Como mensurar o ROI de sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 18 de novembro de 2014

O Marketing de Conteúdo já se tornou uma parte importante de estratégias globais de marketing digital e inbound marketing. Diretores, gerentes e proprietários de empresas de todos os portes já entenderam a importância de um blog para atrair e educar potenciais clientes. Ele funciona como isca para visitantes provenientes de mecanismos de busca e mídias sociais, colocando a empresa no caminho para se tornar referência em sua área de atuação na cabeça de seus potenciais clientes, alcançando o tão desejado share of mind.

A importância do Marketing de Conteúdo é reconhecida. Porém, quando o assunto é mensurar o retorno sobre o investimento (ROI), a coisa se complica um pouco. As formas para este cálculo não são muito claras e isto muitas vezes gera dúvidas e conclusões imprecisas.

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Investimentos são feitos em busca de retorno, é óbvio. Então você precisa saber como mensurar suas ações de Marketing de Conteúdo. Siga nossas dicas a seguir e esta tarefa ficará muito mais simples.

Quanto você investe?

Pode parecer óbvio, mas nem todos fazem: para calcular retorno sobre o investimento, é necessário saber exatamente qual é o investimento.

Esta tarefa é bem simples quando você terceiriza com especialistas a produção de conteúdo para o seu blog, pois o serviço é prestado por um fee definido. Não há contas a fazer, pois há um valor fixo a ser usado no cálculo.

Entretanto, para quem gera o conteúdo “dentro de casa”, a conta fica mais complexa: é necessário tomar como base o salário do responsável (ou responsáveis, visto que um número maior de redatores proporciona conteúdos mais ricos, baseados em múltiplas expertises), encontrando o salário/hora para produção de conteúdo na empresa. Então deve-se aplicar os encargos para chegar ao custo real da hora de produção de conteúdo, e multiplicar pela quantidade de horas/mês.

Rastrear visitantes: o “x” da questão

Tendo claro o valor do investimento, a chave para se calcular o retorno sobre ele é rastrear o fluxo dos visitantes dentro do seu site, desde a entrada até o momento da conversão.

Inicialmente, você precisa acompanhar os KPIs de meio de funil, mensurando os visitantes que se transformam em leads. Isto pode ser feito através de programação no formulário a ser preenchido, com uma sinalização que indique o blog como fonte da geração do lead, ou mesmo criando uma caixa de entrada à parte para o recebimento dos formulários provenientes do blog.

Se no seu caso a geração de leads é feita através de ligações telefônicas, uma boa forma de mensurá-los é utlizar o calltrackingmetrics.com, serviço bastante eficiente para esta finalidade.

A partir daí, o que você precisa fazer é acompanhar os novos clientes adquiridos ou vendas efetivadas entre os leads gerados pelo blog. Caso sua empresa possua um software de CRM, é simples gerar um relatório com estes dados. Se este não é o seu caso, será necessário identificar manualmente estes novos clientes ou vendas, o que para pequenas empresas é bem factível.

Pronto, agora você tem as variáveis necessárias para calcular o retorno sobre o seu investimento em marketing de conteúdo. Num cálculo simples, basta dividir o valor do retorno pelo valor investido e você terá o valor do ROI.

Você tem calculado o retorno sobre seus investimentos online? Como tem sido a sua performance? Especialistas da área podem otimizar sua verba, para isto conte com a Ingage!

 

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