Como criar um canal no Youtube?

ingagedigital
ingagedigital - 16 de agosto de 2017

Você investe em Marketing Digital e de Conteúdo, mas anda sem ideias sobre o que produzir para o seu público? Os seus blogposts já fazem sucesso e agora você decidiu inovar? Procura por uma plataforma simples, mas interativa, para conquistar mais leads e, apesar disso, ainda não passou pela sua cabeça criar um canal no Youtube?

Então precisamos conversar. Os conteúdos postados no Youtube possuem um alcance enorme, afinal, ele é a maior rede social de vídeos do mundo. O número de visitantes mensais perpassa os 800 milhões e os sites de busca (como o Google) costumam ranqueá-los em boas posições.

Deseja que a sua empresa se beneficie com o chamado videomarketing para disponibilizar conteúdo online e não sabe por onde começar? Continue a leitura e veja o passo a passo que criamos para você!

Por que criar um canal no YouTube?

Não está convencido da importância de criar um canal no Youtube para a sua empresa? Vamos começar lhe mostrando alguns números:

  • O Youtube é considerado o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google;

  • Conta com mais de um bilhão de usuários ativos, nada mais nada menos que quase ⅓ dos usuários de toda a internet;

  • Devido ao seu grande sucesso, mais de 88 países lançaram versões locais do Youtube;

  • Mais de 500 milhões de vídeos são visualizados durante o dia;

  • Por fim, metade de todo o tráfego mobile da internet é composto por vídeos.

É por tudo isso que criar um canal no Youtube pode gerar um grande impacto positivo para a sua empresa. Não para por aí: falamos dos números de modo geral, mas agora abordaremos sobre o Marketing Digital e o aperfeiçoamento da comunicação via web entre uma marca e o público-alvo.

Para oferecer conteúdo de qualidade

Produzir vídeos é uma forma original, criativa e dinâmica de oferecer conteúdos de qualidade. Sem contar que você e os seus seguidores ainda podem compartilhá-los em outras redes sociais, como Facebook e Twitter, o que aumenta o alcance de público e possíveis visualizações. Dependendo do assunto que você deseja tratar nos seus meios de comunicação online, este material pode ser uma forma mais interativa de engajar o seu público do que um blogpost, por exemplo.

Divulgar produtos

Se você possui uma e-commerce, encontrará no Youtube um grande aliado de divulgação. Vídeos de resenhas e tutoriais mostram informações muito úteis ao seu público sobre seus produtos a partir de apresentações, demonstrações e soluções de problemas. Os seus visitantes vão adorar e se sentirão mais seguros quanto a sua marca, o que, consequentemente, pode aumentar as vendas.

Criar uma comunidade

Todo gestor sabe como seria ótimo se a marca tivesse uma lista de seguidores online e, a partir disso, vários clientes fidelizados, afinal, com isso seria meio caminho andado para construir uma cartela sólida de clientes. Graças ao Youtube, isso é possível!

Recrutar funcionários

Ter um canal no Youtube ainda pode ajudar com a retenção de talentos. Basta criar uma playlist específica para o recrutamento de funcionários e postar informações sobre empregos e construção de carreiras dentro da empresa.

Por que é necessário planejar seu canal?

Imagine que, agora, você está decidido a criar uma conta no Youtube e alçar vôo nessa rede de streaming. Você certamente se perguntará por onde começar e a resposta é: pelo planejamento!

Quais são seus planos para o seu canal? Não basta apenas abrir uma conta e esperar resultados.

Sem um bom planejamento, acredite: nem mesmo a definição de um nome será fácil. Até porque, se você não sabe que tipo de vídeo será produzido, será difícil pensar em um nome atrativo.

Além disso, muitos outros pontos precisam ser definidos, como o equipamento usado para as gravações e para edição dos vídeos, os meios em que eles serão divulgados e para qual público-alvo eles serão direcionados. Sem planejamento, nada disso será possível.

As vantagens de planejar o seu canal no Youtube

  • Definir um estilo a ser seguido, o que guiará as suas tomadas de decisão em relação ao canal;

  • Especificar o público-alvo e manter uma forma eficaz de comunicação;

  • Ter em mente a identidade visual mais adequada;

  • Manter um objetivo e foco nas métricas relacionadas a ele;

  • Evitar perder dinheiro com equipamentos que não serão úteis e listar apenas aqueles que você precisará.

Vamos lhe ajudar a nortear o seu planejamento. Levantamos alguns questionamentos que você deve se fazer antes de criar o seu canal. Pegue papel e caneta e comece a anotar:

Qual será o tema do seu canal?

Sobre o que será o seu canal no Youtube? Pense em um assunto mais geral, como: maquiagem, bem-estar, alimentação, tutoriais, livros, filmes, relacionamentos, videogames, saúde, alimentação, desenvolvimento pessoal ou profissional.

Quem faz parte do seu público-alvo?

Com o seu canal, você também precisará definir a sua buyer persona. Vale lembrar que o público-alvo não é definitivo e apresentará mudanças durante o tempo.

É fundamental que você acompanhe esse processo com o Youtube Analytics. Temos algumas sugestões de perguntas amplas sobre a sua persona. No entanto, elas podem mudar de acordo com o tema que você escolher para o canal.

  • Como é a pessoa ideal que você quer atingir com o seu canal?

  • Qual é o gênero dela?

  • A idade?

  • Qual é o tipo de linguagem que ela utiliza?

  • Essa pessoa trabalha ou estuda?

  • Quais são os seus hobbies?

  • O que ela não gosta de fazer?

  • Em que horário ela está mais presente na internet?

Que tipo de vídeo você quer produzir?

Chegou a hora de definir o que você pretende fazer em seu canal no Youtube. Algumas opções são os vlogs, gameplays, documentários e o chamado “fala e faz” (vídeos em que você se mostra fazendo algo como maquiagem, pintura ou desenho e coloca sua narração de fundo).

Que tipo de equipamento será necessário?

Você pode começar definindo os equipamentos de forma generalizada para, só depois, realizar pesquisas mais minuciosas e encontrar modelos dos produtos com melhor custo-benefício. Os materiais mais utilizados são: câmera, tripé, computador, microfone, software para edição e iluminação. Entretanto, tudo dependerá do tipo de vídeo que você vai produzir.

Qual será o objetivo do seu canal?

É fundamental estabelecer um objetivo para guiar suas atitudes e te manter motivado. Porém, tenha sempre o pé no chão. Se você definir, por exemplo, que quer alcançar mais de mil visualizações em uma semana, sendo que o seu canal é iniciante, isso pode acabar te frustrando.

Qual será o nome do seu canal?

Pode parecer algo simples, mas a verdade é que o nome do seu canal é importantíssimo, principalmente quando você adquire uma URL personalizada. Por isso, pense em vários nomes e faça uma lista.

O ideal é que você seja criativo e escolha um nome marcante, que seja fácil de ser lembrado e que tenha a ver com o planejamento do seu canal. Além disso, você deve verificar antes, se o nome escolhido está disponível no Youtube e também nas outras redes sociais que a sua empresa utiliza.

Passo a passo: como criar um canal no Youtube?

Chegamos à parte prática! Aqui, é necessário que a sua empresa tenha uma conta no Google (Gmail).

Assim, automaticamente, ela já terá uma conta no Youtube. Basta abrir o site e clicar em “Fazer Login” no canto superior direito da página.

1. Crie o canal

Para criar um novo canal você deve completar algumas informações, como o nome (o qual aparecerá na URL) e sua categoria, isso é, marca, produto, empresa e entretenimento. Depois, escreva a descrição do canal.

Ela deve ser precisa, conter palavras-chaves relevantes e informações importantes. Ela funcionará como o texto de apresentação do canal, portanto, introduza a sua empresa, crie links para o seu site e redes sociais.

2. Cuide da organização visual

É essencial cuidar da aparência do canal. O desenho que fica na capa, como no Facebook, deve ter formato 2.560 x 1.440 pixels e peso máximo de 2 MB. Além disso, capriche na escolha do ícone, pois ele sempre estará à mostra, principalmente no Google+.

3. Coloque um vídeo no Youtube

Antes de fazer upload de um vídeo na plataforma, é necessário saber se a sua conta foi verificada. Se você não sabe como fazer isso, é bem simples! Basta que você confirme a sua conta por meio do site youtube.com/verify e informe o seu número de telefone para concluir.

Depois, é só esperar o site lhe enviar um código de verificação por SMS ou chamada de voz. O próximo passo é enviar o seu primeiro vídeo.

Olhe para o canto superior direito. Viu um ícone com uma seta apontando para cima? Clique nele.

Você será redirecionado para uma página com a imagem de uma seta, onde está escrito “selecione arquivos para enviar”. Aqui, você também pode editar a privacidade do vídeo, agora ou após o envio, definindo se ele será público, não listado ou privado.

Quando você clicar em “enviar”, uma janela para selecionar um arquivo será aberta. Os formatos de vídeo aceitos são WMV, AVI, MOV, MPEG4, 3GPP MPEGPS, FLV, e WebM.

Escolha o vídeo e aguarde. Enquanto o material está sendo carregado, ele pode ser editado na tela de status de envio.

Abas de edição

  • Nas informações básicas, você colocará o título do vídeo, assim como a sua descrição, marcações e pode ainda adicioná-lo a uma playlist. Depois que o material for processado, escolha uma miniatura para ser a sua capa (essa imagem aparecerá tanto no seu canal quanto nos resultados de pesquisa e compartilhamento nas redes sociais);

  • Nas traduções, você pode inserir, se desejar, o título e a descrição do vídeo traduzidos para outro idioma;

  • Já nas configurações avançadas, você pode editar a categoria, data e local da gravação, restrição de idade, licença de propriedade de direitos e política de comentários.

4. Edite o vídeo

Depois que o upload estiver completo, você pode alterar desde informações básicas (título e descrição) até informações sobre como utilizar filtros e fazer cortes. Basta acessar o “estúdio de criação”, localizado no painel esquerdo do Youtube e clicar em “gerenciador de vídeos”.

Nessa tela, você visualiza todos os vídeos que já foram enviados para o seu canal. Abaixo de cada um deles, há a opção “editar” abaixo do título, em que você tem uma visão geral de todos os conteúdos que estão em seu canal. Clique em “editar” logo abaixo do título para ter acesso a configurações avançadas.

Abas acima do vídeo

  • Em “informações e configurações” você pode editar informações básicas do vídeo, aquelas que você pode escrever enquanto o vídeo está sendo enviado;

  • Na aba “melhorias” você pode realizar correções rápidas, como a cor, saturação, contraste e luz, aplicar filtros e editar a velocidade do vídeo;

  • Em “áudio”, é possível adicionar uma trilha sonora ao vídeo;

  • A aba “tela final e anotações” serve para você escolher o que deve aparecer quando um vídeo chega ao fim, como promover inscrições no canal e um novo conteúdo. Jás as anotações não estão mais disponíveis;

  • Os “cartões” adicionam interatividade ao vídeo;

  • Em “legendas/CC” você pode inserir legendas e closed caption nos vídeos.

5. Como excluir um canal?

Muitos usuários possuem dúvidas sobre como excluir o canal no Youtube. Existem duas opções:

Ocultar canal por tempo indeterminado

Se tiver planos de reativar o canal, então você pode apenas ocultar o seu conteúdo. Informações como nome, vídeos, inscrições, inscritos, marcações e “gostei” se tornam privadas. No entanto, se houver comentários e respostas, ambos serão excluídos do Youtube permanentemente:

  • Vá até as configurações avançadas da conta;

  • No canto inferior, clique em “excluir canal”. Para isso, insira as informações de login;

  • Selecione “quero ocultar meu conteúdo” ou “quero ocultar meu canal”;

  • Confirme o que será ocultado do seu canal.

Excluir canal permanentemente

Com essa opção, você excluirá de forma permanente todo o conteúdo, como histórico, playlists, vídeos e comentários:

  • Vá até as configurações avançadas da conta;

  • No canto inferior, clique em “excluir canal”. Insira suas informações de login;

  • Selecione a opção “quero excluir definitivamente meu conteúdo”;

  • Confirme a exclusão do canal;

  • Clique em “excluir meu canal”.

Como a atualização pode levar algum tempo, pode ser que você ainda veja as miniaturas dos seus vídeos no Youtube durante um período.

Pronto para criar um canal no Youtube de sucesso e conquistar bastante seguidores? Confira o passo a passo para uma campanha de sucesso e lucre ainda mais com o Marketing Digital!