Blog Corporativo: Saiba Se Sua Empresa Precisa De Um Blog

Gabriel Motta - 14 de setembro de 2016
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Minha empresa precisa de um blog?

Quando se fala em comunicação corporativa no universo digital, naturalmente nós lembramos de sites e redes sociais. Essas ferramentas, apesar de vitais para um bom relacionamento com seus stakeholders, nem sempre conseguem suprir todas as demandas do seu público. Nesses momentos, muitas empresas optam por investir em um blog como um canal de comunicação alternativo e complementar.

Apesar de inicialmente serem vistos como ferramentas essencialmente pessoais e informais, os blogs corporativos se tornaram grandes aliados para a imagem das empresas, relacionamento com seu público e até mesmo para aumentar as vendas. Os blogs servem para completar a comunicação das páginas oficiais. Esses sites, que costuma servir como um agregador das informações mais importantes sobre a empresa, produtos, serviços e possuem um conteúdo em sua grande maioria estáticos, ganham interatividade, flexibilidade e atratividade com o auxílio de blogs.

Nessas páginas, as empresas têm a possibilidade de atualizar seu público com as notícias da companhia, fornecer conteúdo relevante que atraia novos clientes, educa e fidelize os antigos, indicar links, serviços, promoções e todo tipo de informação relevante sobre o mercado de atuação para fomentar a tomada de decisão dos clientes e, consequentemente, as conversões e a imagem da empresa – o denominado marketing de conteúdo. Com isso, os blogs acabam se tornando um espelho dos valores e da personalidade da marca, aumentando a interação com seu público. Confira outros benefícios em ter um blog corporativo:

Divulgação de seus produtos, serviços e novidades

Através do seu blog será possível divulgar para o seu público-alvo todas as novidades da empresa, como lançamentos de novos produtos, inovações nos serviços, notícias da empresa, eventos, promoções, campanhas etc. Dessa forma, você mantém seus clientes informados e envolvidos nas ações da marca de forma eficiente, simples e com custos mais amenos.

Reforço da imagem e do posicionamento da empresa

Além das notícias da empresa, seu blog deve ser uma canal de informação e novidades sobre o universo no qual a empresa está envolvida: o seu mercado de atuação. Uma loja de roupas femininas, por exemplo, pode ter seu blog atualizado com posts sobre moda, beleza e comportamento, mostrando que a empresa está por dentro das novidades e tendências daquele assunto e é referência nisso. Essa estratégia – o marketing de conteúdo – aumenta a confiança e a admiração dos clientes pela marca e reforça a imagem da empresa como referência daquele segmento.

Aumento do fluxo de tráfego para o site

Ter um blog associado ao site é uma excelente maneira de gerar mais views e atrair mais fluxo para o site da empresa. A combinação de site, blog e redes sociais é uma das formas mais eficacientes de se manter ativo no mercado e popularizar a sua presença nas plataformas digitais.  Além disso, um blog pode se tornar uma ferramenta poderosa para ajudar a posicionar a marca nas primeiras páginas da busca do Google, te colocando na frente dos concorrentes.

Interação com o cliente

Através do blog você poderá desenvolver um diálogo e relacionamento ainda mais próximos com os seus clientes, o que auxilia a sua empresa a conhecer o seu público e elaborar estratégias mais segmentadas. A cada publicação você poderá ver o que seus clientes pensam sobre determinado assunto, o que mais gostam e o que sentem falta. Seja através dos comentários, número de visualizações e compartilhamento, ou mesmo e-mail sobre determinadas publicações, você terá um feedback direto do seu público alvo e poderá usar isso para corrigir ou alavancar determinadas ações com mais precisão e rapidez.

Agora que você já sabe a importância de se ter um blog corporativo, faça uma análise do seu público, planeje que tipo de conteúdo você pode trabalhar para a sua empresa e confira de perto os resultados!

 

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  • Helio D’angeles

    Ótimo artigo, parabéns! É uma pena que as empresas ainda não se atentaram que a forma de vender mudou, os clientes não querem apenas comprar, querem uma experiencia antes de escolher algo.

    http://www.clickhr.com.br