Como criar anuncios no AdWords de forma simples e eficiente

Gabriel Motta
Publicado por Gabriel Motta em 17 de março de 2014
Atualizado em 2 de março de 2021

Anunciar no Google é uma maneira eficiente para as empresas aprimorarem suas visitas e conversões. Para que sua meta funcione, você precisa antes de tudo visar o seu público-alvo e, principalmente, a qualidade dos seus anúncios. Quanto mais você visar seu objetivo, menor será seu custo e sua campanha apresentará melhores resultados.

Por isso, selecionamos algumas dicas para que você desenvolva campanhas no Google AdWords  de forma simples e eficiente. Confira!

Anunciar no Google Adwords

A seleção das palavras-chaves

O primeiro passo para a criação de um anúncio é elaborar uma lista de palavras-chaves. Dedique-se a um Brainstorming para ver quais palavras que os clientes utilizariam para chegar até a sua empresa, produtos ou serviços específicos, separando-as por grupo. Em seguida, confira o volume de pesquisas, bem como os termos relacionados com uma maior procura, e verifique se é interessante o investimento. Para isso, utilize o planejador de palavras-chave do serviço.

Busque inspiração também em seus concorrentes. Para isso você pode utiliza ferramentas de análises de concorrência como o Semrush, por exemplo. Contudo, mesmo optando por ferramentas específicas, não esqueça o lado humano: pense como um cliente em potencial que buscaria o seu produto ou que sua empresa oferece.

Elabore uma lista de ideias, debata  com a sua equipe, escreva sinônimos e utilize palavras-chaves de cauda longa- que são termos mais específicos – sempre que possível. Em vez da palavra “excursões”, por exemplo, você pode utilizar “excursões para aparecida”. Tudo dependerá do produto que a sua empresa comercializa.

Não use muitas palavras-chaves pra começar, não seja vago e priorize  as palavras de correspondência exata. O ideal é não ativar seus anúncios por pessoas que não estejam interessadas de fato em seu produto, caso contrário você diminuirá seu CTR ( taxa da divisão da quantidade de cliques do anúncio pelo número de impressões) e consequentemente pagará mais caro por palavra.

Como fazer anúncios convincentes

Uma tática muito eficiente é incluir palavras-chaves que já estejam na sua lista no corpo do anúncio, de preferência no título. Isso aumentará a relevância do seu anúncio e consequentemente o CTR. Para realizar um anúncio de roupas masculinas, por exemplo, além de inserir “camisetas masculinas” como palavra-chave na campanha, utilize-a também no título.

Reserve o corpo do anúncio para apresentar o seu produto e utilize a segunda linha para descrevê-lo melhor. No exemplo citado, o ideal seria algo como: “camisetas masculinas – Todas as marcas, com 70% de desconto”.

Evite sobrecarregar seus anúncios

Procure não carregar muito seus anúncios com números, mas colocar algo como “70% de desconto” ou “Mais de 50 000 modelos disponíveis”, por exemplo, pode ser um diferencial diante as campanhas dos seus concorrentes.

Seja convincente sem ser apelativo, pois um excesso de ofertas e facilidades podem gerar desconfiança e reduzir a credibilidade da sua empresa, produto ou serviço.

Utilize as chamadas para ação (CTA)

Na internet tudo é muito rápido. Você tem poucos segundos para chamar a atenção, provocar desejo, confiança e, por fim, fazer com que o cliente efetue uma compra ou mesmo uma ligação para a sua empresa. Por isso, aproveite a última linha do anúncio para ser mais imponente. Utilize palavras como: “confira”, “descubra”, “saiba mais”, “solicite um orçamento”, dentre outras que motivem o usuário a realizar a ação que conduza ao seu objetivo com a campanha.

Você também pode estimular as conversões em cliques oferecendo avaliações gratuitas, brindes ou até mesmo descontos mais vantajosos. A concorrência é grande e o consumidor online também é adepto às “cortesias”.

Utilize as extensões de anúncios

Imagine que você está procurando por uma empresa, produto ou serviço no buscador do Google. Ao encontrá-lo, você não gostaria de ter mais informações como número de telefone, produtos em oferta ou subcategorias?

As extensões de anúncio no AdWords é também um atrativo para as conversões em cliques, alé de melhora o CTR da sua campanha.As principais extensões de anúncios que você pode utilizar são:

  • Extensão de chamada

Você pode inserir um ou mais números de telefone, facilitando o contato do cliente.

  • Extensão de sitelink

Possibilidade de inclusão de categorias, subcategorias e informações sobre os produtos ou serviços ofertados no anúncio ou no site de sua empresa.

  • Extensão de local

É sempre bom fornecer ao cliente informações do local do seu estabelecimento antes mesmo de ele entrar no site.

  • Extensão de Redes sociais

O Google + veio pra ficar e o seu anúncio pode ganhar mais pontos no buscador ao inserir a extensão +1. Assim, os robôs identificarão sua relevância e sua sociabilidade.

Agora que você já sabe como criar campanhas e anúncios no Adwords de forma simples, porém eficiente, coloque nossas dicas em prática e veja como ampliar suas conversões e o retorno sobre o investimento realizado. Comece a ativação de suas campanhas aos poucos, realize testes de performance (A/B) e tenha resultados mais ambiciosos para a sua empresa.

Caso ainda restem dúvidas, compartilhe-as conosco através dos comentários. Podemos ajudá-lo!

Veja mais artigos sobre Adwords.

 

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!