10 dicas para organizar o feed do Instagram

Ingage
Ingage - 7 de janeiro de 2020

Sair da mesmice é uma forma de diferenciar a sua marca, ainda mais quando o assunto é relativo a redes sociais. Apesar de muita gente conhecer essa recomendação, saber como organizar o feed do Instagram nem sempre é tão simples.

É preciso ter mais que criatividade. Ter uma estratégia precisa é fundamental para atrair seguidores, conquistar cliques e fidelizar pessoas. Caso contrário, as suas ações podem deixar de surtir o efeito esperado.

Para ajudar nessa iniciativa, neste post apresentamos por que vale a pena organizar o feed do Instagram e quais são as boas práticas para atingir seus objetivos. Veja!

Por que organizar o feed do Instagram?

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada no Brasil, com 89,4% da preferência dos entrevistados da Social Media Trends 2019. A alta quantidade de participantes deixa mais difícil as marcas se destacarem — afinal, como chamar a atenção diante de um grande número de publicações?

Esse é o motivo principal saber como organizar o feed do Instagram. No entanto, existem outros fatores que justificam um perfil mais equilibrado. De modo geral, a aparência simétrica torna as publicações mais coerentes e isso traz diversas vantagens. Conheça as principais.

Fortalecimento da identidade da marca

Mais que algo aleatório, as imagens fortalecem a identidade da marca. A escolha nunca deve ser feita de modo sem sentido. O objetivo é transmitir uma mensagem coesa e alinhada com a missão, a visão e os valores da empresa.

Ao organizar o feed do Instagram, você identifica os posts com facilidade e aumenta a chance de fidelidade do cliente, a consistência da comunicação e até o branding.

Atração da atenção do consumidor

Sempre que você se dedicar à organização, terá o benefício de atrair a atenção. Quando o trabalho for bem-feito, a tendência é que os aspectos positivos permaneçam por mais tempo — para isso, é preciso ter uma lógica. Dessa forma, o usuário tem a impressão de seriedade, autoridade e profissionalismo.

Aumento da vantagem competitiva

Com a organização do feed do Instagram, você se diferencia da concorrência e conquista melhores resultados na estratégia de marketing. Desse modo, você assegura maior engajamento, coerência na comunicação visual e fortalecimento do branding. Tudo porque você usa elementos condizentes com a estética escolhida.

Como organizar o feed do Instagram?

A ideia de tornar o Instagram mais atrativo requer a adoção de boas práticas na hora de organizar o feed. É claro que tudo depende do que sua marca quer passar. Ainda assim, existem maneiras seguras de se destacar perante a concorrência.

Para saber o que fazer, listamos a seguir algumas formas de colocar o perfil da sua empresa em evidência. Saiba mais!

Defina uma estética

Seu perfil precisa ter uma estética visual. A ideia é organizar o feed do Instagram a partir de uma unidade. Aqui, você pode optar por vibrante, retrô, minimalista etc. O importante é evitar mudanças depois dessa determinação.

Na hora de selecionar a melhor alternativa, considere a identidade visual da marca. Por exemplo, se sua empresa tiver publicações mais sérias, linhas retas e cores sóbrias são melhores. Por sua vez, se for descontraída, pode variar mais e escolher uma tonalidade mais vibrante.

Perceba que a estética está ligada à percepção do consumidor. Para chegar ao equilíbrio, considere:

  • qual a fonte usada nos posts;
  • quais tipos de imagens são usadas, ou seja, se têm pessoas ou apenas objetos;
  • qual é a cartela de cores;
  • que tipos de fotos devem ser evitadas.

Atente às fotos do feed

A composição das fotos precisa ser harmônica. As publicações feitas sem pensar geralmente prejudicam o resultado. Portanto, se você quer saber como a organização do feed do Instagram pode atrair seguidores, evite essa prática.

É comum encontrar perfis que postam imagens com cores gritantes de forma aleatória, que oferecem uma percepção pouco interessante. O melhor é, sempre antes de postar, pensar sobre a combinação com publicações anteriores e com aquelas que serão postadas em sequência.

Essa proposta pode ser seguida já no momento da definição do calendário editorial. Desse modo, você equilibra o peso visual e programa as publicações de três em três, pelo menos. Ao visualizar um conjunto, fica mais fácil organizar o feed do Instagram e oferecer diferentes tipos de postagens para os seguidores.

Além disso, lembre-se de considerar a qualidade das imagens. Quando baixa, há prejuízos à sua estratégia. Varie também os ângulos, os objetos, as paisagens etc. para trazer mais dinamicidade e explorar outras possibilidades.

Aplique filtros semelhantes

O uso de filtros ajuda a criar unidade para as publicações. Essa é outra maneira de criar unidade, a fim de que os usuários reconheçam suas postagens de modo imediato. Para chegar a esse objetivo, é preciso garantir a existência de uma conexão.

O próprio Instagram já oferece alguns filtros. No entanto, você pode usar algum aplicativo ou software de edição de imagens. De toda maneira, o ideal é usar a mesma variação ou uma semelhante para manter a lógica.

Esse benefício é alcançado até mesmo quando as imagens estão em contextos distintos. Há mais diálogo entre elas, especialmente se, além do filtro, você organiza o feed do Instagram com o uso das mesmas cores, tonalidades e variações.

É assim que você define um preset — ou seja, uma predefinição de estética para uma imagem — para sua estratégia. A partir dessa escolha, apenas varia a intensidade e faz poucos ajustes.

Use a grade do Instagram

Os quadrados que compõem o feed são bons recursos para organização. Basta usar a criatividade e pensar em diferentes maneiras de utilizar as diagonais, as linhas e suas combinações. Você pode até inovar e criar uma espécie de quebra-cabeças.

Para organizar o perfil do Instagram dessa forma, é preciso garantir que as imagens façam sentido. Por isso, pense se elas são coerentes quando isoladas e se conseguem formar um mosaico juntas para criar outra figura.

Tenha em mente que os usuários receberam uma imagem parcial. No entanto, essa característica pode atiçar a curiosidade do seguidor e incentivá-lo a acessar a figura completa.

Você pode criar o quebra-cabeça usando o Unum. Ele permite gerar uma grade de 3×3 com diferentes fotos no Instagram. É só clicar na foto e, depois, no ícone de grade.

Use aplicativos

Os aplicativos trazem eficiência e agilidade para organizar o feed do Instagram. Com eles, você também pode colocar em prática ideias diferentes e bem criativas. Veja alguns deles que contribuem para postagens únicas e que agregam à identidade da sua marca.

  • VSCO: oferece diferentes opções de filtros e permite realizar uma edição mais avançada;
  • Afterlight: tem ferramentas para mexer em contraste, sombras, texturas e cores e permite criar filtros próprios e colocar margens personalizadas;
  • Unum: é um diagramador de feed e possibilita testar como as postagens vão aparecer no Instagram. Você tem uma grade em branco e, quando clica nos quadrados, coloca as imagens da sua galeria. Ainda é possível arrastar as fotos para ter uma excelente composição;
  • Preview: é parecido com o Unum e tem algumas funcionalidades extras. Tem um feed para organizar as fotos antes da publicação e copia filtros do Instagram para facilitar a edição;
  • Garny: favorece a criação e a organização do cronograma de publicações, com a seleção de imagem, data, legendas e até notificações. Permite agendar posts com vídeo ou em carrossel, e gerenciar diferentes contas;
  • Planoly: é um dos mais completos, porque tem várias funcionalidades. Com ele, você agenda posts, cria hashtags em grupos e realiza publicações de forma automática. O app também tem um banco de imagens gratuitas e fornece métricas e comparações específicas por semana, mês e ano;
  • Plann: é um aplicativo de gerenciamento que permite o agendamento de posts e a criação temas para organização do feed do Instagram. Ainda tem um planejador de hashtags, favorece a busca por tendências na rede social e aumenta o engajamento com o público pelo planejamento estratégico.

Com o uso de um ou mais desses apps, você elabora suas postagens, edita as imagens, organiza o feed e alcança melhores resultados no Instagram.

Organize por cor

As tonalidades usadas favorecem a criação de padrões e unidades. Você pode criar uma cor predominante, brincar com as opões ou escolher uma paleta.

Inclusive, se você não quer ficar restrito a um só filtro, vale a pena usar a primeira opção, da cor preponderante. Um exemplo são os feeds brancos, que costumam fazer sucesso na rede social.

Padronize recortes e bordas

As bordas e o tipo de recorte usado é uma maneira de saber como organizar o seu feed no Instagram e diferenciá-lo da concorrência. Ao mesmo tempo, mantém a ordem e garante que as imagens tenham uniformidade.

Para os seguidores, é uma maneira de facilitar a percepção de estética do feed. Por isso, vale a pena usar essa alternativa, ainda que ela tenha feito mais sucesso antes. De toda forma, quando publicadas, as imagens criam diferentes quadros no perfil.

Defina um tema para o feed

A organização do feed do Instagram deve priorizar um tema, especialmente em datas comemorativas. A alternativa é uma forma de consolidar um contexto específico, como períodos de liquidação, a exemplo da Black Friday, e festas de final de ano.

É claro que os temas escolhidos precisam ser condizentes com o seu negócio. Desse modo, você consegue contar histórias, ter um gatilho para interação dos usuários e linkar essa estratégia a outras passíveis de exploração no marketing.

Para fortalecer ainda mais a ideia, você pode organizar o feed por blocos. Planeje a postagem de três imagens que dialoguem entre si. Para chegar a esse resultado, basta optar por elementos que conversem na edição de cores, das bordas e da temática. Quando as fotografias forem postadas, elas ficarão lado a lado e ficarão alinhadas, o que ajudará na interpretação dos usuários.

Outra opção é usar temas por paisagem, comida, animais, pessoas, roupas etc. Determinar um tema é uma forma de harmonizar o feed do Instagram, inclusive em períodos sem datas comemorativas.

Escolha um formato único

O Instagram permite criar postagens em diferentes formatos. As possibilidades são:

  • square (quadrado);
  • lanscape (horizontal);
  • portrait (vertical).

Junto a isso, você pode utilizar diferentes tamanhos. Para tomar a decisão correta, é necessário avaliar a estética e ver que tipo de imagens funcionam melhor, de acordo com padrão. Atente ao que será visualizado ao final.

Uma forma de chegar a esse cenário é ter como foco o mosaico obtido com a postagem de diferentes imagens. Outra possibilidade é ter o conteúdo principal centralizado para ser visualizado assim que o Instagram é acessado.

Além disso, lembre-se de seguir um estilo. Criar o seu próprio é uma maneira de se diferenciar e chamar a atenção pela criatividade. Aqui, é preciso usar uma espécie de linha editorial, que seja condizente com a identidade da marca e o que ela pretende passar.

Faça uma boa seleção das imagens para postar

As fotos podem ser editadas, mas nem todas são boas para publicar. Essa decisão é pessoal e deve considerar a identidade da marca, os elementos necessários para fortalecer esse aspecto e o estilo a ser seguido.

Mais que isso, é preciso avaliar a iluminação, o enquadramento e o alinhamento da paisagem e dos objetos. Assim, você chegará a uma qualidade estética única para organizar o feed do Instagram.

Dentro desse contexto, uma foto que você gostou, mas que não tem a ver com o restante do feed, deve ser postada nos Stories ou guardada para outro momento. Para ter ideias, busque referências em blogs e outros perfis, e deixe a criatividade rolar solta.

Depois de colocar todas essas dicas em práticas, curta as fotos e o resultado da organização. Você verá que esse é um trabalho complexo, porque requer o manuseio de diferentes imagens e elementos. Aos poucos, será mais fácil pensar em cenários diferentes para compor o perfil.

Agora você já sabe como organizar o feed do Instagram e como fazer isso. Basta colocar as dicas em prática e ver os resultados fluírem. Aproveite ao máximo as ferramentas disponíveis e conte com uma agência de marketing digital de alta performance para executar um trabalho mais eficiente. Você verá que vale a pena!

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