Calendário editorial: veja como criar a melhor estratégia para o seu negócio

Avatar Autor
Publicado por Wenddy Dias em 25 de fevereiro de 2022

Analista de Conteúdo e SEO na INGAGE, Wenddy é responsável pelo planejamento estratégico e produção de conteúdos para web com foco na performance e entrega de valor.

O calendário editorial é uma importante iniciativa para consolidar a estratégia de conteúdo do seu negócio. Esse documento pode contemplar as produções para blog e redes sociais, determinando as respectivas datas de publicação. Também inclui palavras-chaves a serem utilizadas, formatos de textos, direcionamentos de link building, bem como indicação das personas e da etapa do funil.

Com isso, há maior organização do plano de marketing, livrando o seu negócio de publicações vazias e desalinhadas. Esse é um bom recurso para atrair o público, aumentar o engajamento, qualificar leads e fidelizar sua audiência.

Assim como fazer um planner, montar um calendário editorial demanda alguns pontos de atenção. Continue a leitura para ver as nossas dicas e criar estratégias de sucesso com conteúdos diversos!

Use uma boa ferramenta

Uma das ferramentas mais usadas pelas empresas para construir um calendário editorial é o Google planilhas. Como as informações são salvas na nuvem, dá para compartilhar o acesso com pessoas autorizadas (o time de marketing, por exemplo) e todos trabalharem nela simultaneamente.

Mas nem todas as empresas têm acesso ao Google suite, sendo necessário utilizar outras ferramentas. Se for o caso, dá para usar o Trello, Asana ou Hubspot. Note que alguns deles oferecem planos premium para corporações.

Estabeleça a recorrência

Não existe uma fórmula de sucesso quando se trata de produção de conteúdo. Cada público tem suas características e respondem de maneiras diferentes à comunicação com a marca. Por isso, não há uma definição do número exato de posts que devem ser divulgados pela empresa a cada semana. A dica é: faça testes.

Também é importante destacar que a qualidade — e não a quantidade — deve ser o foco da estratégia. Seja no blog, seja no feed do Instagram, as pessoas querem encontrar informações claras e completas.

Pense começar com a periodicidade de quatro blog posts ao mês e três publicações nas redes durante a semana. Produzindo conteúdos relevantes com frequência, mais pessoas poderão conhecer sua página e começar a acompanhar as novidades — e um bom e-mail marketing sempre funciona como incentivo.

Mulher aponta para data enquanto planeja calendário editorial

Escolha as melhores datas de publicação

Com uma ideia de frequência ideal, é preciso definir as datas de publicação. Muitas redes sociais oferecem dados de engajamento, entre eles as horas e dias em que seu público está mais ativo. Esse pode ser um bom direcionamento. Mas também vale, assim como na dica anterior, fazer testes.

Uma proposta geral é adicionar temas mais leves no fim da semana e conteúdos mais densos nos dias úteis. Além disso, nas redes sociais, podem ser postadas três chamadas em dias e horários diferentes para dar mais visibilidade a determinado conteúdo. O espaço de tempo entre cada chamada pode variar de acordo com o volume de conteúdos produzidos.

Aqui também entram as variações nos disparos de e-mail marketing, possibilitando a realização de testes A/B para avaliação da taxa de abertura em diferentes momentos.

Defina os temas

Especialmente para conteúdos de blog, a definição de temas está diretamente relacionada à escolha de palavras-chave estratégicas. Além de buscar temas relevantes para o negócio, também é preciso considerar o volume de buscas e a dificuldade de ranqueamento para os termos em questão.

Isso é feito com o apoio de ferramentas que analisam a intenção dos usuários e a performance dos principais concorrentes na SERP. É a partir de então que se criam os títulos. Nessa etapa, você pode trabalhar gatilhos mentais para atrair seus consumidores, mas nunca deixe de entregar o que promete.

Com base nesses direcionamentos, é preciso associar os temas elencados às personas da empresa. É preciso entender a melhor abordagem do assunto para que o conteúdo não seja nem muito superficial e nem muito avançado para o público em questão.

No calendário editorial, também é interessante já determinar a ordem de publicação de cada conteúdo, especialmente se a proposta for a realização de uma editoria para redes ou uma estratégia de topic cluster.

Equilibre os conteúdos entre os estágios do funil

Tendo em vista a jornada do cliente nos diferentes estágios do funil, também é importante pensar em abordagens que atendam tanto os consumidores que estão descobrindo o universo no qual a empresa se insere quanto os que já estão prestes a decidir.

Para os blogs que ainda estão em fase de maturação, é interessante manter 80% da produção direcionada para o topo de funil, a fim de gerar tráfego e promover o reconhecimento da marca. O restante pode ser dividido entre o meio e o fundo.

No mais, diferentes formatos de conteúdos também podem funcionar melhor para determinado estágio do funil. Os conteúdos ricos e podcasts, por exemplo, são mais indicados para as etapas de consideração. Já resenhas, cases de sucesso e trials funcionam melhor para a decisão.

Conte com apoio especializado

Ainda tem dúvidas de como montar a melhor estratégia para a sua empresa? Então, talvez seja a hora de fazer um investimento certeiro para o sucesso da sua marca. Ao contar com a expertise dos profissionais da INGAGE, você consegue estruturar o calendário editorial sob medida para seu negócio.

Na INGAGE, os planos de conteúdos são criados a partir de dados, obtidos nas melhores plataformas de SEO, análises de mercado e profundo entendimento do seu negócio. Além disso, você terá o apoio dos nossos especialistas do planejamento à implementação dos conteúdos, promovendo campanhas de alta performance.

Quer ter um calendário editorial estratégico que garantirá o sucesso da produção de conteúdo? Então, conte com quem entende desse mercado e sabe posicionar a sua empresa. Entre em contato com os especialistas da INGAGE!

Mini Logo Ingage

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage
Mini Logo Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor
Personagem Newsletter

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!