O Facebook é a maior rede social da atualidade. Além de possuir a maior quantidade de usuários ativos, é também a com maior alcance e índice de engajamento. Entretanto, nem todas as empresas conseguem fazer com que seus fãs interajam com o conteúdo e participem ativamente em sua página.
Mesmo que este seja um problema recorrente, ele não é irreversível. Existem boas dicas que, quando partem de uma estratégia bem elaborada, alavancam não somente o número de curtidas e reações no conteúdo, mas também de comentários e compartilhamentos dos seus posts. Confira algumas maneiras para melhorar o engajamento no Facebook!
A ciência por trás do engajamento no Facebook
Antes de pensar no engajamento em si, é necessário que você avalie se suas publicações de fato chegam aos seu fãs. Pode parecer estranho, mas nem toda a sua audiência recebe no feed de notícias o conteúdo publicado em sua página. Isso se deve ao EdgeRank, algorítimo da ferramenta que define o que cada um dos usuários acompanhará conforme relevância do conteúdo para ele, bem como a afinidade dele com sua fan page.
Por isso, aquele pensamento de que qualquer um pode cuidar da estratégia de sua empresa nas redes sociais deve ser abolido. Para facilitar o trabalho e ajudá-lo a aumentar o engajamento em sua página do Facebook, Listamos a seguir algumas medidas importantes:
Invista em conteúdo de qualidade
Um conteúdo relevante, bem fundamentado e atrativo pode aumentar significativamente o engajamento na sua página do Facebook. É necessário que os posts não sejam feitos aleatoriamente e sem critério. O ideal é que todas as postagens sejam bem planejadas e voltadas para o perfil de seus fãs e da nova audiência que sua empresa almeja conquistar.
Antes de lançar qualquer conteúdo na rede, avalie se ele vai ao encontro do que o cliente espera, se possui um diferencial em relação ao conteúdo da concorrência e se soa como original, criativo e relevante. Sim! É preciso que a postagem não pareça boba, mesmo que a sua finalidade seja apenas a de entreter.
Os tipos de conteúdo mais comuns são os informativos, de humor ou de perguntas. Em todos os casos, a empresa deve primar pela boa redação e combinação de imagens envolventes. Especificamente nas postagens de perguntas, é importante despertar a curiosidade dos usuários ou suscitar a polêmica através da exposição das opiniões pessoais acerca de determinados assuntos.
Fique atento também ao que acontece no mundo, pois publicar apenas informações internas não é eficiente na promoção do engajamento. Postar muita publicidade também pode soar forçado e afastar os fãs!