Como personalizar GIFs com a sua marca no Instagram Stories

Ingage
Ingage - 28 de agosto de 2018

Depois que o Instagram Stories foi lançado, o recurso se transformou em um dos favoritos da ferramenta. Artistas, anônimos, influenciadores e marcas têm aproveitado o interesse e a exposição para 300 milhões de usuários.

No começo de 2018, a rede social firmou uma parceria com o site Giphy e passou a permitir a inclusão dos populares GIFs nas histórias em vídeos ou fotos. Novamente, um novo leque de possibilidades se abriu para as marcas. Para ir além, é possível usar versões personalizadas e que chamam a atenção de um jeito especial.

Mas como criar e utilizar GIFs customizados no Instagram Stories? Confira o nosso tutorial e aprenda mais sobre o assunto.

Qual é a diferença dos GIFs dos Stories?

No próprio Giphy dá para achar possibilidades diversas, com fragmentos de clipes de música, filmes e séries. Porém, os GIFs que vão no Instagram Stories não são iguais aos que você encontra pela internet.

No caso das histórias do Instagram, eles são caracterizados pelo fundo transparente. Em geral, são imagens ou escritas um tanto simples e que não possuem o background tradicional. Ou seja, funcionam como stickers (ou adesivos) animados.

Na hora de elaborar as suas versões personalizadas é essencial levar isso em conta. Do contrário, não será possível incluir as criações às suas histórias.

Como adicionar GIFs ao Instagram Stories?

Para começar, é preciso saber como fazer a adição dessas figurinhas animadas. Isso é interessante para se adaptar melhor à ferramenta e aproveitá-la ao máximo.

O passo a passo é bem simples e inclui apenas três ações. São elas:

  1. Crie a sua publicação (ou story), como uma foto ou vídeo.
  2. Quando já estiver na área de edição, arraste o dedo para cima. Então, surgirão as opções de adesivos estáticos e de outras alternativas, como os GIFs.
  3. Toque em “GIF” e, na barra de pesquisa, procure pelo termo desejado.
  4. Espere que as opções carreguem e faça a escolha do item animado que mais se adequar à sua publicação.

Se quiser maximizar o uso desses elementos no Instagram Stories, aqui vão algumas dicas infalíveis:

Tenha paciência ao procurar

Para diferenciar a sua marca, é recomendado não utilizar os primeiros GIFs que aparecerem. Por causa da conveniência, é possível que outras empresas e influenciadores também usem exatamente o que você pretende publicar.

Não existe nada de errado em usar recursos semelhantes, já que são todos públicos. Contudo, ao ter esse cuidado é possível criar elementos diferenciados e que causam uma impressão única.

Faça uma busca em inglês

Para ter mais alternativas à sua disposição, é recomendado fazer a pesquisa em inglês. Como esse é o idioma principal do site, o maior acervo aparece nessa língua. Em vez de pesquisar “gato”, procurar por “cat” retornará muito mais resultados.

Além de tudo, é um jeito de se destacar em relação à concorrência. Como a maioria dos usuários ainda pesquisa apenas em português, é um modo de trazer opções que não foram vistas tantas vezes.

Integre o GIF à mensagem

Ao utilizar o Instagram Stories a sua marca deseja transmitir uma mensagem. Na hora de escolher e usar os GIFs, é importante se manter fiel a essa proposta. Ou seja, não adicione elementos que não têm a ver ou que confundem sobre a real mensagem.

Além de tudo, é interessante incorporar essa animação à sua foto. Em vez de colocá-lo em um canto, mas faça com que ele dê vida à publicação para garantir um efeito ainda melhor!

Seja criativo

Já que a intenção é integrar totalmente esse recurso, não tenha medo de estabelecer novas possibilidades com essa ferramenta. Imagine um negócio de paisagismo. Para fazer um uso criativo do elemento, é possível elaborar um story com uma foto de um vaso. Sobre a terra, surge um GIF animado com uma flor desabrochando. Assim, o resultado é original e divertido.

Pense em maneiras de fixar as figurinhas nos vídeos e de posicionar em formas únicas nas imagens. Desse jeito, será mais bem aproveitado e a publicação receberá elogios.

Como adicionar GIFs personalizados?

Mesmo com milhões de opções disponíveis, nada se compara a ter elementos personalizados e feitos sob medida para a sua marca, não é? Assim, os stories ficam ainda mais interessantes e se alinham à comunicação do empreendimento.

Para conquistar esse resultado, é fundamental saber como adicionar as criações às suas postagens. Para ter sucesso na tarefa, o melhor é criar um perfil no Giphy. Nele, você concentrará todas as postagens e poderá pesquisá-las já no Instagram.

A configuração do endereço no site exige apenas alguns passos. Veja como agir:

  1. Estabeleça uma parceria com a Giphy ao criar uma conta para marcas. Para ter o seu “brand channel”, você deverá informar o e-mail de trabalho, o nome do negócio, a senha, o contato, o site e o endereço desejado para o perfil.
  2. Em seguida, adicione de 10 a 15 GIFs personalizados. Para economizar tempo, faça upload já das peças que pretende usar no Instagram Stories. Não se esqueça de manter o fundo transparente.
  3. Cuide das configurações das imagens. É preciso adicionar uma tag com o nome da marca e definir a classificação indicativa, que vai de “livre para todos os públicos” a “conteúdo adulto”.
  4. Na sequência, envie um e-mail para artists@giphy.com, com a solicitação sobre o perfil e a verificação da conta. Forneça as informações e garanta que tudo esteja em inglês.
  5. O processo pode demorar alguns dias. Se não receber resposta dentro de 7 dias úteis, entre em contato pelo e-mail partnerships@giphy.com e solicite o suporte.

Como criar as próprias imagens animadas?

Para concluir a etapa anterior, é fundamental criar peças originais e que se encaixem nas diretrizes do serviço. Embora compor imagens estáticas e pequenos vídeos seja simples, elaborar os próprios GIFs pode ser desafiador para algumas marcas.

A boa notícia é que não existe mistério para dar origem a essas peças animadas. Com um pequeno tutorial, você já saberá como agir para obter os efeitos tão interessantes que esses recursos podem trazer. A seguir, veja algumas dicas para já começar a colocar em prática.

Conheça a identidade visual do negócio

Um dos objetivos de utilizar GIFs personalizados no Instagram Stories é aumentar a divulgação e o alcance da marca. Para tanto, a identidade visual tem que estar presente em todos os elementos que forem criados.

Pense, por exemplo, nas cores da logo e que são usadas na comunicação. Se azul e branco são os tons que definem o seu empreendimento, não faz sentido escolher verde e vermelho, não é?

Também é interessante pensar em outras qualidades, como a tipografia e o estilo. Se a empresa tiver uma mascote, é melhor ainda. Assim, o resultado será totalmente alinhado à proposta.

Saiba onde criar a animação

Quando o intuito é transformar uma imagem em algo animado é preciso recorrer aos elementos certos. Antigamente, para fazer GIFs era necessário contar com programas profissionais de edição, como Adobe Photoshop, Adobe After Effects ou editores de vídeo.

Agora, é muito mais simples conseguir os efeitos desejados. O próprio Giphy tem uma ferramenta conhecida como GIF Maker. No endereço, é possível adicionar fotos, vídeo ou até o link de algo já publicado na internet. Também dá para criar textos animados, usar stickers e até fazer desenhos à mão livre.

Para o Instagram Stories, não se esqueça que o fundo da imagem deve ser transparente. Então, trate antes de realizar o upload para garantir essa característica ao final.

Acerte na duração e na velocidade

Ao criar as suas peças, dois elementos são cruciais: a duração e a velocidade. Juntos, eles determinarão o tamanho do arquivo e a facilidade que ele terá para carregar. Para não cometer erros, o ideal é ficar de olho nessas características já na elaboração.

De acordo com o próprio Giphy, o recomendado é fazer animações com até 15 segundos de duração. Mas para evitar uma demora excessiva, vale a pena pensar em peças com, no máximo, 5 minutos.

Quanto à velocidade, é importante que os frames/imagens passem com a rapidez necessária. Quando a transição é muito lenta, o GIF parece “congelado”. No entanto, também não deve ser rápido demais para evitar a dificuldade em ver o que está representado.

Cuidado com o tamanho da imagem

No geral, GIFs maiores têm maior qualidade. Eles apresentam grande detalhamento e são opções favoritas em muitos casos. No entanto, lembre-se que no Stories o elemento ficará em proporções reduzidas.

Portanto, ao elaborar a peça é preciso garantir que ela funcione tanto de maneira ampliada quanto de forma reduzida. Isso faz com ocorra a adaptação às publicações sem que fiquem “pixelizadas” ou que não possam ser entendidas.

Quais erros evitar?

Para potencializar o uso desse recurso, é essencial prestar atenção a alguns pontos. Eles podem comprometer a sua estratégia e deixar as imagens animadas muito menos atraentes. Afinal, você não deseja perder tempo ou desperdiçar oportunidades, não é?

A seguir, veja alguns erros que devem ser evitados e como potencializar o uso dos elementos personalizados:

Plagiar conteúdos originais

Como o Giphy permite a elaboração de páginas exclusivas e verificadas, vários artistas têm o próprio endereço na plataforma. Lá, montam uma espécie de portfólio e tornam as suas criações públicas. No entanto, isso não é um convite ao plágio.

Talvez você encontre uma animação que seria perfeita para a sua marca e surja a vontade de “se inspirar”. Se a inspiração cruzar a linha e chegar ao plágio, sua empresa pode sofrer as consequências. Basta que o artista veja ou seja avisado para o seu empreendimento ficar com uma péssima imagem. A situação é ainda pior se a cópia for da concorrência.

O melhor é investir na criação dos próprios elementos para ter sucesso. Se gostar muito do estilo de uma animação, use-a e credite o artista para transmitir a ideia correta.

Usar os GIFs em excesso

O GIFs são ótimos, divertidos e dão um toque a mais à publicação. Mas ao usá-los em excesso, o efeito ficará bem longe do desejado. Em vez de terminar com algo divertido e despretensioso, você terá elaborado uma poluição visual.

Lembre-se que os stories duram apenas alguns segundos e encher a tela com animações descoordenadas só deixará as pessoas confusas. O melhor a fazer é escolher uma ou duas peças criativas e posicioná-las de um jeito especial na cena. Assim, quem visualizar poderá aproveitar a publicação longe do excesso de estímulos.

Desconsiderar a criação de Call-to-Actions

O uso do Instagram e da ferramenta de Stories não serve apenas para entreter. A intenção é abrir a porta para novas oportunidades ou, quem sabe, até para novos clientes. Então, é preciso garantir que as pessoas se envolvam além de surgirem na lista de quem visualizou a publicação.

O Instagram reconhece isso e disponibilizou o recurso como o “arraste para cima”. Nesse caso, os usuários podem ser direcionados para um endereço — como uma landing page, canal de Youtube ou link de produto — sem dificuldades.

Os GIFs devem ajudar nisso e ignorar essa possibilidade é um erro para não cometer. Não pense apenas em GIFs engraçados, mas, também, em versões úteis. Criar alternativas como “novo post” “confira” e “arraste para cima” é essencial para estimular ainda mais as pessoas a converterem dentro do esperado.

Não ficar de olho nas preferências dos seguidores

Como o Instagram é uma rede social, a comunicação não acontece apenas em uma via. O seu negócio fala com o público, que tem a habilidade de responder. Ao não considerar tal questão, o empreendimento perde uma grande oportunidade.

Isso vale, inclusive, para os GIFs. Dependendo do volume de respostas de uma publicação você saberá se o elemento animado agradou ou não as pessoas. Essa “temperatura” tem que servir para orientar o que deve ser feito nas próximas publicações.

Ao ignorar as reações, por outro lado, há o risco de criar recursos personalizados que não chamam a atenção. Então, esteja sempre atento ao que desperta o interesse nos seguidores.

O Instagram Stories é uma possibilidade cada vez mais completa para os usuários — inclusive, para as marcas. Com essas dicas, você poderá fazer e usar GIFs personalizados e obterá um efeito melhor com as publicações que desaparecem após 24 horas!

Para entender ainda mais o poder dessa rede social, descubra por que a sua empresa deve ter um perfil no Instagram e conheça os benefícios!