Como Ganhar Mais Seguidores No Instagram: Guia Completo

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 29 de janeiro de 2016
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O Instagram está rapidamente se tornando um ponto essencial para marcas que procuram utilizar as mídias sociais para conectar-se com os atuais e potenciais clientes – e por uma boa razão.

Apelidado como o “Rei do engajamento social  pela Forrester Research, o Instagram possui uma taxa média de interação de 2,3% por seguidor! Isso ultrapassa, de longe, a taxa de engajamento de marcas tanto no Facebook (0,2%) quanto no Twitter (0,02%).

Com altas taxas de engajamento e mais de 400 milhões de usuários ativos mensais não é surpresa que ganhar novos seguidores no Instagram tornou-se a prioridade número 1 para qualquer negócio que utiliza a plataforma.

Mas, como conseguir mais seguidores no Instagram? Seria através de conteúdo? Anúncios?

Infelizmente, não há nenhuma fórmula mágica sobre como conseguir milhares de novos seguidores no Instagram, mas existem maneiras de aprimorar a sua estratégia no Instagram para que assim, seu público-alvo possa encontrar – e seguir – você.

Montamos abaixo um passo a passo para construir um Instagram de sucesso e conquistar mais seguidores:

7 maneiras de conseguir mais seguidores no Instagram

Neste guia, iremos cobrir algumas táticas que nós, da Ingage, temos visto que são eficazes para obter mais seguidores no Instagram. Quer seguir para a seção que mais lhe interessa? Clique nos botões abaixo para pular para as seções que deseja focar-se.

  • Crie uma estratégia clara

A utilização de qualquer rede social de maneira aleatória e sem rumo pode levar ao desperdício de recursos e a um baixo retorno sobre o investimento. O Instagram não é uma exceção. Ter uma estratégia em prática o ajudará a definir o que você quer alcançar, para que assim possa segmentar e atrair novos seguidores relevantes para o seu negócio.

Se você está começando do zero ou ajustando seus esforços voltados para o Instagram, aqui estão três elementos para a construção de uma estratégia sólida:

  • Investigue seus concorrentes

A analise do que seus concorrentes estão fazendo no Instagram irá lhe mostrar o seguinte:

  • Como realmente é um follow realista de negócios do seu nicho ou indústria;
  • Que tipo de conteúdo outros negócios em seu nicho ou indústria postam – e o que não está funcionando.
  • A frequência com que o público irá esperar que você poste conteúdo.
  • De que maneira as outras empresas estão engajando seu público-alvo.
  • Decida que história você irá contar

Não importa em que setor seu negócio se enquadra, você tem uma história para contar que se encaixa perfeitamente em uma rede altamente visual como o Instagram. A narrativa convincente em seu conteúdo lhe dará um sendo de propósito e pode inspirar o boca a boca de sua atual comunidade, tornando sua conta do Instagram mais atraente para novos seguidores.

Satisfaça a curiosidade de seus seguidores, mostrando como o seu produto é feito, ou compartilhando a perspectiva de um colaborador a fim de humanizar sua marca, ou então posicione sua marca de forma aspiracional, apresentando o estilo de vida de seus clientes. Você não precisa limitar sua estratégia a apenas um desses grupos. A maioria das marcas de sucesso lhe dirá todas essas histórias ao mesmo tempo de maneiras diferentes e talvez em diferentes canais sociais.

  • Defina metas

Como sua estratégia no Instagram só será tão efetiva quanto os objetivos que você deseja atingir, é preciso saber o que se está buscando. Sugerimos a definição de metas e objetivos para o Instagram que se alinham ao seu negócio de maneira global e às suas estratégias de marketing – que pode ser conhecimento de marca, direcionamento de tráfego para o seu site ou apoiar os objetivos de uma campanha de marketing maior.

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  • Ganhe mais seguidores tornando sua conta no Instagram mais visível

Se você está lutando para atrair novos seguidores no Instagram, uma solução simples (mas muitas vezes esquecida) é tornar mais fácil para que as pessoas o encontrem. Ou seja, aumentar o número de maneiras com que os potenciais novos seguidores possam descobrir sua conta no Instagram. Aqui estão algumas sugestões específicas:

Por exemplo, a Sony Mobile dirigiu o seu público do Facebook para sua conta do Instagram neste post, concentrando-se em um produto específico. Isso deu a seu público uma razão para seguí-los no Instagram. Eles também utilizaram uma URL personalizada e encurtada, permitindo-lhes acompanhar o sucesso, comparar o número de cliques no link ao número de novos seguidores que eles ganham no Instagram.

  • Coloque o link do seu Instagram em seu website, em sua assinatura de e-mail e em suas newsletters para que mais pessoas entrem em contato com sua marca on-line e possam encontrá-lo em sua mídia social.
  • Siga pessoas, curta e comente suas fotos para aumentar a visibilidade dentro do Instagram.
  • Use hashtags relevantes para fazer com que seu conteúdo apareça nas pesquisas (teremos mais sobre isso na próxima seção)
  • Incorpore as fotos do Instagram em suas postagens de blog.
  • Crie conteúdo relevante para que o número de seguidores do seu Instagram cresça

 

Isso pode parecer bobagem, mas deve ser salientado: quanto melhor for seu conteúdo no Instagram, maior a probabilidade de você obter mais seguidores. Postando fotos que estão desfocadas, com a marca de forma inconsistente ou simplesmente de maneira não interessante, não fornecerá nenhum incentivo para as pessoas seguí-lo.

Aqui estão algumas orientações para melhorar a sua estratégia de conteúdo no Instagram:

  • Encontre a melhor hora para postar no Instagram

Use a visão que você tem sobre seus clientes par ajudar a determinar o melhor momento para postar no Instagram. Por exemplo, se seus clientes são normalmente pessoas que trabalham em empregos de período integral, as chances de que eles irão verificar seu Instagram entre 9:00 às 11:00 é muito pequena. Há melhores chances de eles verificarem os posts na primeira parte da manhã, na hora do almoço ou depois do trabalho. No entanto, se os novos seguidores que você espera ganhar são pais e mães que ficam em casa, o período de pico do Instagram pode ser alterado.

A maneira mais eficaz de determinar o melhor momento para postar no Instagram é testando a melhor hora para publicar suas fotos. Se vocês perceber que as fotos que você posta no período da manhã são as que possuem o maior número de curtidas, comentários ou é o período em que se registram o maior número de seguidores, então ajuste a programação de conteúdo conforme essas análises.

Bônus: Social Selling ou Venda Social: O Que É e Como Vender Nas Redes Sociais

  • Publique constantemente

Não há nenhum número mágico para a frequência com que você deve postar em seu Instagram, mas um relatório recente da Simply Measured observou que “75 por cento das principais marcas publicam, pelo menos, uma vez por semana. ” Tenha em que o objetivo é garantir que suas fotos apareçam no feed de notícias de seus seguidores para que assim, você possa interagir com eles. Essa atividade, então, será visível para os seus seguidores, o que aumenta suas chances de conseguir novos seguidores. Os seus seguidores, por sua vez, querem ver seu conteúdo, afinal, é por isso que eles seguiram você para começo de conversa. Por isso, não tenha uma programação inconstante de publicação.

Não tem tempo suficiente pra postar todos os dias no Instagram? Planeje as postagens de fotos (juntamente com suas legendas) com antecedência!

“Poste no mínimo um post por semana. 75% das marcas influentes postam com essa frequência”

Kevin Shively – Senior Content Strategist na Simply Measured

  • Use hashtags

Ao incluir hashtags relevantes em suas legendas, você ajudará suas mensagens a aparecer para as pessoas que podem não estar seguindo você ainda, mas estão à procura de fotos relacionadas com sua marca ou negócio. Antes de usar hashtags para obter mais seguidores, certifique-se de seguir as seguintes instruções:

O que FAZER e o que NÃO FAZER ao utilizar as hashtags do Instagram:

 

FAZER: Encontre e utilize o que é popular.

Use os aplicativos Iconosquare e Trendspotter para procurar as hashtags mais populares relacionadas ao seu produto, serviço ou indústria.

FAZER: Crie sua própria hashtag.

Crie sua própria hashtag que faça com que seu público interaja mais e queira participar.  A Herschel Suplly usa a hashtag #WellTravelled como parte de sua estratégia de marketing social, que sua audiência também passou a utilizar para documentar suas viagens. Isso cria um forte senso de comunidade ao mesmo tempo que expõe a marca Herschel para novos seguidores e potenciais clientes.

NÃO FAZER: Não exagere. Embora o uso de hashtags seja uma forma eficaz de conseguir novos seguidores no Instagram, ao exagerar em seu uso pode gerar uma distração para o seu público e diluir a mensagem.

NÃO FAZER: Não use gimmicks, ou os chamados truques de hashtags. Usar hashtags como #likeforlike, #tagsforlikes ou #folowme pode ajudá-lo a ver um aumento temporário em seus seguidores, mas eles podem ser apenas spammers ou pessoas interessadas apenas em serem seguidas de volta, e isso não irá ajudá-lo a construir uma comunidade significativa ou engajada no Instagram. Ao invés disso, o Instagram recomenda que você se concentre em utilizar hashtags específicas para sua foto, produto ou negócio.

Mais dicas para Instagram:

  • Utilize legendas

Embora o Instagram seja uma plataforma altamente visual, as legendas da foto desempenham um grande papel na hora de obter novos seguidores. Junto com o uso de hashtags, aqui estão as coisas a considerar quando adicionar legendas às suas fotos:

  • Pergunte: Isso irá incentivar o público a deixar comentários em resposta, e este tipo de envolvimento torna sua conta mais visível a mais pessoas. Neste exemplo, Winners apresenta seus produtos, ao mesmo tempo em que se engaja com sua comunidade, incentivando-os a deixar um comentário sobre a foto.
  • Marque usuários.  Marque outros usuários do Instagram em suas fotos utilizando as legendas ou a própria funcionalidade do Instagram para este fim. Como foi observado por Simply Measured, posts que mencionam outros usuários na legenda tem, em média, uma taxa de engajamento 37% mais elevada. Outra forma de engajamento, é incentivar seus seguidores a marcar os seus amigos nos comentários, se for o caso.

Por exemplo: “Marque alguém que você sabe que precisa de um período de férias!”, isso pode ajudar a expor a sua conta Instagram a uma rede maior de pessoas.

  • Marque sua localização. Se você trabalha em uma empresa que tem uma localização física, certifique-se de marcar suas fotos com esse local e incentivar seus clientes a fazer o mesmo. Os usuários podem, em seguida, clicar no local e ver todas as fotos postadas em sua loja, restaurante ou local, o que pode ajudar a expor a sua marca (e conta Instagram) para mais pessoas. Procure o local Starbucks, por exemplo, e verá as postagens mais recentes marcadas pelos clientes no local.
  • Obtenha mais seguidores do Instagram através de concursos e campanhas

Como fazer concursos no Instagram?

Promover concursos no Instagram pode te ajudar a aumentar ainda mais sua audiência, direcionar o tráfego para o seu site, e até mesmo ajudá-lo a vender seu produto. Assim, para entrar no concurso, peça às pessoas para seguí-lo, comentar em uma de suas fotos, usar uma hashtag específica ou compartilhar uma de suas fotos.

Encorajar os usuários a compartilhar o conteúdo gerado em seu Instagram pode ajudá-lo a atingir mais pessoas. Aqueles que não seguem sua conta, estarão expostos a ela através de um post criado por um de seus amigos, o que é uma forma eficaz para conquistar a confiança de novos seguidores.

A Benefit Cosmetics tem utilizado com sucesso os concursos para unir a experiência online e offline dos seus clientes. Para uma campanha recente, eles formaram uma parceria marca Ulta para executar um concurso que incentivou os usuários a compartilhar uma selfie depois de uma visita com um especialista em uma loja local da Ulta. Ao seguir a conta da Benefit Cosmetics e postar sua selfie usando a hashtag #browbestie, o cliente era inscrito para ganhar valor de um ano de serviço de sobrancelha, bem como US$ 250 em produtos da Benefit.

Este concurso conseguiu três coisas: ele agiu como incentivo para novos seguidores, apresentou e promoveu uma experiência na loja física e foi recompensado pela comunidade com um comportamento online que veio naturalmente para eles.

Campanhas de Marketing no Instagram

Incorporar o Instagram às suas campanhas de marketing global pode ajudar você a ganhar novos seguidores e conectar as experiências online e off-line dos seus clientes. Por exemplo:

  • Execute uma campanha no formato teaser, que é algo exclusivo para o Instagram, e lentamente revele um anúncio, tal como um novo produto ou serviço.

A Taco Bell, por exemplo, anunciou que começaria a servir o café da manhã em um rápido vídeo no Instagram, que foi divertido de assistir, mostrou seu produto e deixou sua audiência animada.   

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  • Utilize o Instagram para fornecer uma cobertura para eventos ao vivo, incluindo conferências, eventos beneficentes ou promoções em sua loja.

A Hubspot listou as melhores marcas no Instagram, dê uma olhada nesses cases do Instagram.

  • Ajude os outros a Construir a Sua Comunidade

Como todas as redes de mídia social, o Instagram gira em torna das comunidades construídas dentro dele.  Ao encontrar potenciais novos seguidores no Instagram, siga-os primeiro, e depois se envolva ao curtir, comentar e compartilhar seu conteúdo – vários usuários, muitas vezes, devolvem o favor.

Configure os parâmetros do Instagram para encontrar, monitorar e interagir com usuários.be você encontrar alguém que poste conteúdo relevante, deixe um comentário e pergunte se você pode compartilhar a foto na conta de sua empresa. (Apenas certifique-se dar crédito ao indivíduo que publicou originalmente.)

Colaborar com outros usuários de seu ramo pode ajudar você e seus influenciadores a atingir novos públicos e aumentar o número de seus seguidores e exposição da marca.  O Trendspottr pode ajudá-lo a obter insights sobre quem são esses influenciadores e o conteúdo mais popular que eles estão compartilhando no Instagram.

  • Ganhe Mais Seguidores no Instagram Ao Considerar a Publicidade Online

Se você tiver um orçamento para publicidade nas mídias sociais e anúncios no Instagram, isso deve estar definitivamente em seu radar. Um anúncio patrocinado é uma maneira poderosa para atingir novos potenciais seguidores do Instagram – e rápido! 

O Instagram agora permite que quase todos os usuários comprem posts patrocinados dentro da plataforma, usando ferramentas de compra de publicidade on-line que são oferecidos por parceiros oficiais do Instagram. Isto significa que agora você pode entrar em um desses sites de terceiros para criar, segmentar e colocar anúncios no Instagram, em estilo self-service.

Em um estudo feito pela Nielsen Brand Effect, percebeu-se que mais de 400 campanhas publicitárias do Instagram deram resultado, ou seja, apresentaram recall, mostrando-se 2,8 vezes mais efetivas do que outros tipos de publicidade online. A & W Restaurants apresentou um aumento de 39 pontos em sua recall e um aumento de 4 pontos de posts associados após executar sua campanha de publicidade no Instagram.

  • Meça e analise os resultados do Instagram:

Não está ganhando novos seguidores no Instagram da forma que você esperava? Rever suas métricas e análises de maneira regular pode ajudá-lo a identificar as áreas onde você pode, eventualmente, ajustar a sua estratégia.

Por exemplo, você pode notar uma correlação entre a hora do dia que você postar, certas hashtags, ou o tipo de conteúdo, e um pico de novos seguidores. Tente focar em repetir estes momentos para ver se você obtém os mesmos resultados.

Bônus: Veja Aqui Como Calcular o ROI (Retorno Sob Investimento) das Redes Sociais

Utilizando o aplicativo Iconosquare você pode analisar suas métricas de engajamento e avaliar as estatísticas de resumo mensais sobre sua comunidade no Instagram, guiando-o em direção ao sucesso.

Nesse guia você conheceu como ganhar mais seguidores no Instagram da sua marca. Tem mais alguma sugestão? Deixe para gente nos comentários!

 

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