Como Construir Landing Pages De Valor: Insights e Ferramentas para 2017

Isabela Araújo
Isabela Araújo - 13 de Janeiro de 2017

Planejar e aplicar ações de Inbound Marketing não é uma tarefa simples. Afinal, existem diversos elementos que, interligados, são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da estratégia.

Não é raro encontrar empresas dos mais variados segmentos que investem pesado na produção de conteúdo qualificado. No entanto, também é comum que muitas encontrem dificuldades no uso das famosas landing pages para a geração de leads e realização de vendas.

O objetivo da landing page é captar rapidamente o interesse da persona para que ela disponibilize suas informações de contato em troca de alguma recompensa, que pode variar de acordo com a estratégia — pode ser baixar um e-book, ver um webinário, ganhar um desconto ou até mesmo comprar um produto, por exemplo.

Neste artigo, compilei todos os elementos que compõem uma landing page de sucesso e o que é necessário para alavancar a sua taxa de conversão, além de:

  • Dicas para criar uma Landing Page de sucesso
  • Raio X de uma Landing Page
  • Ferramentas de Teste da Landing Pages

Vamos lá?

DICAS PARA CRIAR UMA LANDING PAGE DE SUCESSO:

1. Analise quando utilizar formulários longos ou curtos

Esta é uma dúvida muito comum nas ações de Inbound Marketing: qual o tamanho ideal do formulário em uma landing page? A resposta é: depende! O tamanho varia de acordo com o valor da recompensa e o estágio do funil que ela se encontra. Quanto mais avançado no funil a persona estiver, mais valor você entregará para ela – e, consequentemente, mais informações ela vai estar disposta a ceder para você.

O tamanho do formulário influencia diretamente na taxa de conversão. Principalmente se ele for muito extenso nos primeiros contatos com os consumidores, muitas pessoas podem desistir de preencher os seus dados e a conversão cai drasticamente. Fique atento e, principalmente, faça testes.

2. Tenha uma landing page clara e objetiva

É preciso apenas alguns segundos para o consumidor decidir se aquela oferta é relevante para ele. Por isso, é fundamental ter uma landing page objetiva, que transmita rapidamente a oferta que está sendo disponibilizada — ou seja, é necessário que, em poucas palavras, a página explique os diferenciais daquela recompensa.

O consumidor precisa enxergar a oferta como algo irresistível, então, crie uma página que vá direto ao ponto, mas que também ressalte os benefícios da oferta.

3. Crie um senso de urgência para aumentar a sua taxa de conversão

As pessoas gostam de saber que aquela oferta é especial, ou seja, que é limitada. Criar um senso de urgência nos consumidores significa reforçar que a oferta será disponível somente até um período determinado, ou que somente as primeiras pessoas que se cadastrarem terão um bônus extra. Isso estimula os potenciais clientes a preencherem as informações para garantir a oportunidade.

4. Invista em um CTA poderoso

As famosas chamadas para ação (calls to action, ou CTA) são peças-chave em uma landing page de sucesso. Utilizar cores chamativas com frases de impacto é importante, mas o posicionamento do CTA na página também é relevante.

O ideal é perceber por meio dos testes qual posição converte mais. Além disso, utilizar verbos no imperativo — “ganhe agora”, “baixe grátis” ou “economize já” — pode ser decisivo no momento da conversão. Invista na criação de uma chamada atraente e persuasiva.

5. Crie uma página de agradecimento com orientações

Um erro muito comum entre as empresas é não orientar o lead sobre os próximos passos após preencher o formulário. É indispensável conduzir o potencial cliente à página de agradecimento com maiores informações sobre o que acontece após o seu cadastro.

Para não deixar o usuário perdido, informe no fim se o material será enviado por e-mail, em quanto tempo, enfim, todos os detalhes sobre a oferta. Além disso, esse contato pode ser utilizado para gerar mais interações com outros conteúdos do seu blog.

Sugerir artigos que estejam relacionados com o material baixado é um excelente exemplo de como manter o lead conectado por mais tempo com a sua empresa.

6. Faça testes A/B

A maneira como as informações são distribuídas, bem como as cores que são utilizadas na landing page, são elementos fundamentais para aumentar a conversão.

No entanto, é muito difícil apontar com certeza qual abordagem converte mais sem antes testar.

Aplique duas versões de uma mesma página com algumas mudanças e identifique qual delas se sai melhor com a sua persona.

Isso otimiza a taxa de conversão, uma vez que o público fornece um feedback em tempo real, sobre qual a melhor maneira para se comunicar com ele. Monitore frequentemente essas interações com objetivo de aprimorar o seu sempre que necessário.

Afinal, como seria uma landing page perfeita?

Cores e textos

As cores utilizadas devem ser atraentes para chamar a atenção do usuário, mas não se esqueça de deixar espaços em branco para que o texto não fique poluído: essa área de respiro torna a leitura mais confortável para o leitor.

O título deve deixar claro qual será a recompensa que o consumidor receberá ao disponibilizar as suas informações de contato — ou seja, a objetividade está sendo aplicada para deixar bem claro para o potencial cliente do que se trata a recompensa.

A descrição presente no lado direito, por sua vez, deve fornecer os detalhes que o usuário precisa para saber mais sobre os assuntos que serão abordados no e-book. Isso inspira confiança e aumenta as chances de o consumidor baixar o conteúdo, pois ele já sabe o que vai encontrar.

Formulário

O formulário da landing page deve apresentar uma informação bem interessante no topo sobre o número dos downloads que já foram feitos. Desse modo, o potencial cliente se sente mais confortável para preencher os seus dados, tendo em vista que muitas pessoas já fizeram o mesmo.

A ideia aqui é filtrar o potencial cliente para identificar se o lead corresponde ao perfil do cliente ideal, então faça as perguntas certas e não exija dados em excesso.

CTA

O CTA deve estar bem sinalizado com a aplicação de uma cor quente, e o verbo também precisa estar presente para estimular o clique.

Provas sociais

Os botões de compartilhamento nas redes sociais contribuem para potencializar o alcance da landing page e, consequentemente, aumentar as conversões.

TESTEI:

FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NA CRIAÇÃO DE LANDING PAGES

Uma das palestras mais informativas do último RD Summit foi do @Oli Gardner, co-fundador da Unbounce. Durante a palestra ele citou certas ferramentas que utiliza na criação e teste de landing pages – e resolvi testar algumas.

A que considerei mais interessante foi a Usability Hub, particularmente o 5 second test. Ela funciona assim: você faz o upload de um print da landing page (ou site, ou página interna de um site) que deseja analisar a eficácia. Esse print será exibido para usuários, que terão 5 segundos para escanear visualmente a página, e, em seguida, responder perguntas que você formulou previamente para elas.

Nessas perguntas, vale questionar os usuários sobre pontos importantes para medir a qualidade da comunicação e layout da landing page. Por exemplo:

  • O que você acha que essa empresa faz ou vende?
  • Para quem ela é direcionada?
  • Ela pareceu confiável para você?

Com as respostas em mãos, é possível entender se sua landing page está mandando uma mensagem clara e confiável sobre seu serviço. Além disso, é possível fazer testes A/B. Mude pequenos aspectos da sua landing page e submeta para um novo teste de 5 segundos. Em seguida, veja se a porcentagem de respostas que acertavam sobre seu serviço aumentaram ou não.

O UsabilityHub tem uma versão paga mas pode ser utilizado gratuitamente. A única limitação é que, na versão free, você precisa mandar manualmente o link do teste para as pessoas selecionadas – sendo limitado a 20 pessoas. Já na paga, isso é feito de forma automática, podendo ser segmentado por perfil ou não.