Como vender pelo Instagram: 11 dicas para melhorar o seu desempenho

Ingage
Ingage - 1 de outubro de 2019

O número de usuários no Instagram cresceu nos últimos anos, atualmente são mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma. Com esse crescimento, novas oportunidades surgem para empresas e para e-commerce. Entender como vender pelo Instagram envolve muito mais do que divulgar as melhores fotos de um produto ou serviço, é preciso entender de algumas estratégias.

Com o passar dos anos, o Instagram tornou-se uma ótima ferramenta para fazer negócios. Recentemente a rede social chegou a aumentar o número de anúncios que impactam os usuários não apenas pelo feed de fotos, mas também pelos stories. Dessa forma, não é preciso que a pessoa siga o perfil da empresa para receber determinadas ofertas.

Outro ponto a ser destacado é que o crescimento dessa rede social acontece em movimento contrário ao do Facebook, que tem diminuído o número de usuários ativos. Para atuar no Instagram é fundamental ter atenção às particularidades, como uma dinâmica forte entre a interação e as imagens.

Se você quer aproveitar esse momento da rede e entender como vender pelo Instagram, acompanhe nossas 11 dicas de melhoria de desempenho. Confira!

1. Faça um perfil comercial

No Instagram, há um caminho específico para quem está interessado em fazer negócios: o perfil comercial. Por meio desse recurso é possível ter acesso a diferentes ferramentas que permitem o acompanhamento, a mensuração e conversão em vendas.

Muitas pessoas desconhecem o Instagram Business e, por esse motivo, acabam fazendo perfis convencionais para suas marcas. Dessa forma, torna-se impossível ter acesso às métricas e aos anúncios interessantes que a rede social só libera para perfis comerciais.

Em um cenário tão cheio de oportunidades — número de usuários crescente na plataforma — perder chances de fazer negócio por falta de acompanhamento dos números de interações e cliques é prejudicial. Por isso, caso você tenha um perfil pessoal, o primeiro passo é alterá-lo para a versão comercial.

Para alterar as configurações do seu perfil é bem simples:

  • Clique em configurações do Instagram;
  • Acesse a opção “alterar para o perfil comercial”;
  • Faça a sincronização da sua fan page do Facebook com o seu perfil no Instagram;
  • Preencha seus dados empresariais na opção “Configurar seu perfil comercial”.

No Instagram Business você poderá acompanhar detalhadamente os números de interações de cada uma das suas imagens: curtidas, comentários, encaminhamentos, quantas pessoas salvaram como favoritas, alcance, impressões, além da possibilidade de “impulsionar” cada imagem promovendo-a.

2. Selecione um setor atrativo

No Instagram Business você poderá selecionar o setor no qual a sua marca se encaixa. Como a rede social trabalha com imagens, algumas áreas se destacam, tais como moda, gastronomia, pet shops, acessórios etc. Todas elas chamam a atenção devido a qualidade de suas produções visuais.

Entretanto, até mesmo empresas mais tradicionais podem ganhar a atenção dos seguidores. Para tanto, é fundamental investir na qualidade das imagens e mostrar um pouco mais dos bastidores. Essas imagens tem o hábito de atrair a curiosidade das pessoas e, consequentemente, chama mais cliques.

3. Crie um cronograma para publicações

Todas as estratégias de crescimento passam por um planejamento bem organizado. Por isso, depois de transformar a sua conta em um perfil comercial é fundamental pensar em como ela dialogará com a sua persona.

Considere os gostos, as particularidades e os interesses da sua persona no momento de elaborar um cronograma para as suas publicações. Existem diferentes formatos de produção de conteúdo para o Instagram: fotos e vídeos, principalmente. Você deverá pensar no que será publicado ao longo dia, da semana, dos meses e do ano.

Lembre-se que o Instagram é muito dinâmico e existem diversas publicações soltas no feed dos usuários. Pensando em garantir a presença da sua marca, a fim de que ela não seja esquecida ou torne-se mais uma dentre tantas imagens, faça um estudo sobre o que é interessante para sua persona.

Não há uma limite exato de publicações para se fazer por semana, mas é importante estar sempre presente. Dessa forma, a marca começa a “conversar” com os seguidores e criar uma relação próxima de interesse. No entanto, o excesso de publicações pode sobrecarregar e irritar os seguidores, fazendo com que alguns deixem de seguir o seu perfil.

Outra dica interessante para ter um cronograma bem equilibrado é conhecer os melhores horários de publicação. Isso pode variar conforme a área de negócio da empresa, para pizzarias — por exemplo — os finais de semana costumam chamar mais atenção do que as segundas-feiras.

4. Tenha conteúdos relevantes

Um conteúdo relevante é aquele que consegue ser atraente para a sua persona, considerando o momento que ela será impactada pela produção. Ou seja, é preciso levar alguns fatores em consideração: como o momento na jornada de compra, os interesses da persona, as dores que ela deseja superar e as soluções que a marca oferece.

Existem vários formatos diferentes para produzir um conteúdo relevante: vídeos, imagens produzidas, fotos etc. Uma boa ideia é mesclar todas esses formatos, apresentando os conteúdos de modo variado e diversificado. Dessa forma, as chances de alcançar o maior número de pessoas cresce.

Além do feed, não deixe de usar os stories e o IGTV. Por meio deles é possível fazer interações com enquetes, perguntas, fazer pequenos programas informativos. Quando sua página atinge 10 mil seguidores, é possível colocar links nos stories, chamando as pessoas para o site que você tem interesse de apresentar.

5. Faça uma galeria de produtos

Se você tem um e-commerce é fundamental conseguir vender seus produtos no Instagram. Por isso, para usuários do perfil comercial é possível utilizar o recurso de loja. Dessa forma, é estabelecida uma ligação entre a venda de um produto físico com as publicações disponibilizadas na rede social.

Para conseguir elaborar uma forma apresentável dos produtos, será necessário ter uma fan page no Facebook. Dessa forma, será possível elaborar um catálogo de produtos que pode ser administrado pelo Gerenciador de Negócios.

No Facebook, vá até as configurações da página, escolha a aba “Modelos e guias”, em seguida, basta clicar em “Adicionar uma guia” e a opção loja poderá ser habilitada. Para deixá-la visível no Instagram, basta “ativar” a opção no próprio gerenciador.

Após ativar a opção de vendas, o catálogo poderá ser criado. Para isso, será necessário acessar o “Gerenciador de Negócios” do Facebook. Na aba “Origens de dados” estará a opção “Catálogos”. Lembre-se de ter imagens de alta qualidade dos produtos para deixá-los em exposição. Basta seguir o passo-a-passo do gerenciador que o seu catálogo será criado.

Quando finalizado, o gerenciador dará a opção de mostrar o catálogo no Instagram. Dentro da rede social, você precisará acessar a opção “Configurações”, escolher “Empresa” e, em seguida, “Compras”. Pronto, agora suas contas estão vinculadas e a opção de vendas estará disponibilizada dentro do Instagram Shopping.

6. Faça vídeos curtos para mostrar o produto sendo usado na prática

Em alguns casos pode ser complicado explicar em texto ou em imagens o passo a passo para utilizar determinado produto. Um alternativa, nesses casos, é fazer um pequeno vídeo explicativo para ser postado no stories.

Em muitos casos, vídeos de alguns segundos podem ser suficientes para esclarecer algumas dúvidas. Além disso, é possível utilizar perguntas e enquetes no stories para pedir a interação das pessoas. Dessa forma, aumenta o engajamento com a publicação, podendo alcançar um número maior de usuários.

Ao fazer vídeos explicativos, as pessoas sentem-se mais atraídas a adquirir determinado produto, pois causa maior familiaridade. Por isso, essa é uma estratégia a ser investida e adicionada ao cronograma de publicações.

7. Utilize o IGTV

O IGTV tem uma mecânica semelhante ao YouTube, tendo como objetivo a divulgação de vídeos mais longos com até uma hora de duração. Diferente dos stories, este formato não desaparece depois de 24h da publicação.

Nestes vídeos você poderá explorar um pouco mais o diálogo com a sua persona. É possível fazer pequenos programas semanais, apresentar os bastidores da empresa, tirar as dúvidas sobre determinado produto, fazer uma entrevista com especialistas etc.

8. Estabeleça um padrão para o seu perfil

O Instagram não é apenas uma forma de apresentar os seus produtos, é também uma maneira de mostrar os valores e os ideias da sua marca. Pensando nisso, é preciso estabelecer um padrão para as publicações do seu perfil. Ele precisa levar em consideração a forma como a sua persona dialoga e o que ela está procurando.

A qualidade das imagens, a tipografia escolhida para os textos sobre as fotos, as cores, tudo precisa ser bem pensando. Toda essa estrutura será fundamental para estabelecer o contato com as pessoas e você não quer afastá-las por estar utilizando o tom errado na comunicação, não é mesmo?

Existem alguns cuidados, como a descrição do seu negócio. Ela precisa ser objetiva, mas realmente mostrar a proposta e o diferencial da sua empresa. Além disso, o texto publicado, junto com as imagens, precisa estar dentro do tom de comunicação que você estabeleceu criar com a sua persona.

Não esqueça de criar hashtags e utilizar algumas que estão em alta. No Instagram, as pessoas podem seguir hashtags favoritas sem necessariamente acompanhar um determinado perfil.

9. Aposte em ferramentas auxiliares

Para estabelecer a qualidade das suas imagens e publicações existem ferramentas complementares. Esses aplicativos auxiliam desde a edição da imagem, como na montagem de um vídeo interessante para o seu stories.

VSCO

Essa é uma ferramenta completa de edição de fotos, com um visual simples e intuitivo. Ela oferece uma opção variada de filtros e diferentes intensidades para cada um deles. Dessa forma é possível criar imagens de alta qualidade de maneira rápida.

Além disso, é possível mudar o foco das imagens, deixando em destaque um objeto do seu interesse. Existem versões gratuitas e pagas, variando em termos de ferramentas disponíveis entre elas.

Unfold

Se você tem dificuldade de criar imagens mais conceituais para os seus stories, o Unfold pode ajudar. Ele oferece alternativas variadas de layouts, cores, fontes e montagens. Assim, é possível elaborar vídeos mais atraentes e dinâmicos.

A interface é intuitiva, o que facilita a sua utilização. Assim como o VSCO, essa ferramenta também está disponível em duas versões: gratuita e paga.

10. Instale aplicativos de vendas

Alguns aplicativos podem ajudar e tornar a venda pelo Instagram mais fácil. Essas ferramentas permitem que as marcas vendam seus produtos por meio das bios e dos posts do Instagram.

Vale lembrar que o Instagram não permite que você utilize um link clicável na descrição das imagens. Utilizar o LIKEtoKNOW.it ou o Soldsie é uma maneira de possibilitar que os usuários conheçam seus produtos e cliquem nas suas publicações.

Com o LIKEtoKNOW.it, por exemplo, os seguidores se inscrevem na plataforma e ao curtir uma de suas fotos com o link do LIKEtoKNOW.it na legenda, recebem um e-mail com links dos produtos associados para que eles possam olhar e comprar.

Dessa forma, é possível atrair a atenção das pessoas e chamá-las para acessar seus produtos por meio de um link clicável também nas legendas.

11. Faça uma estratégia de marketing digital

Para vender mais no Instagram é preciso trabalhá-lo como uma das ferramentas dentro de sua estratégia de marketing digital. Atualmente, nenhuma das redes sociais atuam sozinhas em um plano de engajamento e conversão de vendas, é preciso que haja uma ligação entre elas, assim como todas as outras estratégias de marketing digital.

Contar com estratégias profissionais que entendam sobre as particularidades de cada rede social é fundamental para aumentar a conversão — em venda — das oportunidades adquiridas pelo Instagram. Por isso, não deixe de contar com uma equipe bem qualificada para seguir todas as orientações dadas acima.

Nesse conteúdo, apresentamos 11 dicas sobre como vender pelo Instagram. Seguindo-as passo a passo, as chances de conseguir melhorar o seu desempenho na plataforma aumenta, possibilitando novas oportunidades de negócios para a sua marca. Explorar o máximo de opções que a rede social oferece é fundamental para o sucesso, portanto nada de deixar os stories de lado, hein!

Para saber mais sobre como explorar esses pequenos vídeos na sua estratégia de venda, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como personalizar gifs para os stories do Instagram.

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