Como Branded Content pode ajudar sua empresa a educar clientes e vender mais

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 21 de outubro de 2013

A publicidade tradicional por si só não é mais suficiente. Mais de um terço das pessoas são céticas em relação a anúncios tradicionais e apenas 1/10 confia em empresas que produzem esse tipo de publicidade, é o que indica pesquisa realizada pela Branded Content Marketing Association.

Por isto, as grandes marcas têm investido cada vez mais seus esforços de marketing em Branded Content, uma forma poderosa de engajar e entreter os consumidores.

Mas o que significa Branded Content?

Branded content nada mais é que a produção de conteúdo que entretém ou informa, com o intuito de divulgar marcas, empresas e produtos. Ao contrário da publicidade tradicional, o Branded Content se apresenta ao usuário de uma forma não invasiva,  consumido apenas se for do interesse do consumidor. Essa forma de interagir com o público possui alto poder engajador, e possibilita o desenvolvimento de uma relação mais próxima e confiável deste público com as marcas.

Como posso utilizar Branded Content?

Tais conteúdos podem se apresentar em diversos formatos online e offline, de acordo com a estratégia de comunicação e os valores da marca de cada empresa. Eventos, revistas, aplicativos, infográficos, rádio, conferências, livros, ebooks, vídeos, artigos, mídias sociais, espetáculos e diversas outras possibilidades que dependem apenas da criatividade e estratégia da marca.

Um excelente exemplo de Branded Content foi a campanha produzida pela Intel & Toshiba, lançado em 8 línguas e 13 países, “The Beauty inside” conta a historia de Alex, um homem que acorda todo dia em um corpo diferente. Assim sendo, Alex pode ser interpretado por qualquer pessoa, e com isso engajou centenas delas a emprestarem suas feições para o papel do protagonista. Com o filme, a Intel conseguiu divulgar sua marca ao mesmo tempo que uma mensagem sobre o senso de identidade e a importância da beleza interior.

Branded content pode efetivamente fazer minha empresa educar clientes e vender mais?

O que se espera de qualquer estratégia de Marketing é o retorno no investimento (ROI), ou seja, fazer a empresa vender mais! E não seria diferente com o Branded Content, pois entreter ou prover conhecimento por entreter não é o intuito de nenhuma marca.

Branded Content tem sim o grande impacto comercial no aumento das vendas de qualquer empresa, mas a mensuração desse impacto não é tão simples assim. Branded content gera mídia espontânea, aumento da visibilidade da marca, de acessos no site, e visitas nos pontos de venda e, consequentemente, mais vendas.

Uma forma de mensurar o impacto do Branded Content é utilizando pontos de conversão para o consumo do conteúdo, ou seja, para ter acesso ao conteúdo os usuários precisariam, por exemplo, preencher um formulário, fornecer o email ou até mesmo um compartilhamento em redes sociais. Essa é uma prática comum no marketing digital, mas não podemos deixar de questionar que de certo modo ela vai à contramão da ideia de “dar um conteúdo de graça”, tendo em mente que o email é um bem, mesmo que intangível, do usuário.

Mensurar cada parte desse ciclo ainda é uma tarefa árdua, mas cada vez mais vemos empresas utilizando, mensurando e obtendo retorno dessa prática de Marketing, muito mais engajadora e menos invasiva que a publicidade tradicional.

Sua marca está preparada para se relacionar com este novo perfil consumidor? Já trabalha com estratégias de Branded Content? Conte para a gente nos comentários!