Engajamento no Facebook: como aumentá-lo?

ingage - 20 de outubro de 2017

O Facebook é a maior rede social da atualidade. Além de possuir a maior quantidade de usuários ativos, é também a com maior alcance e índice de engajamento. Entretanto, nem todas as empresas conseguem fazer com que seus fãs interajam com o conteúdo e participem ativamente em sua página.

Mesmo que este seja um problema recorrente, ele não é irreversível. Existem boas dicas que, quando partem de uma estratégia bem elaborada, alavancam não somente o número de curtidas e reações no conteúdo, mas também de comentários e compartilhamentos dos seus posts. Confira algumas maneiras para melhorar o engajamento no Facebook!

A ciência por trás do engajamento no Facebook

Antes de pensar no engajamento em si, é necessário que você avalie se suas publicações de fato chegam aos seu fãs. Pode parecer estranho, mas nem toda a sua audiência recebe no feed de notícias o conteúdo publicado em sua página. Isso se deve ao EdgeRank, algorítimo da ferramenta que define o que cada um dos usuários acompanhará conforme relevância do conteúdo para ele, bem como a afinidade dele com sua fan page.

Por isso, aquele pensamento de que qualquer um pode cuidar da estratégia de sua empresa nas redes sociais deve ser abolido. Para facilitar o trabalho e ajudá-lo a aumentar o engajamento em sua página do Facebook, Listamos a seguir algumas medidas importantes:

Invista em conteúdo de qualidade

Um conteúdo relevante, bem fundamentado e atrativo pode aumentar significativamente o engajamento na sua página do Facebook. É necessário que os posts não sejam feitos aleatoriamente e sem critério. O ideal é que todas as postagens sejam bem planejadas e voltadas para o perfil de seus fãs e da nova audiência que sua empresa almeja conquistar.

Antes de lançar qualquer conteúdo na rede, avalie se ele vai ao encontro do que o cliente espera, se possui um diferencial em relação ao conteúdo da concorrência e se soa como original, criativo e relevante. Sim! É preciso que a postagem não pareça boba, mesmo que a sua finalidade seja apenas a de entreter.

Os tipos de conteúdo mais comuns são os informativos, de humor ou de perguntas. Em todos os casos, a empresa deve primar pela boa redação e combinação de imagens envolventes. Especificamente nas postagens de perguntas, é importante despertar a curiosidade dos usuários ou suscitar a polêmica através da exposição das opiniões pessoais acerca de determinados assuntos.

Fique atento também ao que acontece no mundo, pois publicar apenas informações internas não é eficiente na promoção do engajamento. Postar muita  publicidade também pode soar forçado e afastar os fãs!

Utilize diferentes tipos de mídia

Nos últimos anos, o tempo que as pessoas passam assistindo vídeos na internet aumentou 38,5% então, invista em publicações com este tipo de mídia! Além disso, posts com imagens também geram mais engajamento do que aqueles apenas com texto.

Você deve pensar que em meio a tantas informações na página do seu usuário, o seu post tem que se destacar e atrair a atenção, a ponto dele clicar e interagir com o conteúdo.  As imagens cumprem muito bem esse papel, portanto, se optar por fotos, escolhas as com boa resolução e imagens que de certo modo causem impacto à primeira vista.

Por falar em imagem, mude sempre a capa da sua fanpage, pois ela funciona como uma vitrine e não pode ficar estagnada. Essa simples mudança  é capaz de movimentar a sua página. Faça o teste!

Desenvolva conteúdos sucintos e objetivos

Segundo especialistas, as postagens que possuem textos entre 100 e 250 caracteres geram 60% mais engajamento do que nos posts com textos muitos longos. Em outras palavras, a  objetividade resulta em muito mais likes, reações, comentários e compartilhamentos. Pode acreditar, o engajamento no Facebook aumenta!

Aposte em frases curtas e na ordem direta. Abra mão de floreios e metáforas, pois assim você comunica a mensagem com todo o dinamismo que as mídias sociais demandam.

Frequência e impulsionamento são fundamentais

A frequência dos posts é tão importante quanto seu conteúdo. Não adianta levar muito tempo para fazer uma postagem excelente e depois disso abandonar a página por dias a fio: isso fere e muito o engajamento no Facebook.

De acordo com pesquisas, 27% do tempo que os usuários gastam no Facebook é destinado à visualização das  atualizações que aparecem em seu feed de notícias. Se a sua empresa quer ser notada, de modo que o engajamento seja gerado, é preciso que você apareça para o seu fã. Uma excelente estratégia para driblar o EdgeRank é investir em anúncios. O recurso “impulsionar a publicação“, mesmo que cobrado, faz com que seu conteúdo seja visualizado por mais pessoas, que terão a oportunidade de interagir com o seu conteúdo demonstrando ao algorítimo do Facebook que ele é relevante. Desta forma, aos poucos o investimento realizado é retornado com o aumento da visualizações!

Além de aplicar essas dicas, tenha um profissional ou uma agência especializada para acompanhar os relatórios da plataforma e otimizar suas ações. Este é o melhor caminho para que os resultados apareçam!