Automação de Marketing: 4 Fatores Indispensáveis Para Ter Uma Estratégia De Sucesso

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 14 de abril de 2016

 

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A jornada de compra do consumidor nunca foi tão profunda como agora, principalmente no mercado B2B, onde o gerenciamento dos leads é imprescindível. Um dos principais motivos é a mudança no comportamento do consumidor. Em vez de esperar o conteúdo de forma passiva nos meios tradicionais de comunicação, o cliente passou a buscar informações sobre produtos e serviços em diversas plataformas e canais digitais.


De acordo com a Corporate Executive Board, 60% das decisões de compra acontecem antes mesmo do contato com o vendedor. Neste sentido, também percebemos uma constante evolução nas ferramentas de marketing e vendas para auxiliar os profissionais a estabelecer melhores estratégias durante esta etapa.

POR QUE INVESTIR EM AUTOMAÇÃO DE MARKETING PARA EMPRESAS?

A automação de marketing é um importante mecanismo para que empresas possam entender melhor o comportamento do consumidor e criar ações mais inteligentes e assertivas. Mas é preciso utilizar a ferramenta com inteligência para obter resultados significativos. Por isso, apresento alguns pontos relevantes para serem levados em consideração em uma estratégia de sucesso.  Veja Mais Motivos Para Sua Empresa Investir em Automação de Marketing

#1 Explore todo o potencial da Automação De Marketing

Um dos grandes erros dos empreendedores é subestimar a automação de marketing. Muitas empresas não conseguem explorar todos os recursos que a ferramenta oferece e se limitam em banir as funções repetitivas. Mas há todo um aparato técnico que permite estabelecer estratégias de marketing alinhadas com o departamento de vendas de forma otimizada e aprofundada.

#2 Invista em Lead Nurturing

Segundo a pesquisa da empresa americana Software Advice, aestratégia de lead nurturing é o principal motivo de se investir em automação de marketing. Enviar conteúdos relevantes e educativos de forma automatizada por e-­mail pode resultar em conversões expressivas, principalmente para negócios B2B.

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#3 ​Colete dados e construa uma comunicação segmentada

Como criar um relacionamento relevante sabendo apenas o e­mail de uma pessoa? Não se pode pensar somente em conversão, mas esta é uma das principais etapas no processo de compra. Por isso, é importante inserir campos nos formulários para segmentar os leads capturados. Quanto mais informações obtiver do lead, mais personalizando e relevante será o conteúdo.

#4 ​O fator humano continua essencial para o sucesso

No meio digital, os profissionais de marketing precisam fazer uso da tecnologia para entregar conteúdo altamente segmentado de forma escalável e, ainda, conseguir tomar decisões mais assertivas e compatíveis com os dados. Com a automação de marketing, não significa que o relacionamento com o cliente será totalmente robotizado. Entenda Como a Automação de Marketing Intensifica Seu Relacionamento Com Clientes

O fator humano também precisa estar presente nas estratégias que serão inseridas no software. A tecnologia é o meio, ou seja, a ferramenta que irá distribuir o conteúdo e auxiliar na análise das estratégias. Já o conhecimento estratégico, com base na psicologia e no comportamento do consumidor, sempre será necessário para que o relacionamento com os clientes e tecnologia tenham sucesso.

 

 

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