Como técnicas de SEO podem ajudar o meu blog?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 26 de novembro de 2015

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Você investiu pesado na construção de um blog com um layout supermoderno, redatores competentes e programação de ponta. Tudo para que sua empresa marque presença na web como referência no setor em que atua dentro do projeto de inbound marketing. No entanto, os meses vão passando e absolutamente nada de acessos. Não demora muito e o setor de vendas começa a pressionar, reclamando que o blog não gera potenciais clientes, muito menos calls. Porém, antes de rever o orçamento e jogar no lixo uma ótima fonte geradora de leads, você deve avaliar se o blog em questão foi estruturado conforme as regras fundamentais de SEO (Search Engine Optimization).

Ao adotar os parâmetros do SEO, você permite que seu conteúdo seja mais bem posicionado, podendo ser encontrado com mais facilidade nos mecanismos de busca por usuários interessados no seu negócio. Se você está querendo turbinar os seus posts e se transformar numa autoridade no seu ramo, confira algumas técnicas que você pode implementar hoje mesmo no seu blog!

Palavras-chave

Trata-se do elemento mais importante do SEO no seu blog. As palavras-chave são os termos mais buscados pelos usuários do Google e devem ter relação com o universo da sua empresa. Com o auxílio de ferramentas como o Google Adwords, Search Console e Google Trends, entre outros, você pode fazer o estudo de palavra-chave para o conteúdo de cada post do seu blog — principalmente o título e os intertítulos. Não se esqueça também de que as imagens do seu post precisam ser otimizadas com as palavras-chave: para isso, não deixe de preencher a tag “alt text” de cada arquivo.

Escaneabilidade

De nada valem as regras do SEO se não vierem acompanhadas de um conteúdo de qualidade. Isso porque os algoritmos do Google não só rastreiam palavras-chave, como também escaneiam se o seu post de fato atende ao usuário com conteúdo relevante ou se é superficial. Sendo assim, posts com 500 ou 1000 palavras (ou mais) têm melhores chances de serem bem ranqueados nas páginas de busca, devido ao maior volume de informações.

Link Building

Se quiser fortalecer a autoridade da sua marca na web, pense no blog como um organismo em que cada post é uma célula. Ou seja, cada post deve servir de referência para o outro, e assim por diante, a fim de motivar o usuário a permanecer por lá — além de fazer com que posts menos acessados ganhem mais atenção. Além disso, links externos que apontem para o seu blog funcionam como selos de qualidade, mostrando ao Google que seu site é uma grande fonte de boas informações sobre determinado assunto.

Bom, agora que conhece algumas das principais técnicas de SEO para implantar no seu blog, lembre-se de monitorar a performance de cada um dos seus posts. Através de uma conta gratuita no Google Analytics, você pode observar qual conteúdo atrai mais visitas, quais artigos apresentam maior taxa de rejeição, quanto tempo os usuários gastam dentro do seu blog e até mesmo o perfil geral dos seus visitantes. Esse monitoramento constante vai permitir que você conheça melhor seu público-alvo, produzindo um conteúdo cada vez mais assertivo e qualificado. No final, pode ter certeza: sua equipe de vendas vai agradecer!

E então, tem mais alguma dúvida sobre a aplicação do SEO na sua estratégia de marketing digital? As técnicas das quais falamos aqui realmente foram úteis para você? Deixe seus comentários e conte para nós!