Como inovar na experiência do consumidor

Ingage
Ingage - 27 de agosto de 2019

Uma das principais maneiras de reconhecer a reputação de uma empresa é através da sua fidelização de clientes. O principal motivo é reter esses consumidores para que eles não se encaminhem para a concorrência, além de aumentar, dessa forma, o valor que eles proporcionam.

Proporcionar a eles a melhor experiência possível está diretamente ligado a essa fidelização. A seguir veja algumas dicas de como utilizar-se de estratégias do marketing digital para realizar essa função.

Conheça o Customer Success

‘Sucesso do cliente’ é o termo relacionado ao gerenciamento dos clientes, focado no relacionamento, que alinha os seus objetivos com o do possível comprador para que os resultados sejam mais satisfatório para ambos.

Cada vez mais o foco das empresas precisa estar no relacionamento com o cliente e não apenas no produto final da venda. Por isso, é importante dar atenção às seguintes informações:

  • conecte-se ao consumidor;
  • esteja atento;
  • faça pesquisas de satisfação e feedbacks.

Conecte-se ao consumidor

Não é apenas quando algo está errado ou quando o cliente está com algum problema que você deve se comunicar com ele. Para criar um maior relacionamento, deve existir meios para isso: esteja presente nas redes sociais para que eles consigam ter contato com a sua marca.

Um dos princípios do Grupo Ideal Trends é a integridade. Pode ter certeza que a grande maioria dos seus possíveis consumidores também buscam isso ao fechar algum negócio ou efetuar uma compra. Vivemos na era da sustentabilidade e, ter esses conceitos cada vez mais reais na sua marca, pode fazer com que o cliente sinta-se mais à vontade de realizar as compras com você.

Além disso, é interessante mostrar em suas mídias como o seu trabalho é feito. Mostrar esse processo faz com que você crie um vínculo maior com o seu cliente, além de fazer com que ele valorize mais o seu trabalho. Outro princípio do Grupo Ideal Trends é “trabalhe duro”.

Sabemos que qualquer empreendedor tem que trabalhar, e muito, para que os seus objetivos sejam atingidos e para que bata as suas metas. No momento em que você mostra os processos do seu trabalho para o seu público, com todas as etapas e quantas pessoas são necessárias para cada função, você acaba humanizando toda essa relação, o que cria uma maior empatia nos seus clientes.

Esteja atento

É possível obter dados quando um cliente abandona o carrinho de compras e não a efetua. Por isso, é importante que você tenha pessoas especializadas na sua equipe para buscar saber o que aconteceu e se, de alguma forma, vocês podem ajudar.

Ter essa preocupação faz com que, além de melhorar a experiência do consumidor, mostre que você está disposto a ouvir novas ideias e pensar em quais pontos pode aperfeiçoar, partindo de uma necessidade do cliente.

Além disso, partindo de um dos princípios do Grupo Ideal Trends, ser simples é melhor. Às vezes, tudo o que um possível consumidor precisa para efetivar, de fato, a compra é a simplicidade e a franqueza da empresa, exatamente por evitar complexidade e sofisticação desnecessária.

Faça pesquisas de satisfação e feedbacks

É através das pesquisas que você vai saber exatamente qual o nível de satisfação do seu cliente. Isso é fundamental para continuar tendo bons resultados ou melhorar, caso seja necessário.

Uma boa estratégia de marketing, da qual o Grupo Ideal Trends é especializado, é fazer pesquisas qualitativas e quantitativas, totalmente voltadas para monitorar a opinião do seu consumidor em relação a sua marca.

Independente dos resultados negativos ou positivos, o importante é visualizar como tudo funciona, para que os seus próximos passos sejam efetivos. Além disso, ouvir o que o seu consumidor tem a dizer faz com que ele se sinta importante em relação à marca, o que acaba sendo uma das melhores formas de fidelizá-lo.

Quais são as vantagens?

Há uma maior fidelização e retenção dos seus clientes. Ou seja, o sucesso do cliente é responsável por deixá-los satisfeitos a todo momento, havendo, portanto, uma menor taxa de desistência e cancelamentos.

Além disso, um cliente satisfeito é uma das melhores formas de marketing sem investir dinheiro diretamente nisso. Eles são responsáveis por trazer uma nova parcela de consumidores a sua marca, além de sempre estarem dispostos a voltar, quando necessário. Ou seja, quanto melhor o atendimento, mais recomendações são feitas e, dessa forma, mais clientes entram no seu quadro de fidelizados.

A partir do momento que você investe no Customer Success, sua empresa vai ter uma grande melhoria nos serviços. Agora vocês estão dispostos não apenas a solucionar um problema, mas a evitar que eles ocorram, em um contato direto com o consumidor. Por isso, também há possibilidade de aumentar a lucratividade.

Pronto para investir?

Dispor-se a fornecer uma boa experiência ao seu consumidor, é uma das melhores alternativas para que a sua empresa cresça em indicações e se torne referência, fazendo, ainda, com que eles sempre voltem. Todo o esforço na retenção desses clientes, é um investimento para aumentar as suas vendas e diminuir os seus gastos e despesas.

No Grupo Ideal Trends, assim como em qualquer empresa, o resultado é sempre a maior força que rege um negócio. Sendo assim, se o seu objetivo nesse momento é inovar na experiência do consumidor, através de estratégias do marketing digital, o Customer Success é um meio efetivo para tal.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

Texto escrito por Grupo Ideal Trends

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