Como o LinkedIn Para Negócios Pode Ajudar Sua Estratégia de Marketing Digital?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 27 de maio de 2016

 

A maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn, é essencial em qualquer estratégia de marketing digital. Ela se destaca, principalmente, por ser um canal em que empresas, clientes e seguidores constroem relacionamentos duradouros por meio do compartilhamento de conteúdos altamente relevantes.

No LinkedIn, bons relacionamentos podem resultar em grandes oportunidades de negócio.

É importante gravar essa afirmativa, pois ela derruba o antigo mito de que esta rede social é usada apenas para fazer networking. Sendo assim, neste artigo explicaremos o que deve ser feito no LinkedIn para promover sua marca e atrair novos clientes. Mas antes vamos mostrar números que apontam alguns aspectos importantíssimos dessa mídia social. Confira!

Alguns Dados Estratégicos Sobre o LinkedIn:

  • Até o primeiro trimestre de 2016, o número de usuários bateu os 433 milhões em todo o mundo. O Brasil é o terceiro país com mais inscritos na rede. Os dados são da Statista.
  • Quase 100% (99,7%) dos usuários não usam o LinkedIn apenas para procurar empregos. Isso reforça a ideia de não ser uma rede exclusivamente para contatos de trabalho.
  • 60% afirmam que gostariam de relacionar-se com empresas as quais eles possuem interesses nos produtos e serviços.
  • 75% acreditam que a rede é uma fonte confiável de informações das empresas. Esse e os dois dados anteriores foram retirados de um infográfico do próprio LinkedIn.
  • 41% dos usuários são proprietários ou executivos de empresas. 25% são responsáveis pelas decisões de negócios em sua organização, segundo o LinkedIn.

Por que Empresas Devem estar no Linkedin?

Com base nessas informações podemos evidenciar quatro pontos relevantes sobre o LinkedIn e o perfil dos seus usuários:

  • popularidade em uma rede com foco profissional;
  • busca por relacionamentos não só corporativos, mas também sociais e comerciais baseados em conteúdo de qualidade;
  • credibilidade nas interações;
  • contatos mais diretos com quem tem o poder de compra.

Lembre-se desses pontos, pois estarão direta e indiretamente envolvidos com as dicas que abordaremos a partir do próximo tópico. Agora sim falaremos sobre ações e benefícios do LinkedIn para gerar resultados de negócios.

Como melhorar sua estratégia de Marketing Digital com o LinkedIn Para Negócios

 

Otimize a imagem da sua empresa

Promover sua marca no LinkedIn começa com a forma que o público visualiza o seu perfil. A primeira coisa para ter em mente é que, diferentemente das outras redes sociais, o LinkedIn tem uma diretriz básica, que é a das relações profissionais.

É como um código de conduta no qual os usuários sabem que, por exemplo, a postagem de fotos de gatinhos e bebês fofos sai completamente da proposta da rede social.

E de que forma você pode tornar o seu perfil mais bem-visto? Publicando postagens relevantes, mantendo sua página com um tom mais formal e atualizada, pois informações defasadas e conteúdo pouco distribuído não passa tanta credibilidade.

Crie relações sólidas com suas personas

Essa dica poderia ser um dos modos de tornar a imagem da sua empresa mais profissional, mas aqui daremos um destaque especial a este aspecto. Isso porque, ele é o ponto-chave para o sucesso no LinkedIn.

Quando falamos em relacionamentos sólidos, queremos dizer que sua marca precisa ser parceira dos usuários. Mais do que isso, ela precisa ser um ponto de referência para quem busca se informar, descobrir novas ideias e encontrar soluções em sua área de atuação.

Se o LinkedIn é considerado uma fonte confiável, você deve aproveitar essa imagem para promover os conteúdos da sua empresa. Um vídeo, infográfico, e-book ou um simples artigo bem produzido e com informações relevantes tende a ter um papel mais importante nas etapas da jornada do consumidor, inclusive em uma decisão de compra. 

Participe de Grupos e Crie Suas Comunidades

Essa é uma das formas de construir boas relações com os seguidores. No LinkedIn existem milhares de grupos segmentados nos quais os usuários compartilham conteúdos e dúvidas de interesse comum.

A interação da sua marca nesses grupos é relevante para contribuir com os questionamentos dos participantes. Contudo, não se deve sair respondendo todos os tópicos para não desgastar a imagem da empresa. É bom ter cautela também na hora de promover seus conteúdos para não passar a impressão de fazer SPAM.

Outra opção interessante seria a criação do seu próprio grupo. Isso não quer dizer que você deva usar este espaço somente para vender seus produtos e serviços. A intenção é criar uma comunidade própria na qual seja possível entender mais de perto os interesses e dúvidas do público.

Encontre clientes segmentados

Existem dois métodos básicos para segmentar seu conteúdo e impactar os usuários que interessam. O primeiro é otimizando o seu perfil para os mecanismos de busca. O segundo é na criação de campanhas patrocinadas.

A otimização para buscadores ocorre quando você utiliza suas palavras-chave na descrição e nas especialidades da sua página de empresa.  Assim, facilita-se as pesquisas tanto no Google quanto dentro da própria plataforma.

Nos anúncios do LinkedIn Ads você pode atrair novos clientes de acordo com sua localização, idade, sexo, empresa, localização e tamanho da empresa, habilidades profissionais, escola ou faculdade, grupos, função na empresa (executivos, diretores ou analistas, por exemplo) e muito mais.

LinkedIn Ads: Saiba Como Funciona e Quanto Investir

Use a pesquisa avançada para se aproximar dos seus clientes ideais

A pesquisa avançada é uma ferramenta do LinkedIn localizada ao lado direito do campo de buscas da plataforma. Como o próprio nome sugere, é uma opção para você especificar parâmetros e filtrar a pesquisa de pessoas, grupos e outras empresas.

O detalhe interessante desse mecanismo é que há diversas opções para segmentar, como: palavras-chave, nome, cargo, instituição de ensino, empresa, interesse em organizações sem fins lucrativos, grupos, etc.

O objetivo é facilitar a conexão com os seus possíveis alvos de campanha e com perfis que ajudem a expandir sua rede de contatos, como pessoas influentes, produtores de conteúdo e outros.

TODA EMPRESA PODE TER UMA PÁGINA NO LINKEDIN PARA NEGÓCIOS

Pelo que vimos ao longo do texto, o LinkedIn pode ajudar a sua empresa a alcançar dois objetivos básicos: fortalecimento da relação com o público e a geração de mais conversões. Desses pontos outros resultados relevantes são extraídos como consequência: mais conhecimento de marca, tráfego no site, leads, vendas, consideração, preferência e fidelização.

No entanto, não se esqueça de focar no compartilhamento de conteúdo relevante! É isso que atrai e encanta os usuários. Pense nos problemas, demandas e desafios do público. Explore-os em cada postagem e, assim, você construirá relacionamentos que geram resultados.

Se for necessário, procure uma agência de Marketing Digital especializada para ajudar a gerenciar o LinkedIn e suas outras redes sociais. Esse apoio poderá ser importante para atender todos os seus objetivos de negócios.

E você, entendeu o papel do LinkedIn em uma estratégia de marketing digital? Se você curtiu o nosso artigo, seus colegas e amigos poderão se interessar também. Então, que tal compartilhar este post em suas redes sociais? É rápido e você poderá levar um conteúdo de qualidade para mais pessoas!

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