5 melhores estratégias de captação de leads para empresas de tecnologia

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Publicado por Adriano Borges em 26 de agosto de 2021
Atualizado em 30 de agosto de 2021

Especialista de Inbound Marketing na INGAGE, Adriano é responsável por estratégias de conversão e nutrição de leads com conteúdos apropriados e sob medida, de acordo com sua jornada.

As estratégias de captação de leads são a chave que liga o marketing ao comercial gerando performance. Afinal, como você bem sabe, as formas de consumo mudam, assim como o interesse e a necessidade dos clientes, e essa prática contribui para o crescimento contínuo e escalável da empresa.

Ainda que seu negócio já esteja consolidado no mercado da tecnologia, e sua equipe de comunicação ou marketing saiba elaborar boas ideias para a área, o digital exige uma integração de ações que geram força e potência aos resultados.

São diversas as vantagens da geração de leads. Enquanto sua equipe de marketing prepara, educa e mantém conectados os prospects, para a conversão em leads, a equipe comercial está atenta, a fim de estabelecer contato com seus futuros clientes com maior rapidez e facilidade.

Assim, as equipes comerciais trabalham com mais produtividade, e você não perde tempo com quem não tem os requisitos mínimos, por meio do estabelecimento do lead scoring. É preciso acertar em cheio e falar com quem deseja e precisa do seu serviço ou produto.

Por isso, como inserir essas ações no plano de marketing de sua empresa de tecnologia é o tema deste conteúdo. Acompanhe!

5 formas de captação de leads para sua empresa

É importante lembrar que o público que busca soluções em tecnologia deseja informações valiosas — seja para uma empresa, seja para uma atuação decisiva no mercado. Para conquistar informações e trabalhar melhor seu ciclo de vendas, é preciso alcançar os clientes em potencial. Essa busca por referências para consumir é a chave para suas estratégias.

1. Materiais ricos

Os materiais ricos podem ser e-books sobre uma tecnologia com a qual a empresa trabalha, infográficos com dados a respeito de uma solução, cursos online e muito mais. Eles servem justamente para levar ao cliente a informação que ele procura. Em troca, não terão receio ao compartilhar suas informações, tendo em vista que percebem o valor nessa oferta.

Para que seus potenciais clientes tenham contato com esses materiais ricos, crie formulários em páginas de captura — as chamadas landing pages. Elas devem ser convidativas e concisas, sem pedir muitas informações para manter a relação de confiança e parceria.

Recursos imagéticos podem tornar essas páginas ainda mais atrativas. Mas o foco, de fato, está no copy eficiente, com chamadas para ação e uma breve prévia do que o leitor encontrará com o download do material. Entre os dados básicos para o formulário, pense em nome, e-mail ou outra forma de contato e cargo na empresa, por exemplo.

2. Webinars

Para montar seus times de desenvolvimento, certamente você reuniu talentos de diferentes áreas. Eles podem participar das estratégias de captação de leads por meio de eventos de valor a interessados em determinado tema. Vale incentivar esses profissionais a montarem webinars, que servirão tanto para o próprio portfólio quanto para atrair potenciais clientes ao negócio.

Para que as pessoas participem do evento, trabalhe a divulgação, sobretudo nas redes sociais. Garanta que elas saibam a data e horário, além das vantagens de acompanhar o webinar até o fim. Sempre deixe evidentes as formas de contato e até um formulário para quem deseja conhecer as soluções da sua empresa.

profissional de marketing analisando a sua estratégia de captação de leads

3. Podcasts

Assim como os webinars, os podcasts para Marketing Digital podem contar com a participação de especialistas em segmentos da tecnologia que já trabalham para a empresa. Com pouco esforço e o investimento em materiais para a gravação, vale montar roteiros com as tendências e desafios do tema debatido.

Ao divulgá-los, considere as mesmas sugestões indicadas e incentive os possíveis clientes a navegarem por outros materiais produzidos pela sua empresa. Quanto mais eles conhecerem a marca e as soluções oferecidas, mais preparados estarão para receber o contato da equipe comercial.

4. Newsletter

As newsletter também auxiliam a atrair leads para o seu negócio, em busca de conteúdos de relevância. Além disso, funcionam como atrativos na nutrição da sua base, assim que forem convertidos em clientes.

É importante trabalhar o conteúdo da newsletter para que, de fato, seja interessante ao seu lead, desde o assunto do e-mail às chamadas para ação. O teste A/B é outra boa aposta para entender o que funciona melhor para suas estratégias — enviando diferentes tipos de e-mail para grupos distintos da base.

5. Blog

A criação de um blog é importante sobretudo para centralizar os conteúdos de valor do seu negócio. Como vimos, os materiais ricos e suas páginas de captura são excelentes formas de captação de leads. Contudo, estar em qualquer seção do site institucional pode não surtir os efeitos desejados.

É interessante criar um domínio /blog e trabalhar a otimização dos conteúdos para os motores de busca. Por meio do SEO, suas páginas alcançam maior número de pessoas e, consequentemente, chegam a potenciais clientes. Aparecer nas primeiras páginas do Google, por exemplo, é sinônimo de maiores oportunidades de negócio.

Para isso, considere o investimento em palavras-chave, links bem-trabalhados, trechos claros com a resposta à intenção de busca, entre outras ações. Vale lembrar que o blog não precisa abordar somente assuntos específicos do segmento de tecnologia com o qual a empresa atua. Seus potenciais clientes têm dúvidas em diferentes temas — e essas informações podem causar boa impressão do seu negócio.

Além das landing pages, o blog também ajuda a divulgar as newsletters, os podcasts, os webinars e qualquer outra estratégia para captação de leads. Por isso, não deixe essa estratégia de fora. Garanta que seja um site responsivo e com bom índice de carregamento, para proporcionar excelentes experiências aos usuários.

O papel da INGAGE na busca pela geração de leads

A INGAGE é especialista em Inbound Marketing — ou seja, a metodologia que utiliza as formas de captação de leads apresentadas. Cada profissional do time tem sua especialidade, para oferecer as sugestões certeiras para diferentes necessidades do seu negócio.

Por meio do domínio das regras de negócio da sua empresa, a INGAGE faz o planejamento de marketing completo — desde a análise de concorrentes à construção de personas, jornadas de compra e calendário editorial para o blog. Em seguida, estrutura os conteúdos com base em SEO e nas campanhas de links patrocinados para atrair tráfego orgânico.

O trabalho da INGAGE segue da geração de leads à conversão em clientes de grande potencial para o seu negócio. Ainda contribui para a formação de um time comercial ainda mais eficiente, com treinamentos exclusivos sob a ótica do Inside Sales. São diversos cases de sucesso nesse quesito, inclusive na área da tecnologia.

Com estratégias de captação de leads fortalecida, a sua empresa de tecnologia consegue ampliar a competitividade e se tornar referência no mercado. Os benefícios se convertem em redução de custos e aumento das possibilidades de negócios. Para conquistar maior eficiência, conte com a parceria de uma agência especializada em Marketing Digital.

Para conhecer tudo que a INGAGE pode fazer pela sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores!

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