Como a escolha do construtor de website afeta a estratégia de marketing e a classificação dos mecanismos de pesquisa?

Avatar Autor
Publicado por Ingage em 26 de agosto de 2020
Atualizado em 30 de junho de 2021

Hoje em dia, o desenvolvimento de sites não é mais um processo demorado com a necessidade de contratar  um programador, designer e designer de layout, bem como a seleção da hospedagem e software adequados. Atualmente todas essas funções podem ser realizadas por  plataformas  – você só precisa escolher o serviço certo para o seu negócio. Você pode criar um site de maneira fácil e econômica, personalizá-lo para suas tarefas,  se envolver no desenvolvimento e receber os primeiros pedidos de clientes novos e antigos.

Os construtores diferem uns dos outros não apenas nos modelos e preços, mas também na funcionalidade. Para ajudá-lo a navegar e escolher a melhor opção, preparamos um pequeno guia. Com ele, será mais fácil analisar os construtores que você gosta e tomar uma decisão.

Critérios para escolher um construtor de sites:

  1. Aplicabilidade para seu tipo de site.
  2. Simplicidade e comodidade do editor.
  3. Preço.
  4. Integração com serviços populares e redes sociais.
  5. Conectando o pagamentos online.
  6. Indexação de sites em motores de busca.
  7. A possibilidade de desativar os anúncios.
  8. Suporte técnico em Português e rapidez de resposta.
  9. Tempo no mercado  e sucesso do designer

Vamos explicar a você cada ponto detalhadamente.

Aplicabilidade para seu tipo de site

O primeiro passo é descobrir que tipo de site você deseja criar: apenas uma página de destinos turísticos  com um botão Comprar, um site especializado com uma seção sobre serviços e formulários de pedidos, uma loja online com um grande catálogo de mercadorias e uma cesta?  Existem muitas opções.

Considere o quão grande e complexo o recurso deve ser. E dependendo da decisão, comece escolhendo um construtor.

Se você precisa de uma página de destinos turísticos, um serviço especializado na criação de belas páginas de destino com funcionalidade mínima é adequado .

Se você está planejando criar uma grande loja online com um extenso catálogo de produtos, terá que passar por um construtor feito sob medida para grandes sites. 

Simplicidade e comodidade do editor

Se você não é um especialista em construção de sites, com certeza não vai querer  entender o código fonte e outros nomes complicados. É mais agradável trabalhar em um serviço onde tudo é intuitivamente claro, e não leva muito tempo para encontrar as funções de que precisa.

O painel de controle do site deve ser uma ferramenta conveniente, e não apenas mais uma complexidade. A criação de um site não deve ser um teste ao seu conhecimento. Ao escolher um designer, preste atenção ao painel de administração. Tudo deve estar claro à primeira vista. Você pode não ver algumas das funções imediatamente, mas definitivamente não deve ficar preso.

Preço

O kit de construção pode ser orçamentário e bastante caro. Mas aqui é importante observar o que você ganha com esse investimento – ou seja, a relação entre preço e o benefício.

Acontece que o custo base parece baixo, mas para cada funcionalidade adicionada você terá que pagar a mais – e no final o valor pode sair mais alto do que o esperado. Ou vice-versa.

 Mas se ele tiver tudo de que você precisa e até mesmo complementos convenientes que aliviam as dores de cabeça ao trabalhar com um site – talvez valha a pena.

Integração com serviços populares e redes sociais.

A integração alinhada com os serviços pode tornar o trabalho ainda mais confortável e eficiente: por exemplo, um sistema de CRM, contabilidade de mercadorias ou entrega. Aqui você pode encontrar mais informações sobre esses serviços. A capacidade de transferir dados diretamente entre o site e o serviço conectado tornará seu trabalho muito mais fácil e produtivo.

Conexão com plataformas de  pagamento online

Cada vez mais pessoas optam por pagar online por um produto ou serviço diretamente no site. É rápido e fácil. Nos tempos atuais em que o isolamento social é necessário, é especialmente conveniente: alguns cliques e a compra é feita.

A capacidade de pagar pelos produtos em seu site é uma grande vantagem para os clientes. E mesmo que não usem o pagamento online, a presença dessa oportunidade ainda agregará pontos para a loja aos olhos dos clientes. 

Indexação de sites em motores de busca para efeitos de SEO

Para que serve um site? Para vender produtos ou serviços. E para o site vender, ele deve aparecer nos resultados da pesquisa para as solicitações de seus clientes potenciais. Para fazer isso, os motores de busca devem indexá-lo.

Infelizmente, nem todos os construtores têm esse aspecto bem pensado. Portanto, é imperativo verificar como os sites criados no construtor em que você está interessado são indexados pelos mecanismos de pesquisa. Se perder esse momento, o site não trará o número esperado de pedidos – e, portanto, lucro.

Possibilidade de desativar anúncios

Você cria seu site com o objetivo de vender e anunciar a si mesmo, seus produtos e serviços. Você não está vendendo um construtor de sites. Isso significa que não deve haver nenhuma menção a ele em seu recurso.

Por padrão, é claro que serão. Mas em alguns serviços, há uma grande oportunidade de remover todos os direitos autorais e anúncios do designer de seu site. Isso pode ser implementado como parte de um plano premium ou como um serviço pago adicional.

Suporte técnico em português e velocidade de resposta

Não importa o quão conveniente e intuitivo seja o designer que você escolher, as perguntas são inevitáveis. Portanto, outro parâmetro relevante na escolha de um serviço de criação de site é a disponibilidade de suporte técnico rápido e adequado.

Pode ser implementado por meio de chat online, mensagens privadas em redes sociais ou apenas correspondência por e-mail. Se você não fala inglês muito bem ou não tem certeza de que entenderá corretamente as explicações dos especialistas, é melhor procurar um serviço onde haja suporte técnico que fale português .

Tempo no mercado  e sucesso do designer

Por último, mas não menos importante, um serviço com pouco tempo de experiência pode oferecer condições favoráveis, tarifas baratas ou características originais. Mas é importante lembrar que a estabilidade é um dos parâmetros fundamentais no funcionamento de qualquer site.

Com um novo serviço no mercado, as chances são maiores de que algo dê errado. E o designer, que já trabalha há vários anos, é mais confiável: ele aperfeiçoou todas as nuances há muito tempo

Como a escolha do construtor de website afeta a estratégia de marketing e a classificação dos mecanismos de pesquisa ? 

Um dos motivos que afeta a estratégia de Marketing e consequentemente o SEO,  é a ausência de um painel de SEO no construtor escolhido, o que torna impossível realizar configurações básicas do site para otimização interna de SEO. 

Opções  que deve levar em conta na escolha do construtor para que não afete negativamente o SEO Marketing 

– Capacidade de editar meta tags para cada página: título e descrição, bem como definir diferentes níveis de cabeçalhos H1-H6;

– Criação e edição de robôs e arquivos de sitemap;

– Tratamento correto de erros 404;

– Capacidade de confirmar os direitos de acesso ao site ao adicionar motores de pesquisa ao painel do webmaster.

Viu só? Com as dicas certas é possível que você tenha um bom construtor de website que te ajude no SEO para melhor ranquear nos mecanismos de busca. Assine nossa newsletter para saber mais sobre assuntos relacionados!

Mini Logo Ingage

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage
Mini Logo Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor
Personagem Newsletter

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!