Como anunciar no YouTube: formatos, segmentações e métricas de anúncios na plataforma

Guilherme Harrison
Guilherme Harrison - 20 de agosto de 2018

Entre os brasileiros que consomem vídeos na internet, 95% usam o Youtube. A plataforma é referência entre as mais utilizadas do planeta e, portanto, pode tazer excelentes oportunidades de marketing. Além de desenvolver estratégias com anúncios em vídeos, é possível trabalhar com ads na hora de anunciar no YouTube.

O hub de vídeos do Google traz possibilidades que vão desde anúncios audiovisuais até ações com influenciadores. Para aproveitar seu potencial, começamos criando um canal no Youtube e vamos até a seleção do melhor tipo de anúncio para o seu negócio.

Confira abaixo todos o detalhes e estratégias para criar uma campanha de sucesso no YouTube.

Campanha na rede de pesquisa e na rede de display?

Assim como acontece com os links patrocinados das pesquisas do Google, o Youtube Ads se divide em duas alternativas principais: a rede de pesquisa e a de display. Para o primeiro caso, os anúncios são mostrados em relação às pesquisas feitas pelos usuários. É o que acontece quando alguém pesquisa um tema de vídeo e, nas primeiras posições, encontra uma indicação patrocinada.

A rede de display, por outro lado, é a mais usada. Ela é apresentada antes dos vídeos, nas recomendações ou em banners na página de visualização. Assim, é possível aproveitar a experiência pela qual o usuário já está passando dentro da plataforma para realizar sua divulgação.

Quais são as formas de anúncio disponíveis?

Além de conhecer as redes de display e de pesquisa, para saber como anunciar no Youtube é fundamental entender quais são os tipos de anúncios disponíveis dentro dos dois formatos. Entre as alternativas, estão:

Gráficos

Nos anúncios gráficos, o banner fica em destaque no lado direito da página ou abaixo do player. Este tipo de anúncios é voltado, principalmente, para computador.

De sobreposição

O anúncio de sobreposição aparece em uma caixa semitransparente que fica sobre o vídeo. Ele é localizado na barra inferior, é clicável e pode ser fechado. Também é voltado para computador.

Em vídeo

Os anúncios em vídeo surgem antes, depois ou ao longo da produção principal. Eles podem ser puláveis ou não. No segundo caso, o espectador tem que assistir tudo para poder ver a peça desejada. É voltado para computadores e dispositivos móveis.

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Bumper

Uma ramificação dos anúncios em vídeo, o bumper apresenta um vídeo curto, não pulável e que surge na introdução da mídia principal. É usado em computadores e dispositivos móveis e deve ter até 5 segundos.

Cartões patrocinados

Os cartões patrocinados trazem anúncios em forma de cards em cima do próprio vídeo. Além de serem clicáveis – o que pode ser interessante para vídeos que mostram produtos, por exemplo, há uma pequena divulgação no topo do vídeo para que o usuário possa navegar entre os cards que aparecem ao longo do vídeo.

Qual estilo escolher?

Não existe um anúncio que é mais adequado que o outro em todos os casos. Cada estratégia exige uma abordagem, já que cada público-alvo vai reagir melhor a detrminado tipo de ação.

Vale ressaltar que os anúncios em vídeo exigem orçamento mais alto, já que envolvem roteirização, produção, edição e produção de áudio; e tudo isso deve ter muita qualidade para prender a atenção do usuário.

Os anúncios em rede de pesquisa valem mais se você for criador de vídeos e falar sobre um assunto que seja bastante procurado, como músicas, games ou tutoriais.

Para vídeos com divulgação de produtos físicos, vale apostar nos bumpers.

Se o seu anúncio vai exigir uma ação posterior do usuário, como um cadastro ou odowload de algum conteúdo, é melhor reservar mais verba para desktop e deixar o mobile em segundo plano.

Em todo caso, a melhor saída é procurar um profissional com experiência na área que vai saber indicar qual é a melhor estratégia para o seu negócio.

Também é preciso tomar cuidado para não criar experiências de interrupção e que possam gerar uma visão negativa do empreendimento, como os anúncios não puláveis muito extensos.

Como analisar lances e ofertas?

Depois de definir como anunciar no Youtube, é o momento de realizar lances e ofertas. Em geral, a cobrança do Youtube Ads é feita pelo custo por clique (CPC) ou por visualização (CPV). Como muitos negócios adotam a estratégia, é natural que os melhores lances alcancem melhores desempenho de cliques e visualizações.

Mas atenção, o melhor lance nem sempre é o mais alto. É interessante estabelecer um valor que se destaque da concorrência, mas que não seja muito elevado. Para não pagar muito caro, segmente bem o seu público e escolha um valor de lance que não fuja da realidade indicada pelo próprio YouTube.

A segmentação diminuirá a exibição do seu anúncio para pessoa que não seu o seu público alvo, o que, apesar de diminuir o público, aumenta o impacto do seu anúncio. Assim, inicia-se uma estratégia de sucesso.

Além de tudo, essa abordagem ajuda a explorar a regra do Youtube. De acordo com a plataforma, o anunciante vencedor do lance pagará apenas R$ 0,01 a mais que o segundo lance vencedor. Imagine que o lance da sua empresa foi de R$ 0,25 e o segundo maior, de R$ 0,19. Nesse caso, o negócio terá que pagar apenas R$ 0,20 — uma diferença de 5 centavos por clique ou visualização.

Como realizar a segmentação?

Uma das tarefas que levam ao sucesso do anúncio é a segmentação. Ao definir qual parte do público assistirá ao seu anúncio, é mais fácil estabelecer uma comunicação com as pessoas certas.

Por se tratar da maior plataforma de vídeos do mundo, o serviço traz opções para todos os gostos e idades. A fim de limitar a exposição do anúncio para as pessoas de interesse, há três caminhos que podem ser adotados:

Interesses do usuário

Considerada a forma de segmentação mais comum, permite que você defina quais são os principais interesses de quem será atingido. O próprio algoritmo do Youtube seleciona canais relacionados às suas definições.

Imagine que a campanha pretende atingir o público jovem, feminino e que consome conteúdo de beleza e viagens. Ao estabelecer essas características, o anúncio será mostrado em canais/vídeos ligados a esses temas.

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Temas

Também há como selecionar apenas temas específicos. Dentro das categorias dos temas, ainda há outras subdivisões que contribuem para gerar um direcionamento ainda maior. Nesses casos, o ideal é deixar a escolha aprofundada para campanhas de nicho bastante específico.

Também é interessante realizar testes A/B, com os quais o mesmo anúncio vai aparecer para categoria diferentes. Ao final da fase de testes, dá para saber quais alternativas convertem melhor para determinados objetivos.

Vídeos específicos

Outra possibilidade da plataforma de anúncios é direcionar a ação para um vídeo específico (ou vários deles). Basta indicar a ULR do vídeo desejado e fazer as configurações para que seu anúncio apareça antes desses vídeos especificamente. Reassaltando que, obviamente, quanto maior o potencial de alcance do vídeo, maior será o lance necessário para o seu anúncio.

Para não desperdiçar boas oportunidades, é válido verificar se há tráfego qualificado. Vídeos com baixo número de visualizações ou pouco engajamento podem não oferecer o retorno esperado — então, tenha atenção ao desempenho para fazer suas escolhas.

Como conferir o desempenho dos meus anúncios no YouTube?

A cobrança no Youtube Ads está atrelada a uma ação desejada e que é executada pelo público — como o clique no anúncio ou a visualização.

No caso do CPC, é fundamental pensar no aspecto conhecido como click through rate (CTR). Ele corresponde à relação entre pessoas que clicaram no anúncio e o número de usuários impactados.

Imagine que seu anúncio é visto por 10 mil pessoas e recebe 500 cliques. Então, o CTR é de 5%. Em geral, valores maiores significam mais oportunidades e um desempenho ampliado, o que leva à necessidade de acompanhamento constante dos desempenhos.

Para explorar bem os resultados dos seus conteúdos, o indicado é contar com uma landing page bem planejada. Assim, quando as pessoas clicarem nos anúncios, cairão em um endereço de relevância e, potencialmente, com uma oferta. Como consequência, há máximo aproveitamento dos cliques gerados.

Como aprimorar a taxa de visualização?

Já a taxa de visualização, corresponde à relação entre quem assistiu ao anúncio e o número de impressões.

Para aumentar essa métrica, no caso dos anúncios em vídeo, planeje produções interessantes. Conheça o que o seu público espera, use uma linguagem inovadora e capriche na qualidade da edição de vídeos. Na hora de segmentar, escolha o direcionamento adequado para favorecer os resultados.

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Como criar ótimos anúncios para o YouTube?

Independentemente do formato escolhido — seja um vídeo ou um banner — é fundamental planejar com cuidado o anúncio. Ele deve ser atraente e capaz de se destacar, mesmo diante do vídeo que o usuário deseja assistir.

Então, comece a pensar no conceito. Se for um vídeo no começo da peça principal, concentre a mensagem nos primeiros segundos. Ainda mais quando se trata de uma opção pulável, a marca tem apenas 5 segundos para despertar o interesse nas pessoas.

Opte, também, por um elemento de alta qualidade, tanto visual quanto de áudio. Os usuários desejam uma boa experiência principalmente na hora de assistir a anúncios. Ao mesmo tempo, faça com que tudo transmita a identidade da marca.

Utilizar técnicas de storytelling é uma boa pedida para despertar e prender a atenção de quem está do outro lado da tela. Não invista apenas em vender, mas conte uma história relacionada ao seu público-alvo.

No caso dos banners ou dos anúncios que surgem em letreiros, a comunicação visual tem ainda mais poder. Utilize as cores adequadas, opte por imagens em alta qualidade e acerte nas palavras empregadas. O melhor é ter elementos que chamam a atenção e instigam as pessoas a focar o olhar na sua peça. Como resultado, as chances de receber um clique se multiplicam.

Quais métricas acompanhar?

Você viu que o CTR e a taxa de visualização são duas métricas importantes. Elas indicam a interação e o engajamento com o anúncio, mas também é preciso pensar em outras métricas.

Os indicadores devem ir além das impressões ou visualizações. Em vez disso, é mais conveniente acompanhar a taxa de conversão, por exemplo. Se um anúncio continha um direcionamento próprio para a conversão, como cadastro em uma landing page ou compra do produto, essa taxa dirá quantos negócios foram gerados. Para tanto, basta calcular as conversões em relação às impressões. Quanto maior o número, melhor.

Também é importante ficar de olho em qual é o tempo médio assistido. Para vídeos maiores que 5 segundos, acompanhe quanto tempo as pessoas assistem antes de pular. É possível encontrar gargalos e descobrir quando a peça deixa de reter espectadores.

Outra métrica indicada pela própria plataforma é o número de ações ganhas. Quando há direcionamento para seu canal ou um vídeo, por exemplo, acompanhe valores como inscrições e curtidas. Quanto maior é esse volume, melhores são os indícios de que a peça foi adequada.

Então, vale a pena anunciar no Youtube Ads?

O conteúdo para veiculação no YouTube exige uma força de produção maior do que em outras plataformas, onde existem várias opções de anúncios em texto ou imagem. Se você tiver capacidade para produzir material interessante, que engaja e que se comunica com as pessoas, então essa é uma excelente escolha. O Youtube permanece como a maior plataforma de vídeos do mundo. Inclusive, metade dos brasileiros já passa mais tempo assistindo a vídeos do que à tradicional TV.

Existe um grande nicho a ser aproveitado e a tendência é que cada vez mais empreendimentos utilizem a plataforma para apoiar o marketing digital. Então, com o planejamento certo é possível adotar o Youtube Ads a favor da sua estratégia e para gerar ótimos resultados.

Como melhorar o desempenho?

Depois de executar essas etapas, será viável dar os primeiros passos no mundo dos anúncios no Youtube. Contudo, a estratégia tem que ser contínua, já que o marketing digital funciona como uma engrenagem.

Para obter um desempenho cada vez melhor, é fundamental estar preparado para fazer as adaptações necessárias. Olhe as métricas que realmente importam e veja quais campanhas deram mais certo. Depois, conheça as características que geraram bom desempenho — como tipo de anúncio, público e assim por diante.

Também é recomendado realizar testes A/B. Com a modificação de pequenos parâmetros, como um grupo de segmentação, já é possível entender o que faz sentido para o público. Então, será mais fácil fazer as ofertas certas.

De nada vai adiantar publicar anúncios na plataforma e esperar que eles dêem resultados sozinhos, sem nenhuma otimização.

Preciso de uma agência para anunciar no YouTube?

Criar um canal no Youtube, em tese, não é difícil. Basta ter uma conta do Google e, dentro do próprio Youtube, seu canal poderá ser criado e ficar pronto para receber postagens de vários tipos em poucos passos. No entanto, o processo de anunciar no Youtube é mais complexo.

Como a plataforma tem sido cada vez mais utilizada, é preciso competir pela atenção do espectador. Ao não segmentar corretamente a campanha ou ao errar no dimensionamento do lance, você pode não aproveitar o investimento como deveria.

A melhor forma de solucionar esse problema e obter o máximo do recurso é ao contratar uma agência. Com uma equipe especializada, é possível planejar e configurar as campanhas de modo a atender seus objetivos estratégicos. Também é um jeito de favorecer o acompanhamento e a otimização dos resultados.

Se já quiser começar a sua campanha, confira o nosso Checklist para Campanhas no Youtube.

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