Automação de Marketing: Por que Automatizar Seu Marketing Corporativo?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 19 de fevereiro de 2016

 

Muito comentado em sites, portais e blogs da área, a Automação de Marketing virou objeto de desejo por empresas de todos os setores e portes. Mas será que é para isso tudo mesmo? Automatizar os processos de marketing é realmente tão compensador assim? Neste artigo nos aprofundaremos no tema e entenderemos o porquê ele é tão importante.


O conceito de Automação de Marketing: o que é automatizar o Marketing Corporativo

A Automação de Marketing é um processo tecnológico que dá suporte ao time de marketing para automatizar tarefas de criação, execução, gestão, relacionamento e monitoramento de estratégias.

É uma forma de simplificar as tarefas manuais mais pesadas, complexas e chatas do marketing, como: criar landing pages, fazer e-mail marketing, enviar pesquisas de mercado, gerenciar fluxos de nutrição, analisar os estágios dos leads, produzir relatórios e outros trabalhos .Veja 6 Formas de Aumentar Seu ROI Com E-mail Marketing

A inteligência humana não é descartada, o papel do profissional de marketing é de configurar e prover às ferramentas de automação: parâmetros, diretrizes e conteúdos. No mais, a máquina é que toma conta de todo o processo.

Por que investir em Automação de Marketing?

Só de saber que muitos processos técnicos, demorados e suscetíveis a erros manuais podem se tornar automáticos, você já deve imaginar as inúmeras vantagens, não é verdade? Por isso, preparamos uma lista com 6 motivos para convencer qualquer gestor que é um investimento que vale a pena. Confira:

  • Economia de tempo

Esse talvez seja o benefício mais evidente. Os profissionais de marketing envolvidos nas estratégias podem se dedicar mais ao planejamento das ações e a análise dos resultados.

Por exemplo, com a nutrição de leads feita de forma automática, o time de marketing tem o trabalho apenas de configurar os caminhos que cada lead terá, de acordo com as interações feitas. Por exemplo, um visitante se cadastra no site, logo em seguida a ferramenta dispara uma mensagem de boas-vindas no e-mail cadastrado e um conteúdo mais aprofundado dois dias depois.

 

2) Leads mais bem preparados

Ter que lidar com muitos leads e em diferentes estágios no funil pode confundir e atrapalhar o trabalho manual baseado em planilhas e anotações. Esqueça isso, com a automação, você pode programar as ferramentas para entender exatamente o nível de conhecimento e envolvimento de cada lead em seu fluxo de nutrição, não importa quantos você tenha em sua base. A facilidade é a mesma para quem envia conteúdos para 10, 100, 1.000 ou 50.000 contatos.

 

Vale lembrar que quanto mais caminhos forem criados, mais segmentada a sua lista precisa ser. Assim, os seus leads têm mais chances de receberem conteúdos personalizados, alinhados com seus interesses, e maiores serão as oportunidades de um negócio ser fechado.

3) Leads mais qualificados para os vendedores e Inside Sales

Um potencial cliente, que é devidamente educado e envolvido com as soluções da empresa, tende a facilitar a vida dos vendedores. Conduzir uma negociação sabendo de todas as interações que o lead fez e quais materiais ele pode ter consumido é mais simples, rápido e tem maiores chances de ser positiva.

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Leads bem nutridos resultam em um aumento nas vendas e nas receitas. Por exemplo, se você oferece um produto igual ao do concorrente, mas com um preço 20% maior, o possível cliente pagará se ele for educado naquele assunto por você, preparado para usar os produtos e serviços e reconhecer que esse investimento será necessário para solucionar os problemas dele.

4) Dados mais controlados

Uma das funcionalidades básicas das ferramentas de Automação de Marketing é a produção de relatórios. São dados analíticos sobre tráfego, origem dos leads, interação dos mesmos com os e-mails, desempenho de diferentes campanhas, erros de SEO no site e muito mais. 

Esses softwares compilam as principais informações em um único espaço, centralizando a exibição e análise de dados estratégicos para otimização de campanhas e criação de novas ações.

5) Custos de aquisição reduzidos

A automação permite que os leads possam receber os conteúdos certos, nos momentos certos, como já vimos antes. Isso faz com que o lead avance a cada estágio do funil de vendas mais rapidamente, conhecendo melhor o mercado, reconhecendo os valores da empresa e da oferta, considerando aquela como a melhor opção para resolver o problema dele.

Leitura Indicada: Veja Que Tipo de Conteúdo Produzir Para Cada Estágio do Funil de Vendas

Assim, quando o lead não possui nenhuma objeção para realizar a compra, o processo de venda se torna mais acelerado, inclusive as negociações. Com isso, os custos de aquisição de cliente (CAC) são reduzidos naturalmente. Se considerarmos a economia no tempo de serviço dos profissionais de marketing, a redução fica ainda maior. Entenda mais 5 formas de reduzir seu CAC

Só para ter uma ideia, dados da Nucleus Research mostram que a automação aumenta a produtividade de vendas em 14,5% e reduz os gastos gerais com marketing em 12,2%.

6) CRM integrado

Antes de prosseguir, vale ressaltar que algumas ferramentas de automação já vêm com seus próprios CRMs. Essa integração é fundamental para formar uma base de dados sobre os leads, os leads qualificados e os clientes da empresa.

Ter essas informações é importante para saber o estágio que os contatos se encontram e, assim, direcionar ações e conteúdos personalizados para eles. Por exemplo, a sua base tem o lead Carlos, que abriu mais de 90% dos e-mails recebidos pela sua empresa, baixou 8 e-books e já entrou utilizou uma versão demo do seu serviço. Ele pode estar apenas esperando um contato mais objetivo da sua equipe de vendas.

Nesse caso, a automação trabalhou enviando os dados de interação do lead Carlos para a base de dados do CRM, permitindo que uma nova negociação, com boas chances de venda, pudesse ser aberta.

QUAL EMPRESA PODE USAR AUTOMAÇÃO DE MARKETING?

 

Independentemente do tamanho do negócio, a automação é fundamental. Nas micro, pequenas e médias empresas, onde pode não haver um setor de marketing grande e altamente estruturado, esse suporte permite a formação de uma equipe mais enxuta, onde poucos profissionais da área lidam com todo o processo.

Além do mais, o pequeno empreendedor pode optar por trabalhar com ferramentas de automação que atendem a um único propósito, como fazer disparo de e-mails, por exemplo. Esses softwares são mais em conta em relação aos que oferecem pacotes completos de automação.

As principais ferramentas de Automação de Marketing – inclusive gratuitas!

Já que tocamos no assunto, vamos listar alguma das empresas que disponibilizam ferramentas e softwares de automação. Veja a seguir:

  • HubspotRD Station e SharpsSpring: No mercado brasileiro, essas são as três soluções mais conhecidas e que trabalham com uma plataforma completa de automação, que vai desde a criação de landing pages até a nutrição de leads. Em nosso blog temos um post com um comparativo entre a Hubspot vs RD Station mostrando qual a melhor. Lembrando que a SharpSpring também possui seus próprios diferenciais, sendo uma ferramenta econômica, com projetos de Inbound Marketing customizáveis e CRM integrado, sem exigir contratos anuais.
  • MailChimp: Uma das ferramentas de automação de envio de e-mails e campanhas de e-mail marketing mais usadas no mundo. Para quem tem uma lista de até 2.000 contatos e dispara até 12.000 mensagens por mês as mensalidades são gratuitas.
  • Sales Autopilot: É uma ferramenta com várias funções automatizáveis, como vendas para e-commerce, e-mail marketing, integração com CRM e ERP e gerenciamento de programas de afiliados por planos que podem começar do zero.

AUTOMATIZAR O MARKETING VALE A PENA?

Agora podemos responder a pergunta da introdução deste artigo: automatizar o marketing é compensador sim, pois qualquer investimento visando crescimento escalável e redução de trabalho manual vale a pena. Soma-se a isso a possibilidade de gerar mais vendas online e receitas a um custo de aquisição menor. Portanto, é compreensível que a automação seja um processo tão desejado pelo mercado.

Agora que você já sabe o que é Automação de Marketing, nos conte se a sua empresa já usa essas ferramentas ou pretende utilizar alguma plataforma deste tipo? Qual benefício mais lhe chamou a atenção? Compartilhe sua opinião nos comentários.

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