Como provar o ROI em Marketing Digital

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 8 de outubro de 2015

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O marketing digital se consolida cada vez mais como uma possibilidade para as empresas que desejam gerar resultados expressivos com investimentos menores que o do marketing tradicional. Sem dúvida, no contexto atual, em que as verbas estão enxutas e há uma crise econômica, é fundamental conseguir comprovar o ROI para justificar os investimentos em marketing.

Além de um bom planejamento para o início de qualquer estratégia no ambiente online, é indispensável que a empresa tenha os seus objetivos e metas muito bem alinhados, pois isso vai contribuir diretamente na mensuração dos resultados. Afinal, quando as metas são estabelecidas, é possível definir quais serão os indicadores de performance (KPIs) que vão comprovar o ROI.

Para compreender melhor como o marketing digital poderá otimizar os seus resultados, listamos 4 motivos que provam que essa estratégia é indispensável na sua empresa:

Mais clientes para a sua empresa

Sabemos que para ter um site de qualidade as empresas precisam investir em alguns elementos fundamentais, como a aplicação de técnicas de SEO, uma navegação eficiente com design responsivo, entre outros aspectos. Sem falar na produção de conteúdo, que é fundamental para atrair mais clientes para o negócio.

Disponibilizar materiais ricos em sintonia com a necessidade da sua persona é uma maneira eficiente e de baixo custo para ganhar autoridade nos mecanismos de busca e se tornar uma poderosa referência para o seu público no segmento em que atua. Muitas empresas têm alcançado resultados surpreendentes com ações de conteúdo para atrair tráfego, mesmo com recursos limitados.

Para provar o ROI nesse caso, ferramentas de automação de marketing como Hubspot e RD Station são excelentes. Com elas é possível saber quantas pessoas visitaram a landing page com a oferta do e-book e quantas preencheram o formulário. Com isso é possível calcular o quanto foi investido e qual o retorno obtido. 

Geração de leads

Outra tática indispensável para aumentar os resultados com o conteúdo é a geração de leads, que está atrelada ao item acima. A criação de landing pages e calls-to-action tem um valor irrisório e potencializam a criação de uma audiência identificada. Uma vez que um cliente em potencial baixa um e-book da sua empresa e deixa o seu e-mail, por exemplo, ele confirma que deseja se relacionar mais com a sua marca e é aí que surgem outras oportunidades para alavancar as vendas de um produto ou serviço nas próximas etapas.

Uma métrica interessante para comprovar o retorno sobre o investimento é o custo por lead (CPL). O CPL nos permite mensurar o valor de cada lead gerado, basta dividirmos o valor investido com o trabalho de marketing digital pelo número de leads conquistados através das diversas fontes de tráfego. Segundo dados da pesquisa o estado do inbound marketing no Brasil 2015, realizada pela Hubspot, o custo por lead com marketing tradicional é de R$ 19, enquanto que, com inbound marketing, esse custo cai para R$ 10.

Relacionamento

Antes de realizar abordagens comerciais diretas com a sua base, é essencial cultivar um relacionamento através do conteúdo, seja com os posts no blog, infográficos, webinars, entre outros formatos específicos para cada momento da jornada de compra em que o cliente está. Dessa forma, o consumidor se aproxima da sua empresa e cria um vínculo de confiança até o momento certo de efetuar a compra.

Muitas empresas têm se beneficiado com o marketing digital já que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) diminuiu consideravelmente com a aplicação das estratégias de conteúdo. É aí que entra outra métrica importante para avaliar os resultados, o CPA (Custo por Aquisição). Nesse caso, o valor do investimento será dividido pelo número de vendas efetivas (aquisição do produto/serviço). Esse indicador reforça ainda mais a importância do investimento em marketing digital uma vez que o custo para conquistar um cliente é mais lucrativo do que nos métodos tradicionais.

Aumento nas vendas

Quando um lead já passou pelas fases de reconhecer um problema e buscar as dicas de como resolvê-lo, ele entra na etapa de consideração das oportunidades que existem no mercado para atender a sua necessidade. A empresa que se relaciona constantemente com ele e que o ajudou nesse trajeto, certamente será prioridade no momento de realizar a compra.

A Content Marketing Institute revelou que 70% dos clientes estabeleceram uma relação mais próxima com as empresas que oferecem conteúdo útil, além de essa prática influenciar mais o consumidor do que anúncios em revistas ou outras mídias.

Construir uma presença digital sólida não necessariamente contará com investimentos altos, mas sim com a expertise de profissionais de marketing digital para planejar, executar e monitorar o ROI das ações com o objetivo de otimizar os investimentos da empresa.

De acordo com a Brandpoint, 93% das pesquisas começam pelos mecanismos de busca e, antes de efetuarem a compra, 68% das pessoas visitam as páginas das empresas nas redes sociais, ou seja, para uma estratégia ter efetividade é necessário que seja integrada ao ambiente digital.

Agora que você já sabe como provar o ROI em marketing digital, que tal começar a sua estratégia? Ainda tem dúvidas sobre como o investimento em marketing digital é importante na sua empresa? Compartilhe com a gente, deixe aqui o seu comentário!

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