Carreira em T: saiba o que é e como usá-la em seu crescimento profissional

Avatar Autor
Publicado por Vanessa Vale em 30 de junho de 2022

Head de pessoas, Vanessa é responsável em cuidar e potencializar o capital humano da INGAGE, contribuindo para o fortalecimento da cultura e valores organizacionais. Fala sobre pessoas, liderança, hard e soft skills, comunicação e demais temas da área.

Durante muitos anos, a trajetória de profissionais de diferentes segmentos era quase sempre a mesma. Eles começavam ocupando posições de estagiário, trainee ou júnior, aprendiam a função, passavam por cargos com maior senioridade e, então, chegavam a uma difícil decisão: atuar como especialista ou generalista?

Diversos profissionais se veem em dúvida nesse momento. Se esse é o seu caso, não se preocupe: a carreira em T é uma ótima oportunidade para você conciliar ambas as possibilidades.

A seguir, conheça mais sobre a carreira em T e confira alguns direcionamentos que contribuirão para seu crescimento profissional de forma multidisciplinar!

O que é a carreira em T?

A carreira em T reúne duas vertentes profissionais que, antes, eram tidas como opostas no mundo corporativo: a de especialista e a generalista. 

O nome “Carreira em T” se dá pelo formato da letra: a linha vertical representa as especialidades técnicas, enquanto a horizontal indica as competências generalistas. 

Os chamados “T-Shaped Professionals”, portanto, desenvolvem habilidades para agregar conhecimentos específicos com repertórios mais amplos, que vão além da sua função.

E as carreiras em W e Y?

A carreira em W apresenta alternativas para uma atuação que agrega especialização e gestão. Esse modelo diferencia-se da carreira em T por envolver necessariamente um cargo de liderança. Ou seja, além de ter conhecimento técnico, o profissional é capaz de coordenar equipes e projetos.

Já a carreira em Y rompe com a ideia de simultaneidade. Nesse caso, a parte de cima da letra, que possui a “bifurcação”, indica as possibilidades do profissional se tornar especialista ou gestor. Ou seja, desenvolver as competências técnicas do seu segmento ou trabalhar as habilidades de coordenação, supervisão, gerência etc.

Como é a carreira em T no Marketing Digital?

Para seguir uma carreira em T no Marketing Digital, o profissional precisa desenvolver competências diversas, relacionadas a:

O T-Shaped Professional não precisa ser um expert em todas essas competências, mas deve buscar formas de aprofundar-se e ter um bom conhecimento sobre toda a área. Ele pode atuar em agências de Marketing ou equipes internas, colaborando com equipes de produto, design e vendas, por exemplo.

Gráfico de representação da carreira em T no marketing

Quais as vantagens da carreira em T? 

Veja, agora, os principais benefícios da carreira em T!

Adaptabilidade e flexibilidade

O profissional T-Shaped conquista uma versatilidade dificilmente vista em outros formatos de carreira. Isso porque o modelo demanda o desenvolvimento de uma mentalidade para se adaptar a diferentes realidades e contextos. 

Autonomia

Por ter uma visão do todo e conhecer a fundo os processos da empresa, o profissional T-Shaped consegue agir com mais autonomia e tomar decisões acertadas de forma rápida, considerando os impactos gerados em cada área.

Colaboração

A inteligência social é uma habilidade importante na carreira em T, uma vez que o profissional precisa interagir com diferentes equipes. Nesse cenário, são realizadas trocas constantes, seja para o T-Shaped Professional expandir seu repertório, seja para ajudar os colegas com sua expertise. Como resultado, há uma maior colaboração no âmbito da organização.

Maiores oportunidades de emprego

Outra grande vantagem da carreira em T é a expansão das oportunidades de emprego. Com aptidão para trabalhar como especialista e generalista, o profissional pode assumir ocupações diversas dentro de uma mesma área. No Marketing Digital, por exemplo, é possível atuar com SEO, blog, redes sociais, mídia paga etc.

Com tantas habilidades desenvolvidas, somadas a um bom marketing pessoal, o T-Shaped Professional passa a ser muito valorizado pelo mercado, alcançando posições de destaque difíceis de serem substituídas. Afinal, ao contratar um colaborador com esse perfil, a empresa contará com um profissional completo para lidar com diferentes demandas de forma estratégica.

Afinal, como se tornar um profissional T-Shaped?

Veja como desenvolver-se profissionalmente para colher os frutos da carreira em T!

Entenda quais habilidades você já possui

O primeiro passo é entender as habilidades que você já desenvolveu ao longo de sua carreira. Isso inclui tanto as soft skills quanto as hard skills. No Marketing Digital, por exemplo, pode ser a redação de conteúdos e domínio de programas Ads. 

A dica é: faça uma análise sincera e saiba separar o conhecimento aprofundado do básico. Assim, é possível determinar com clareza em quais frentes você precisa se aprofundar. Liste também as habilidades que deseja adquirir em um futuro breve para atingir seus objetivos profissionais.

Procure cursos livres

Agora, chegou o momento de desenvolver novas habilidades. Muitas delas podem ser conquistadas por meio de cursos livres e, às vezes, até gratuitos. Além de destacarem seu currículo, vão proporcionar o conhecimento necessário para o aprofundamento das suas competências.

Converse com pessoas de outras áreas

Se tiver dúvidas sobre os segmentos em que deseja se especializar, vale ampliar seu networking e conversar com outros profissionais que já atuam nessas áreas. Eles podem falar sobre o mercado, as oportunidades, os desafios e até indicar cursos para aprimoramento. 

Esteja disposto a aprender

Um ponto que merece destaque é a vontade de aprender. Um profissional que opta por seguir a carreira em T deve estar motivado a estudar novos segmentos, aprofundar seus conhecimentos e acompanhar continuamente as atualizações do mercado – com objetivo de desenvolver-se como generalista e especialista.

Sobretudo no Marketing Digital, ter a mente aberta para o aprendizado faz toda a diferença. Afinal, em uma área que está em constante transformação, é preciso reunir times que saibam se adaptar às mudanças vivenciadas.

Aqui na INGAGE, inclusive, as características de um profissional T-Shaped são bastante valorizadas, especialmente no que diz respeito a aprender, perguntar e propor ideias. Seja em qual for o cargo, nossos colaboradores são criativos, empáticos, cooperativos e estão sempre abertos para compartilhar experiências e dividir conhecimento. 

E então, gostou de conhecer melhor a carreira em T? Quer saber mais sobre a INGAGE e conferir as vagas disponíveis para profissionais com esse perfil? Então não deixe de acompanhar a nossa página de Carreiras!

Mini Logo Ingage

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage
Mini Logo Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor
Personagem Newsletter

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!