Como sua empresa pode utilizar o recurso de Melhores Amigos (Close Friends) do Instagram de forma profissional?

Ingage
Ingage - 21 de janeiro de 2020

Melhores Amigos, também chamado de Close Friends, consiste em uma função do Instagram na qual você seleciona uma lista de seguidores que poderão visualizar, com exclusividade, os conteúdos que são publicados nos stories. 

Além de separar pessoas na hora de fazer determinado tipo de publicação no perfil pessoal, esse recurso também pode ser usado por empresas, de forma a aumentar a receita. Quer saber como o seu negócio pode ganhar dinheiro com o Instagram? Neste artigo, explicamos isso com detalhes. Vamos lá?

De que forma é possível ganhar dinheiro com o Melhores Amigos?

Antes de tudo, é fundamental que você ofereça um conteúdo diferenciado, que tenha algum valor para os seguidores. A partir daí, basta pensar em qual será a estratégia adotada para usar esse recurso de forma profissional. A seguir, mostramos algumas opções que podem ser colocadas em prática.

Consultoria

Se você é expert em determinado assunto e trabalha oferecendo serviços, o Melhores Amigos pode ser usado para fornecer consultoria para os clientes. Aqui, o objetivo é tentar ajudar os seguidores a solucionar problemas e, consequentemente, tornar a relação ainda mais próxima.

Tome o cuidado de oferecer um conteúdo totalmente personalizado e que realmente contribua para resolver questões técnicas, burocráticas ou otimizar resultados, por exemplo. Mantenha o foco em ser útil e oferecer valor.

Curso

No caso de cursos, você pode oferecer alguma forma de conhecimento para os seguidores. Outra opção é a mentoria, na qual a contribuição é feita de forma totalmente direcionada para o crescimento profissional do seu público.

É de suma importância disponibilizar conteúdos diferenciados, que realmente agreguem valor, fugindo informações que são encontradas com facilidade na internet — algo que desestimularia totalmente as pessoas a pagarem pelo seu Close Friends.

Relacionamento com parceiros

Se a sua marca trabalha com parceiros de negócios — que podem ser uma distribuidora, revendedora ou mesmo influencers que ajudam na divulgação —, você pode usar o recurso para lançar as novidades em primeira mão e educá-los a respeito dos produtos e serviços. Assim, eles repassam as informações para os clientes de maneira mais acertada.

Fidelização dos clientes

Quem disse que o Melhores Amigos pode ser usado somente para fins didáticos? Ele também é muito útil para a formação de uma lista VIP, na qual determinados clientes conseguem condições especiais, promoções exclusivas e outros benefícios que não são estendidos ao público comum.

Com esse tipo de segmentação, você transmite a ideia de reconhecimento para as pessoas que têm uma relação mais estreita com o seu negócio. Essa sensação de importância é um passo essencial para conquistar a fidelização desses clientes.

Como criar e vender a assinatura de Melhores Amigos?

Agora que você tem uma ideia de como pode usar o Close Friends de forma profissional e até mesmo obter mais uma fonte de renda com esse recurso, vamos explicar como criar e vender assinaturas para seus seguidores. Veja quais são as dicas a seguir.

1. Seja autoridade no assunto

Quando você se torna autoridade em seu nicho de atuação, passa a ter uma credibilidade maior com a sua audiência. Com isso, seus conteúdos passam a ser mais valorizados e se torna mais fácil estimular essas pessoas a fazerem parte do seu Melhores Amigos — visto que elas saberão que vai valer a pena ter acesso a algo exclusivo.

Isso é muito importante para profissionais que trabalham com serviços e produção de conteúdo e ajuda o perfil a se tornar ainda mais reconhecido na rede, se destacando de outros do mesmo ramo.

2. Foque em criar conteúdos de valor

Se você vai criar uma lista seleta de seguidores, então precisa oferecer conteúdos que sejam exclusivos, principalmente quando se trata de assinantes. Então, planeje publicações que sejam mais profundas que aquelas lançadas no perfil e que realmente agreguem algo para quem faz parte do seu Melhores Amigos.

Se você tem uma loja e quer usar o recurso para clientes VIPs terem mais benefícios, por exemplo, crie uma estratégia para realmente diferenciar essas pessoas. O objetivo, nesses casos, é transmitir a ideia de que esses seguidores realmente são importantes.

3. Planeje a produção dos seus conteúdos

Dedique um tempo para identificar quais conteúdos são do interesse do seu público e de que forma eles vão agregar valor, justificando a criação da lista de Close Friends. Coloque-se no lugar dos seus seguidores e pense em quais temas podem ser abordados e de que maneira isso será feito.

4. Crie um calendário editorial

O calendário editorial é usado para controlar as publicações, indicando as datas, horários, temas, entre outras informações relevantes sobre os conteúdos. É por meio dele que você consegue se organizar melhor e ter um norte a respeito das postagens no Melhores Amigos.

5. Aposte em uma ferramenta de gestão

Se você já tem um público grande ou pretende escalar o seu perfil, saiba que é praticamente impossível controlar tudo de forma manual. Para isso, existem ferramentas de gestão que automatizam os processos mais burocráticos e facilitam a sua rotina, que vai ficar dedicada à produção dos materiais.

Como cobrar pelo Close Friends?

Ok. Já sabemos como explorar o recurso de Melhores Amigos, mas como cobrar pela assinatura do serviço? Se você pretende vender produtos ou serviços por lá, por exemplo, precisará cobrar um valor justo — tanto para você quanto para seus clientes. Veja quais são nossas dicas para isso:

  • Faça pesquisas de mercado e veja como seus concorrentes estão cobrando pelo que será oferecido. Lembre-se que cobrar menos não é garantia de conseguir mais clientes (pelo contrário, pode até afastá-los transmitindo a ideia de que tem qualidade inferior aos demais.
  • Encontre uma forma de provar o valor do seu trabalho para os clientes. Assim, eles acharão o preço cobrado justo e ficarão mais propensos a fazer a assinatura.
  • Descubra o quão relevante é o conteúdo que você está oferecendo. Sua precificação precisa considerar o diferencial que as publicações terão para os seguidores. Quanto mais exclusivo ou maior for a capacidade de gerar conhecimento, por exemplo, mais caro você poderá cobrar.

Como você pôde ver, o Melhores Amigos pode ser muito bem-usado por perfis profissionais para oferecer publicações exclusivas, quer seja para estreitar o relacionamento com clientes e parceiros, seja como mais um canal para ampliar o faturamento. Com estratégia e gestão adequadas, os resultados são bem satisfatórios.

O que achou deste artigo? Quer saber mais sobre como uma ferramenta pode ajudar você a ter melhores desempenhos nas redes sociais? Então, aproveite e conheça o Bume agora mesmo!

Este artigo foi escrito pela Bume e tem total responsabilidade da empresa.

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