Como medir o ROI em Redes Sociais?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 12 de Março de 2014

Há quem pense que as redes sociais são plataformas que consistem em ações humanas e por isso são difíceis de transformar em números quando medimos o retorno do investimento nessas mídias. Mas é possível mensurar a contribuição de redes sociais para o tráfego de um site, assim como o impacto causado pela a sua marca. Os resultados da utilização desses canais são quantificáveis, porém existem alguns fatores que precisam estar muito bem definidos antes de medir.

 

O que é mais importante antes de monitorar

Antes de pensarmos nas ferramentas que vamos utilizar, precisamos saber se o conteúdo que compartilhamos é mensurável.  É preciso também ter em mente, de forma muito clara, qual é o objetivo da sua empresa nelas. Por exemplo: branding, tráfego no site, tráfego na página ou outras conversões. Partindo deste princípio é possível definir quais métricas serão as mais importantes.

Ferramentas para monitoramento em redes sociais

Você pode utilizar diversas ferramentas para monitoramento de suas ações nas redes sociais e proporcionar um melhor desempenho. Confira algumas que selecionamos.

Bitly

Fácil de usar e torna mensuráveis os links que postamos nas redes sociais. Através delas é possível saber a quantidade de cliques e engajamento que um link específico obteve por meio da rede social utilizada.

Facebook Insights

Ferramenta do próprio Facebook, que apresenta número de fãs, taxa de rejeição, engajamento, pessoas falando a respeito da sua página, taxa de cliques, tipo de público e alcance de suas publicações.

Google Analytics

Apresenta taxas de conversão e o valor das que ocorreram por meio das redes sociais, o tráfego trazido ao seu site por meio delas e o impacto que trouxeram para a sua marca.

Social Mention

Monitora em tempo real o que o público está falando sobre a sua marca , um novo produto, ou sobre qualquer assunto relacionado à sua empresa.

Social Bakers

Você pode exportar em PDF relatórios completos de toda a sua ação nas redes sociais, conhecer seu público a partir de local, idade e interesses e analisar seus concorrentes.

Topsy

Semelhante ao Google, monitora Google +, oferece uma lista com os posts criados na última hora, último dia e última semana.

Tweetreach

Analisa alcance pelos tweets gerados pelo termo perquisado. Apresenta gráficos com número de replies e retweets. Métricas apenas dos últimos 50 tweets.

Como utilizar esses resultados para calcular o meu ROI?

Através da combinação de todas essas ferramentas você pode obter uma visão geral do seu investimento e influência nas redes sociais, além de ter informações sobre o comportamento de seus visitantes.

Após obter todas as informações necessárias através das ferramentas de monitoramento, é preciso ter em mente o valor investido nas redes sociais e os tipos de conversão que elas trouxeram, seja um aumento de vendas a partir do engajamento trazido ao seu site, conversões em vendas ou até mesmo ligações para a sua empresa à procura de um produto ou serviço.

Lembre-se que o ROI das mídias sociais não é um cálculo que deve ser levado em conta apenas nos números obtidos. Ele deve ser incluído no cálculo do retorno sobre o investimento de todos os meios utilizados para a estratégia de comunicação utilizada na sua campanha.