Como Funciona a Tecnologia do Chatbot no Marketing Digital?

rodolfoperes
rodolfoperes - 10 de janeiro de 2019

A tecnologia é uma forte aliada do marketing digital – assim como de tantas outras áreas, aliás. Utilizar as ferramentas certas significa reduzir custos, potencializar os resultados e otimizar a experiência do usuário/cliente com a marca. Qual empresa não deseja alcançar tudo isso?

A Inteligência Artificial (AI) é uma dessas ferramentas. Recentemente, ela tem feito grandes progressos e recebido muito investimento de empresas de tecnologia.

Relacionado à IA, nós temos  o chatbot; software criado para automatizar a interação com os usuários de uma marca. O chatbot é uma das grandes apostas para o ramo do marketing em 2019, já que o software promete uma interação ágil e, ao mesmo tempo, próxima com o usuário: é a receita de bolo para manter a satisfação do cliente com o atendimento. Suas funções dependem dos dados e da linguagem pré definida por cada empresa.  

Quer saber mais sobre como o chatbot pode ser utilizado na estratégia de marketing digital da sua empresa? Descubra abaixo!

Objetivos do chatbot no marketing digital

chatbotO chatbot é útil para o marketing digital de diversas maneiras. Ele não só atende de maneira mais próxima o seu usuário, como já mencionamos acima, mas também coleta os dados das leads de maneira facilitada e pode qualificá-las. Um time de marketing que qualifica melhor as leads e coleta os seus dados com mais agilidade, implica em um time de vendas também mais eficiente.

Mas como o chatbot faz isso? Por que ele tem esse poder sobre a lead?

Na verdade, o que o chatbot faz é naturalizar o processo de captura de dados. Praticamente ninguém gosta de ficar preenchendo formulários na internet (as pessoas desistem dessa tarefa com frequência, fecham a aba e vão para outro portal). Por isso, a proposta do chatbot é criar uma conversa personalizada com o usuário, em que ele esteja envolvido o suficiente para entregar as informações necessárias para a equipe de marketing e vendas do negócio.

Vantagens do chatbot no marketing digital

O chatbot, como toda boa tecnologia empresarial, pode trazer economia pro negócio. A lógica é que o software se encarrega de funções básicas de atendimento, como tirar as dúvidas mais comuns dos usuários e encaminhá-los para serviços/ setores específicos. Ou seja, esse é um trabalho que os funcionários da sua empresa não precisam ter mais, podendo ser direcionados para funções mais estratégicas.

Além disso, por se tratar de robôs, não importa o quão rude o usuário esteja sendo ou o imprevisto que poderia estar acontecendo no dia do funcionário responsável pelo atendimento, um robô nunca deixará o seu humor abalar o seu trabalho (até porque, para começo de conversa, ele nem possui essa capacidade). O atendimento sempre será feito da maneira mais educada possível.

Outra vantagem seria utilizar os chatbots para otimizar seu site. É possível inserir o software nas páginas que possuem baixa conversão, em uma Landing Page com baixo tráfego, por exemplo. O chatbot poderia coletar informações dos usuários, como por que eles estão abandonando a página e rastrear padrões de compra e comportamento do consumidor.

Para resumir, os chatbots, como o marketing no geral, amplia o valor da  marca. Nem é tão complicado assim trabalhar com esse software, uma vez que, hoje em dia, há diversas ferramentas que possibilitam que a sua empresa os utilize sem precisar ter experiência de codificação.

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