Saiba como criar um site de vendas eficiente

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Publicado por Laís Santos em 14 de janeiro de 2022

Desenvolvedora fullstack na INGAGE, Laís é responsável por desenvolver e ajustar os sites, landing pages e sistemas dos clientes, além de garantir a boa performance e funcionamento correto dos mesmos.

Saber como criar um site de vendas eficiente é fundamental para ter sucesso nos negócios. Ele é o principal canal entre a marca e o seu consumidor. Além de servir como uma poderosa ferramenta de vendas online, pode oferecer importantes informações sobre produtos, serviços, entre outras.

O site também permite analisar a quantidade de acessos e páginas de maior interesse dos usuários, criar autoridade digital por meio de conteúdos relevantes e reduzir custos com operação e marketing.

Pensando nisso, mostraremos as principais características de um site eficiente, as etapas envolvidas na criação de um site de vendas e como a INGAGE pode te ajudar a obter alta performance nesse sentido. Acompanhe!

Quais são as características de um site eficiente?

Para saber como criar um site de vendas e gerar bons resultados, primeiro é preciso entender que o site deve transmitir confiança e oferecer todas as informações que o consumidor busca. Além disso, é necessário proporcionar uma excelente experiência na localização de produtos e na facilidade de navegação.

Veja, a seguir, as principais características de um site eficiente:

  • objetividade e relevância — o site deve ser simples, relevante, claro, ágil e ir direto ao ponto para que as pessoas não fiquem desinteressadas;
  • atualização — o canal precisa ser atraente e dinâmico, mudando o layout periodicamente e atualizando informações;
  • segurança das informações — o consumidor precisa se sentir seguro ao digitar dados pessoais;
  • carregamento rápido — o site deve carregar em até 3 segundos, do contrário pode gerar desistências;
  • contato facilitado — os formulários de contato precisam aparecer em diferentes locais da página, como banners, infográficos e newsletters;
  • diferentes meios de pagamento — quanto mais opções, maiores serão as possibilidades de fechamento das vendas;
  • sistema de busca — a caixa de pesquisa deve ser eficiente para localizar rapidamente um produto ou informação;
  • imagens de qualidade — boas fotografias e imagens são muito importantes para a comunicação e demonstração de produtos.

Como criar um site de vendas?

Para criar um site eficiente, algumas etapas devem ser seguidas. É fundamental saber aonde você quer chegar e o que precisa fazer para isso. Caso contrário, o resultado poderá ser algo confuso e ineficiente.

A seguir, veja o passo a passo de como criar um site de vendas.

Defina os objetivos do site

Considerando que estamos falando sobre um canal digital, o objetivo principal será a criação de uma página para e-commerce. Sendo assim, ela precisa oferecer um ambiente seguro para compras e ter um sistema de gestão para organizar o estoque da loja online, gerenciar os pedidos, rastrear as entregas, entre outros recursos.

Registre o domínio

Para criar um site, é preciso fazer o registro do domínio com o nome desejado. Normalmente as empresas adotam o nome da marca, já que isso ajuda a transmitir maior confiança ao consumidor, pois terá a certeza de que está no local correto.

No entanto, nem sempre é possível escolher a denominação exata da empresa, principalmente se contar com uma palavra muito comum. Nesse caso, é possível utilizar um semelhante ou sua abreviação.

Para escolher um domínio, é preciso fazer uma pesquisa no seu nicho de atuação, identificar as palavras mais populares que seus clientes provavelmente buscariam e optar por um que represente bem seu negócio. Ele deve ser simples, curto, fácil de escrever e de lembrar.

Dessa forma, evite utilizar números e hífens no domínio, para não confundir e dificultar a localização em buscas na internet. Além disso, você deve escolher uma extensão .com ou .com.br, caso esteja disponível.

Escolha uma plataforma de e-commerce

As plataformas de e-commerce são softwares que possibilitam a criação de loja online. Elas oferecem design predefinidos, bastando fazer o upload de algumas imagens de produtos, inserir as respectivas informações sobre cada um, assim como preços e configuração dos meios de pagamentos. Com isso, a loja fica habilitada para começar a vender.

A plataforma pode ser paga ou gratuita. O problema dessa última é a necessidade de acrescentar o nome da sua marca antes da denominação da plataforma. Além de não conferir uma imagem profissional, as plataformas gratuitas são limitadas, não suportam muitos acessos, têm baixa garantia de segurança ao ambiente, entre outras restrições.

Nesse sentido, é muito importante hospedar o site na modalidade paga em um portal seguro. Além de conferir profissionalismo e credibilidade ao site, isso proporcionará capacidade de suporte de acessos conforme o plano contratado.

Elementos gráficos para identidade visual, parte essencial de como criar um site de vendas

Crie uma identidade visual

A identidade visual se refere aos elementos gráficos e cores que a representam a empresa, ajudando os consumidores a identificar a marca. Esse é um tipo de comunicação elaborada por um profissional de design, que estuda diversas informações sobre a empresa e cria uma identidade visual apropriada para aplicação no ambiente digital.

As plataformas pagas e gratuitas oferecem modelos de layout prontos, bastando adicionar os dados da empresa. Embora seja uma alternativa sem custos, há o risco de existirem outros sites com o mesmo layout.

A personalização também permite que o profissional avalie a hierarquia das informações e quanto elas influenciam no carregamento do site, outro aspecto fundamental que deve ser considerado.

Planeje o conteúdo

O site precisa ter imagens e informações da empresa e seus produtos. É importante conter a história da marca, missão, valores, conquistas, assim como dados para contato.

Esse conjunto de informações e imagens é o conteúdo básico para qualquer site, mas é importante cuidar para não deixar as páginas muito carregadas, causando poluição visual. Assim, é aconselhável investir apenas no essencial e observar o comportamento dos consumidores, para inclusão ou exclusão de dados.

Cuide da navegação do site

A navegação é um aspecto que impacta fortemente no sucesso do negócio. Portanto, ela deve ser simples e rápida para manter o interesse dos visitantes. Além disso, é importante o site ser mobile friendly, ou seja, ser otimizado para acessos a partir de smartphones, tablets ou qualquer outro dispositivo móvel.

O site também deve ser responsivo, ou seja, ter um layout adaptável a qualquer formato de tela. Dessa forma, os consumidores podem acessar o site utilizando um desktop, tablet ou smartphone, sem ter problemas na navegação ou na leitura das informações.

Há diferenças básicas entre um site mobile friendly e um responsivo, como:

  • mobile friendly — não há ajustes, as informações são desenvolvidas especialmente para dispositivos mobile, possui programação de código diferente e é criado em um subdomínio, proporcionando carregamento mais leve e rápido, com melhor experiência para o usuário;
  • responsivo — informações ajustadas ao formato de tela, apresenta programação única de códigos para o site e utiliza o mesmo domínio para acessos via mobile e desktop.

Como a INGAGE pode ajudar?

As etapas que garantem uma loja virtual bonita, rápida, segura, relevante e eficiente envolvem conhecimentos técnicos que exigem um serviço profissional de confiança. Nesse sentido, é importante contar com empresas como a INGAGE que pode te ajudar a criar um site de alta performance, com foco em tráfego, conversão de leads e vendas.

A INGAGE vai além da simples criação de um site, pois conta com uma equipe especializada em entregar tudo o que um site precisa para vender bem, como:

  • arquitetura da informação coerente;
  • copywriting e criação de conteúdo relevante;
  • design responsivo, leve e atrativo;
  • funil de navegação bem definido;
  • tráfego qualificado;
  • user experience (experiência do usuário) impecável;
  • velocidade e performance de navegação.

Como você pôde ver, saber como criar um site de vendas passa pela execução de várias etapas, muitas vezes difíceis para quem é leigo. Por isso, é importante contar com uma empresa como a INGAGE, que garante um site responsivo, amigável e de alta performance, com tudo o que é necessário para vender e acompanhar o comportamento dos seus clientes.

Ficou interessado? Então aproveite para descobrir em detalhes como criamos sites que convencem e convergem!

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