Entenda como uma Consultoria de Marketing pode te Ajudar!

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro - 22 de maio de 2019

José é dono de uma média empresa. Ele nunca se importou muito com o marketing porque achava que isso não trazia retorno ao negócio – e as estratégias eram apenas “modismos”. Com o tempo, a empresa de José começou a sofrer. Maior concorrência, consumidores mais exigentes, crises de marca e dificuldades para captar mais clientes.

Com a corda no pescoço e os números cada vez mais preocupantes, José não viu outra saída: acabou contratando uma consultoria de marketing e começou a pensar a sua marca de forma estratégica.

Infelizmente casos como o de José são bem comuns, principalmente entre pequenos e médios empresários – que muitas vezes precisam gerenciar vários setores e acabam deixando o marketing de lado.

É claro que para contratar uma consultoria de marketing, você não precisa esperar a situação ficar tão ruim como a de José. Na verdade, em qualquer momento do seu negócio essa ajuda especializada é capaz de trazer retornos bastante positivos.

Quer entender melhor o tema? Continue a leitura!

O que é e como funciona a consultoria de marketing?

A consultoria de marketing é uma prestação de serviços realizada por uma equipe de profissionais terceirizados, especializados e com vasta experiência na área.

Esse serviço pode ser tanto contratado por empresas que não dispõem de um setor de marketing como para aquelas que precisam estruturar melhor essa área, colher resultados mais interessantes ou até começar a trabalhar com estratégias diferenciadas.

Em geral, os consultores trabalham com diversos tipos de marketing, como: outbound, inbound, estratégias on e offline, mídia out of home e assim por diante. Tudo de acordo com as necessidades e os objetivos da empresa. É claro que também existem consultores especializados, por exemplo no caso da consultoria de marketing digital.

As consultorias em marketing digital podem ser prestadas tanto diretamente às empresas que desejam melhorar seus resultados no universo online, como para agências de publicidade que desejam começar a ofertar serviços novos aos seus clientes – e precisam de orientações em relação ao uso de ferramentas, definição das estratégias dos agenciados, treinamento dos colaboradores etc.

Esses serviços, portanto, são indicados para todos os tipos de empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, independentemente do ramo. Além disso, é importante destacar que o consultor não será um funcionário da sua equipe, mas alguém de fora.

O que isso significa? Que esse profissional trará uma visão diferenciada para o seu negócio, além de experiências significativas com empresas do mesmo ramo que o seu. Assim, essa é uma chance ímpar de contar com um olhar externo, capaz de detectar pontos de atenção e questões que necessitam de melhorias, sem estar acostumado com o “modo de fazer” da sua empresa.

De uma maneira geral, podemos dizer que o consultor será responsável por ajudar os gestores a entenderem quais caminhos tomar em relação à divulgação da sua marca, sempre trabalhando com os problemas ou objetivos específicos de cada negócio.

De que forma esse serviço é capaz de ajudar os negócios?

Ainda não está convencido de que contratar uma consultoria de marketing é uma boa ideia? Um bom consultor será capaz de:

  • entender os valores, a missão e os objetivos da sua empresa no curto, médio e longo prazo;
  • realizar um diagnóstico preciso sobre o posicionamento da sua marca;
  • avaliar como é o relacionamento com os clientes e quais pontos nas estratégias de marketing necessitam de melhorias;
  • compreender quais são os diferenciais da sua marca que precisam ser comunicados nas suas estratégias;
  • definir corretamente o seu público-alvo;
  • avaliar os objetivos da marca e as estratégias que estão sendo usadas para alcançá-los;
  • propor mudanças em campanhas, estratégias e ações, visando atingir os objetivos estipulados;
  • indicar os melhores meios para alcançar esses objetivos, sejam eles digital ou offline, sempre de acordo com as características do seu público-alvo.

Assim, uma boa consultoria ajuda os gestores a resolverem vários problemas comuns a maioria das empresas, como:

  • dificuldades para encontrar e contratar profissionais especializados na área de marketing;
  • desenvolver uma equipe própria para o setor (não é incomum encontrarmos profissionais sobrecarregados tendo de cuidar de várias áreas e também do marketing);
  • atualização perante as novas estratégias e ferramentas, garantindo que a sua marca acompanhará a evolução do mercado em relação à divulgação;
  • obtenção de resultados mais proveitosos em relação aos investimentos realizados;
  • treinamento da equipe de acordo com as melhores práticas do mercado.

O que posso esperar de um serviço de consultoria de marketing?

Muitos gestores têm receio em contratar esse tipo de serviço porque não sabem, exatamente, o que esperar dele. São alguns dos objetivos de uma consultoria de marketing:

Identificar problemas

Será que seus resultados em vendas estão de acordo com a média do mercado? Quanto de retorno suas estratégias têm trazido? Como a sua comunicação se alinha com o propósito da sua marca? Quais pontos de contato online podem ser melhorados e otimizados para trazerem mais resultados?

Todas essas questões são analisadas pelo consultor e sua equipe. Ele avaliará o que a sua empresa tem feito em termos de marketing, o que poderia estar fazendo e quais pontos precisam ser melhorados ou reformulados.

Nem sempre os gestores sabem que possuem um problema ou que suas estratégias não estão trazendo o retorno que deveriam. Por isso a visão estratégica e experiente de um consultor é de suma importância.

Definir seu público-alvo

Será que a sua empresa sabe exatamente quem forma o seu público-alvo? Infelizmente não é incomum muitos gestores basearem suas estratégias de marketing em “achismos” sobre seus clientes. Essa indefinição é um ponto fatal para as campanhas, afinal, toda a comunicação será baseada em uma premissa incorreta.

O consultor de marketing e a sua equipe conseguirão utilizar ferramentas próprias e específicas para compreender melhor quem forma o seu público, as principais características dessas pessoas e as estratégias de comunicação que sejam mais eficientes para atingi-las e convertê-las.

Montar um planejamento

Depois de avaliar os principais problemas e entender melhor quem forma o seu público, o consultor poderá, enfim, planejar quais serão os próximos passos a fim de reverter a situação problemática.

Nesse momento, ele analisará os objetivos do negócio em curto, médio e longo prazo, os problemas identificados, as características do público, o orçamento disponível e outras questões e irá propor as estratégias, meios, mídias e ações que sejam mais efetivas e indicadas para o seu negócio.

As estratégias podem variar muito dependendo do objetivo do negócio e dos problemas identificados. Algumas podem contar com ações de longo prazo e outras podem começar a trazer resultados mais imediatos.

Estabelecer metas

Não é incomum que as empresas tenham dificuldades em estabelecer metas de marketing e vendas que estejam em sintonia com a sua realidade. Quantos novos clientes captar dentro de X meses? Quantas novas vendas realizar do produto recém-lançado? Como mensurar a percepção de marca?

O consultor poderá auxiliar a definir metas que sejam alcançáveis de acordo com a realidade da empresa, o planejamento e as estratégias usadas. Inclusive, indicando as principais métricas que devem ser seguidas, garantindo que os resultados aparecerão.

Melhorar o posicionamento de mercado da sua marca

O posicionamento de marca é algo fundamental para qualquer empresa, independente do porte dela. Afinal, essa é a forma como os seus clientes enxergam o negócio e definem a sua marca.

Quanto mais forte for o seu posicionamento, maiores as chances de fidelização e também de preço premium, ou seja, de possibilidade de vender seus produtos ou serviços com um valor maior do que a concorrência.

O consultor de marketing auxiliará a desenvolver estratégias que melhorem a percepção dos seus públicos sobre o seu negócio, tornando a sua marca mais forte estrategicamente, ajudando a melhorar as vendas, a fidelização, o lançamento de novos produtos e muitos outros pontos.

Note que muitas das ações dos consultores são estratégicas. O que isso significa? Que esse profissional não realizará a parte técnica. Ou seja, não será de responsabilidade do consultor executar as ações propostas, como: postagens em redes sociais, disparo de e-mail marketing, contratação de mídias offline etc.

O consultor é aquele que analisa o cenário e propõe ações que resolvam o problema. Mas a execução dessas estratégias deverá ficar a cargo da empresa contratante. O terceirizado até poderá treinar suas equipes internas, mas ele não substituirá a contratação de profissionais para a área de marketing ou uma agência externa.

Por que contratar uma consultoria de marketing?

Uma consultoria de marketing é capaz de trazer inúmeros benefícios à sua empresa, ajudando-a em pontos importantíssimos e com vantagens como:

  • melhoria no posicionamento da sua marca no mercado;
  • aumento das vendas;
  • melhora no retorno trazido pelas estratégias de marketing;
  • auxílio na contratação de uma agência externa e também na avaliação dos resultados obtidos com esses parceiros;
  • modernização das estratégias de marketing da sua empresa;
  • melhor compreensão de quem forma seu público-alvo;
  • ajuda a identificar pontos problemáticos na comunicação da sua marca e também no seu plano de marketing e indica formas de resolvê-los;
  • ajuda a aumentar a taxa de fidelização dos clientes;
  • avalia as necessidades em relação ao marketing da sua empresa e quais tipos de serviços e ferramentas contratar;
  • treinamento das equipes internas para obter resultados mais proveitosos;
  • divulgação adequada da sua marca e atrelada com os seus objetivos, visão, valores e missão;
  • diferenciação da sua marca na mente do consumidor.

Será que minha empresa precisa de uma consultoria de marketing?

Como você viu, as consultorias podem ser tanto gerais como especializadas. A consultoria de marketing digital é hoje uma das mais procuradas por diversas empresas – e isso não é por acaso.

Afinal, a internet está revolucionando a forma como nos relacionamos com as empresas e consumimos. Essas mudanças bruscas e tão rápidas têm deixado alguns gestores perdidos. Por isso, a consultoria de marketing digital auxilia os negócios a migrarem para o universo online de forma correta e a obter mais resultados com essas estratégias.

Porém, embora essa seja a mais comum, não é a única consultoria disponível. E é possível que um consultor de marketing consiga avaliar todas as formas de comunicação da sua empresa, tanto online como offline.

Existem alguns sinais que indicam que está na hora de contratar esse serviço, como:

  • dificuldades de vendas;
  • posicionamento incorreto da marca na mente dos consumidores;
  • dificuldades de fidelização;
  • retorno abaixo do esperado para as estratégias e campanhas;
  • dificuldades para treinar suas equipes internas;
  • necessidade de reposicionamento da marca ou gestão de crise de marca;
  • dificuldade para entender quais ferramentas e mídias usar;
  • problemas para lançar novas linhas de produtos;
  • incompreensão sobre o público-alvo;
  • insatisfação do público com a marca;
  • resultados abaixo da média do mercado;
  • perda de espaço para a concorrência.

Como você viu, a consultoria de marketing é uma maneira excelente de contar com uma visão neutra, imparcial, especializada e experiente sobre a comunicação da sua empresa.

O consultor pode ser tanto especializado em uma área específica, como o marketing digital, ou mais generalista. E ele será o responsável por avaliar todas as estratégias de marketing realizadas pela sua empresa, os problemas encontrados e propor soluções que estejam de acordo com o seu mercado, público-alvo e objetivos.

Embora o consultor não realize as atividades de marketing, ele é um aliado importantíssimo na parte estratégica, ajudando o seu negócio a se posicionar melhor, se diferenciar da concorrência e, claro, vender mais.

A consultoria pode ser contratada em qualquer momento da sua empresa: no início para definir as estratégias adequadas de divulgação, ao lançar um novo produto ou linha, em situações desfavoráveis como queda de vendas, aumento da concorrência ou crise de imagem e em outras situações.

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