a informação se refere, basta conferir o nome na barra superior verde.

Esta área contém a descrição das personas da marca, assim como tem campo para sinalizar o estágio de compra dela. Nesta mesma página existe uma aba sobre Estratégia.

estratégia da Contentools

Diretrizes como as palavras-chaves que serão trabalhadas durante todas as etapas do funil, assim como objetivo, tom de voz e fontes de informação.

Ideias

ideias da Contentools

Esta parte comprova o incentivo à colaboração realizado pela Contentools, uma vez que todos podem contribuir com ideias de pautas.

Para organizar melhor o fluxo, existem diferentes listas de status. Entre elas: sugerido, aprovado, agendado e recusado.

Importante frisar que a visibilidade de todas as ideias submetidas só é liberada para as posições como gestores, pauteiros e revisores.

Produção

produção na Contentools

Aqui é onde o bicho pega. Em uma lista são apresentadas as pautas a partir do título de cada uma delas, etapa atual, o cronograma da etapa e previsão final, data de publicação, foto e nome do responsável da vez.

Também é possível adicionar etiquetas informativas adicionais como o tipo ou tamanho do conteúdo.

O preenchimento de todas essas possibilidades é importante porque elas auxiliam o profissional a se situar mais fácil e rapidamente.

Existem, ainda, campos de busca para cada um dos itens mencionados. E para ter uma visão completa do que a plataforma tem a oferecer, basta clicar em qualquer pauta.

Tomando como base a página de produção de texto, está disponibilizada um editor, muito parecido com o Word, ainda que mais limitado em opções.

Vale a pena destacar o recurso Análise de SEO (Search Engine Optimization) do Conteúdo — para ver quais e o status de cada um deles basta clicar — que monitora e alerta para o cumprimento ou não de uma série de critérios sobre boas-práticas de otimização de conteúdo.

São apresentados, respectivamente:

  • título;
  • resumo;
  • SEO;
  • barra de ferramentas;
  • área produção.

Na mesma página também existem boxes com diferentes finalidades. Confira abaixo cada um deles.

  • Produção: em que o responsável pela etapa envia o conteúdo para a próxima fase, tem acesso ao cronograma e tem visualização do fliuxo;
  • Briefing: campo para dar diretrizes aos profissionais e fornecer informações adicionais como palavra-chave, persona, estágio de compra e arquivos complementares;
  • Atividade: área de mensagens e anexos, em que é possível sinalizar alterações a partir de comentários em partes específicas do texto (que ficam destacadas);
  • Social: agendamento de postagens do conteúdo;
  • Versões: o progresso do conteúdo salvo em momentos diferentes, possibilitando o resgate de parágrafos, por exemplo;
  • Meu blog: integração direta com o blog do projeto, além de campo para recarregamento da imagem em destaque.

Biblioteca de Conteúdos

biblioteca de conteúdos Contentools

Uma lista de conteúdos já publicados, com botão de compartilhamento que gera uma área de produção específica para social post.

Nesta área, também, é oferecido a função SEO Add-on que permite visualizar dados estratégicos como mensuração do compartilhamento nas redes sociais e também a posição no Google e insights para melhorá-la.

Meu Time

meu time na Contentools

O acesso a essa área se dá pelo link em Configurar > Meu Time. Neste menu são enviados os convites para as pessoas que deseja que se tornem membros do projeto, a partir do envio de um e-mail que dá acesso à plataforma.

No caso de necessitar de freelancers, basta clicar em Encontre Profissionais de Conteúdos, utilizar os filtros para encontrar os que se enquadram no perfil desejado e enviar a proposta via e-mail.

Otimização estratégica

Deu para entender por que utilizamos a Contentools aqui na Ingage? Ela nos permite potencializar a estratégia de nossos clientes quando o assunto é marketing de conteúdo.

Os resultados são excelentes porque nosso processo se tornou muito melhor e estamos sempre aprimorando para conseguir atender e se adequar às necessidades. Se quiser saber mais sobre o trabalho que realizamos com os nossos clientes, juntamente com a Contentools, em marketing de conteúdo, entre em contato!

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