Como calcular o ROI em campanhas no Google AdWords?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 27 de Fevereiro de 2014

O Google AdWords é uma das melhores estratégias digitais para aumentar a visibilidade da sua marca, gerar acessos para o seu site e até mesmo para as conversões em vendas. Contudo, é fundamental acompanhar os resultados da estratégia periodicamente. Isso o ajudará não somente a verificar a efetividade da ação, mas também a otimizar as suas campanhas, verificar o retorno delas, bem como direcionar os seus investimentos para as ações com melhor resultado. Mas você sabe como avaliar o ROI sobre as campanhas do AdWords?

ROI

A importância do ROI para os anúncios online

O ROI (Retorno sobre o Investimento) é considerado uma das métricas mais importantes de qualquer anunciante online. Através dela é possível verificar o resultado gerado pelas campanhas de sua empresa, além de permitir avaliar os cliques e impressões recebidas.

Ao calcular e avaliar o retorno recebido sobre o investimento realizado, você consegue estruturar melhor o orçamento de marketing digital de sua empresa, verificar quais campanhas trazem mais resultado e até mesmo a demanda por determinados produtos ou serviços, em algumas situações.

Calculando o ROI do AdWords

O ROI para o AdWords significa o lucro obtido com suas campanhas quando comparado ao investimento nelas realizado. Em resumo, o Retorno sobre o Investimento calcula a relação entre lucro e custo com publicidade. 

Para calcular o ROI das campanhas do AdWords você vai precisar usar a seguinte fórmula:

ROI = [receita – (custo dos produtos vendidos + valor investido na campanha)]/custo dos produtos vendidos 

Explicando melhor, imagine o seguinte cenário: você vende um produto que custa R$ 100 e o seu custo por unidade é de R$ 50. Suponha que você tenha investido R$ 200 em publicidade no AdWords e que isso tenha gerado a você 10 vendas. Veja como fica o cálculo:

ROI= [1000-(500+200)}/500
ROI = (1000 – 700)/500
ROI = 300/500
ROI = 0.6 ou 60%

O cálculo para exibição de páginas e leads

É importante alertar que o cálcúlo do ROI seja para verificar as conversões em impressões e geração de leads, a fórmula sofre variação. Para isso será necessário estimar o valor de cada uma dessas ações.

ROI = (Lucro líquido (sobre conversões em vendas)/quantidade de leads gerados).

Onde Lucro Líquido corresponde ao lucro sobre cada um dos clientes convertidos, dos leads gerados com o investido em campanha.

Dicas para melhorar o retorno em suas campanhas

A primeira questão que deve estar clara é que a otimização dos investimentos nem sempre representa aumentar o valor direcionado às campanhas, mas sim melhorar a performance dos anúncios.

Para isso, é bom ter ciência do Quality Score de suas campanhas e, caso não esteja satisfatório, melhore-o. Com melhorias no índice de qualidade do serviço, você otimiza as campanhas – e o orçamento delas – através da escolha de palavras-chave de alta qualidade – que geralmente têm menor custo -, melhor posicionamento e até mesmo freqüência.

É mais simples do que você imaginava, não é mesmo? Vale lembrar que existem outras formas de calcular o ROI que variam de acordo com a necessidade de mensuração de sua empresa.

Comece o quanto antes os cálculos do ROI e tenha estimativas mais precisas sobre os resultados dos investimentos realizados!

Para mais dicas sobre métricas importantes para a gestão do marketing digital de sua empresa, continue acompanhando o nosso blog!