Saiba como usar o LinkedIn com as melhores estratégias de marketing orgânico

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Publicado por Ingage em 26 de abril de 2021
Atualizado em 2 de agosto de 2021

Entre as redes sociais disponíveis no mercado, o LinkedIn se destaca como a maior no segmento profissional. São 690 milhões de usuários no mundo todo e uma tendência de crescimento: os níveis de engajamento só aumentam, tal qual o número de sessões, que se ampliou em 26%, segundo relatório da Microsoft.

É fato que estar presente nesse meio representa boas oportunidades para as empresas, tanto na contratação de talentos quanto na conquista de oportunidades de negócio. O desafio é como usar o LinkedIn a seu favor, potencializando as estratégias de Marketing orgânico.

A seguir, estão as melhores técnicas de como usar o LinkedIn e conquistar resultados expressivos com essa rede social profissional.

Saiba trabalhar o marketing orgânico no LinkedIn

Há que se ter em mente que o LinkedIn, para muitos, nem está na mesma categoria de aplicativos como o Instagram, Facebook e Twitter, por exemplo. Por ter esse caráter profissional, as pessoas não estão ali para conhecer produtos, serviços ou soluções — estão ali para conhecer pessoas. É então que surgem as dúvidas sobre como trabalhar o Marketing orgânico nesse cenário.

Produção de conteúdos relevantes

Em levantamento feito pela Opinion Box, temos dados que provam a importância da produção de conteúdos: 51% dos usuários brasileiros utilizam a ferramenta para ler artigos. 27% ainda se interessam por comentar as publicações, ou seja, demonstrar engajamento diante do que foi compartilhado.

Falar de suas ofertas e soluções não é o caminho de como usar o LinkedIn com eficiência. O ideal é levar conteúdos relevantes, que ajudem no crescimento profissional de seus contatos – e, de alguma forma, relacione isso a uma potencial dor que seu produto ou serviço pode resolver.

Para criar conteúdos no LinkedIn, é possível se valer da antiga ferramenta Pulse, que hoje pode ser acessada diretamente em “Escrever um artigo”. Tais textos serão exibidos aos seus contatos e, à medida que alcançam mais pessoas e ganham relevância, há a potencialização dessa distribuição.

Ainda é possível habilitar a função que monitora o desempenho destes conteúdos, caso a empresa seja cliente do LinkedIn Business Solutions. Essa análise envolve não apenas as publicações, mas qualquer interação realizada na plataforma. O intuito é entender se o comportamento da empresa na rede social tem sido eficiente e criar planos de ação a respeito.

Busca por leads qualificados

O LinkedIn é capaz de gerar 277% mais leads qualificados do que Facebook e Twitter. Enquanto a taxa de conversão da rede social é de 2,74%, a de seus concorrentes não ultrapassa 0,78%. Isso se conquista com a segmentação correta dos contatos, aqueles que realmente podem se interessar pelas soluções da empresa.

Com o Matched Audience, por exemplo, há não só a segmentação de contatos, mas também de contas — o que favorece estratégias de Account Based Marketing (ABM). Também inclui retargeting, integrando o LinkedIn ao site, e a identificação de públicos lookalike.

O principal método de captação de leads já vimos: a produção de conteúdos. Mas você pode ir além.  Ainda que o LinkedIn Ads tenha custos mais elevados que o de outras redes sociais, seus benefícios são notórios em termos de resultados.

Interação com usuários

O LinkedIn oferece diferentes maneiras de interação, sendo o mais expressivo deles o comentário. A sua empresa pode responder abertamente quem fez alguma pergunta ou consideração em suas publicações, por exemplo. Por outro lado, ainda é possível se beneficiar ao engajar em posts com menção, entre outros cenários.

Seja na produção de conteúdos, seja ao responder algum comentário ou interagir em publicações, sua empresa precisa aderir um tom de voz na rede social. A linguagem deve ser padronizada em qualquer canal de atendimento, para servir como identidade do negócio. Porém, o LinkedIn pede humanização e diálogos mais evidentes do que o post em um blog, por exemplo.

Entenda como otimizar o seu LinkedIn para captar leads

celular aberto na página da rede social mostrando como usar o linkedin

Na busca por leads qualificados, a prioridade maior se encontra na otimização da página da empresa. É provável que, ao investir em branding, esse passo já tenha sido planejado. Isso inclui a atualização constante das informações sobre o negócio, a escolha das imagens ilustrativas (de perfil, capa etc.), a construção de uma descrição atrativa e assim por diante.

Tudo isso pode ser feito por meio da página de perfil. Retomando as imagens escolhidas para o LinkedIn da empresa, vale atentar para o tamanho suportado pela plataforma. Dessa forma, a resolução não é comprometida, nem mesmo a credibilidade do negócio é colocado em xeque por isso.

Com isso em mente, ainda existem aspectos a serem considerados para otimizar o LinkedIn em busca de leads qualificados.

Repense a visibilidade da página

Uma boa dica neste momento é alterar a URL do perfil, para que pareça mais amigável aos demais usuários. Também é uma prática que auxilia seus potenciais clientes a encontrarem a página em meio a tantas informações disponíveis na rede social. Nessa mesma linha de raciocínio, o website apresentado na página também deve seguir essa regra e mais.

Para que a página seja encontrada com mais facilidade nos buscadores, é possível ainda inserir palavras-chave nos trechos escritos, que sejam relevantes para as estratégias da empresa. Em uma healthtech, considere ” startup na área da saúde”, “tecnologia na saúde” e “inovação na saúde”, por exemplo.

Pense também em “deixar rastros” para captar a atenção das pessoas. Se tiver reparado, o LinkedIn informa quando alguma conta visualiza o seu perfil. A ideia aqui é permitir que esses usuários tomem contato com a marca. O mesmo vale para o acompanhamento de quem visitou a página, o que ajuda a medir o interesse de um potencial cliente, por exemplo.

Invista nas Showcase Pages

Talvez um dos passos mais relevantes no quesito “visibilidade” seja a criação de páginas de demonstração, as Showcase Pages. Com essas extensões do perfil da empresa, é possível dar destaque às informações mais importantes – a exemplo de linhas de negócio, produtos específicos, iniciativas interessantes etc.

É possível criar até 10 páginas de demonstração por perfil. Para investir nessa ideia, basta escolher a opção “criar uma Showcase Page” no menu de edição.

Atente ao status do perfil

A segmentação do LinkedIn se encontra até mesmo nesta seção. A plataforma permite que a empresa atualize o status para diferentes usuários, de acordo com características em comum. Assim que essas pessoas acessam a página do negócio, têm acesso a esse texto personalizado, com informações que se aproximam de seus interesses.

Conheça os benefícios do Open Profile

Muitas vezes, a estratégia de captação de leads vai envolver responder o contato dessas pessoas, certo? Contudo, o LinkedIn só permite a troca de mensagens entre usuários de conexão próxima. Com a assinatura premium da rede social, é possível tornar a página aberta e contornar a restrição.

Sendo a empresa Open Profile no LinkedIn, os potenciais clientes podem fazer perguntas para solucionar dúvidas, solicitar contato de especialistas e muito mais.

Cuide da interação com os contatos

Com esses passos concluídos, é hora de dar início às estratégias, a começar pela produção de conteúdos. Sempre que houver algum comentário, é necessário interagir – lembrando o tom de voz ideal para esse tipo de rede social. Chamar o contato pelo nome e demonstrar abertura para diálogo são pontos fundamentais desse investimento.

Fazer parte de grupos ou mesmo criar um espaço para o seu nicho também colabora para sua estratégia de captação de leads no LinkedIn. Essa é uma oportunidade para demonstrar autoridade e expertises da marca, permitindo que as pessoas descubram as soluções do negócio sem, necessariamente, que se fale dele.

Para que seja possível utilizar o LinkedIn para gerar novos negócios, um último cuidado envolve a construção da sua base. Ter contato com potenciais clientes é a chave para o sucesso — e, novamente, voltamos à segmentação. Conhecer a sua audiência leva a resultados mais expressivos na conquista de leads qualificados.

Habilite o Analytics

Por fim, para acompanhar de perto as estratégias na rede social, vale ter atenção às métricas. Por meio do guia Analytics, tem-se dados a respeito de engajamento, alcance das publicações, atualizações de status e até dos potenciais clientes atingidos – o que auxilia as ações de vendas.

Conte com o apoio de uma agência especializada

Vale reforçar que os resultados em campanhas de Marketing orgânico no LinkedIn também exigem planejamento. Afinal, não basta publicar um ou outro conteúdo e curtir algumas manifestações de determinadas contas para se destacar. É preciso ir em busca das oportunidades e investir nessa prática: não somente recursos financeiros, mas tempo.

Nesse sentido, a INGAGE tem muito a contribuir para o seu planejamento de mídia no LinkedIn. Seja qual for o seu mercado, oferecemos apoio na elaboração de pautas e na construção das campanhas, a fim de reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) e aumentar a taxa de conversão de leads.

A INGAGE é uma agência especializada em Marketing Digital, com experiência superior a 10 anos de mercado. Com expertise em atendimento e desenvolvimento de estratégias online, a sua empresa terá uma solução personalizada, de modo a impulsionar os resultados com o uso do LinkedIn.

Agora que você entende como usar o LinkedIn a favor do seu negócio e de que forma a INGAGE pode ajudar, chegou o momento de iniciar os trabalhos. Conquiste retorno com suas campanhas de Marketing orgânico e prove o ROI da sua equipe a partir das estratégias que podemos montar em parceria.

Para saber mais sobre as soluções personalizadas da INGAGE para a sua empresa, entre em contato conosco! Nossos especialistas estão à sua espera!

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