As 7 Redes Sociais Mais Usadas por Empresas!

Isabela Rezende
Isabela Rezende - 27 de janeiro de 2017
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+

As redes sociais são ferramentas incríveis para empresas que desejam promover e fortalecer suas marcas online. As plataformas, que em si são gratuitas, oferecem também diversas opções de serviços pagos, especialmente feitos para negócios que desejam ampliar o seu público.

Mas não adianta apenas estar nas redes sociais: é preciso identificar em quais delas o seu negócio deve estar e quais as possibilidades que cada uma delas oferece. É importante decidir, traçar estratégias e executá-las bem para formar uma imagem forte e relacionamentos duradouros com os seus usuários. Para que você faça isso da maneira correta, é importante conhecer bem as redes sociais mais usadas por empresas e por seus clientes para, a partir disso, definir a estratégia correta.

Então quais seriam as principais redes sociais e as possibilidades que elas oferecem para as empresas fazerem bonito na web? Não se preocupe, neste artigo listamos todas elas. Confira-as abaixo!

Antes de tudo: por que investir em redes sociais?

Independente do que você vende ou de quem compra de você, as redes sociais geralmente serão a melhor ferramenta de marketing para fortalecer sua marca e aumentar as suas vendas. Hoje em dia, um negócio não ser ativo nas redes é como estar com uma loja de portas fechadas, sem entender porque ninguém bate na porta querendo ser seu cliente.

Pensando por essa analogia, pode parecer absurdo que alguém faça isso, mas acredite, o impacto é tão grande quanto. Deixe-nos listar alguns motivos para que as redes sociais sejam tão importantes para a sua empresa:

As redes sociais permitem que você seja encontrado por mais pessoas

Ninguém vai comprar um produto ou um serviço se não souber que ele existe. Essa informação parece óbvia. Mas o que queremos dizer com ela é que uma presença bem estabelecida nas redes sociais permite que mais pessoas conheçam o seu negócio e considerem a sua empresa na hora em que precisarem.

Redes sociais criam relacionamento com o seu público

Parte do que faz empresas serem bem aceitas nas redes é a capacidade de interação que elas criam com os clientes. Responder dúvidas, elogios, críticas e se manifestar diante de problemas envolvendo o seus clientes cria um vínculo importante com eles. Acredite, as pessoas tendem a procurar quem as trata bem e nos negócios isso não é diferente.

Seus concorrentes provavelmente já estão nelas

Enquanto você fica se perguntando se deve participar das redes sociais ou não, muitos consumidores em potencial encontram outras empresas com a solução que precisam. Não fazer parte das redes onde seus clientes estão é estar um passo atrás da sua concorrência. Então não perca mais tempo!

As redes sociais mais usadas por empresas

1- Facebook

Se existe um lugar onde praticamente todo internauta pode ser encontrado, esse lugar é o Facebook. Colegas de trabalho, de escola, seus vizinhos, o atendente da padaria e até mesmo a sua avó.

Não é para menos: de acordo com o balanço de 2016 divulgado pelo CEO do Facebook, Mark Zuckeberg, a rede social conta com mais de 1,5 bilhão de usuários por mês, no mundo todo. Para se ter uma vaga idéia, essa quantia é maior que a população estimada da China, país mais populoso do mundo.

Com um alcance tão grande assim, é impossível descartar o uso do Facebook por qualquer empresa. Pelo contrário, a rede é referência quando se trata de social media e seus usuários, tanto no profissional quanto no pessoal. Assim, é possível dizer que praticamente todo tipo de conteúdo digital se encaixa perfeitamente ao Facebook.

Recursos oferecidos pelo Facebook

  • Divulgar e compartilhar conteúdo relevante, seja ele produzido dentro ou fora do Facebook;

  • Anunciar sua marca, produtos e novidades por meio do Facebook Ads — plataforma de anúncios pagos da rede;

  • Organizar e gerenciar eventos;

  • Postar fotos, infográficos, dados e pesquisas;

  • Incentivar discussões, compartilhamentos, opiniões e engajamento dos usuários;

  • Conversar diretamente com os usuários, para tirar dúvidas e resolver problemas.

Além disso, toda essa gama de possibilidades pode ser ainda melhor explorada, por meio da ferramenta de impulsionamento de postagens que o Facebook oferece. Por meio dela, é possível fazer com que o seu conteúdo ganhe destaque para os usuários. Inclusive permitindo que ele seja exibido para internautas específicos, que podem ser separados por gênero, idade, localização e até tipo de conteúdo que acessam.

O Facebook possui ainda ferramentas para acompanhar métricas importantes, como o engajamento dos usuários com determinados conteúdos, postagens mais acessadas, novos “curtidores” e alcance das publicações. Dessa forma, ele facilita o trabalho de monitoramento das empresas.

2- Twitter

Um dos sites mais populares do mundo, o Twitter é também uma das redes sociais mais utilizadas por empresas. Não só pela quantidade de usuários, mas pelo dinamismo da rede, afinal, o Twitter é uma rede de diálogo em que tudo é instantâneo e render assunto entre os “twitteiros”.

Criado em 2006, o Twitter até hoje mantém a sua essência: postagens curtas, rápidas e de fácil leitura. Por meio de uma navegada pela rede social, é possível entender o que está acontecendo e sendo discutido no país e no mundo.

Por meio desse canal, é possível compartilhar conteúdo de forma prática e, a partir disso, criar uma discussão. Se os usuários gostarem do que for publicado no seu perfil, é grande a chance de que o conteúdo seja retuitado, aumentando ainda mais o alcance da sua postagem.

Recursos oferecidos pelo Twitter

  • Compartilhar o seu conteúdo com a comunidade;

  • Interagir com usuários e outras empresas;

  • Participar e se informar dos principais assuntos que movimentam as comunidades on-line — Trending Topics;

  • Viralizar vídeos e imagens;

  • Realizar atendimento aos clientes e usuários com agilidade;

  • Acompanhar o que é dito e discutido sobre sua empresa;

  • Realizar ações conjuntas com influenciadores digitais — artistas, humoristas, blogueiros e vloggers.

Uma das características mais atrativas da rede é a capacidade de construção de relacionamento com os usuários. Nela, é possível direcionar tweets, responder e engajar outros internautas de forma bastante receptiva, pois a pessoa que te segue está, de fato, interessada no seu conteúdo.

3- Google +

O Google + é a rede social da gigante da internet. Em um primeiro momento, foi visto como uma opção frente ao Facebook e, apesar de não ser tão movimentado quanto, ainda assim é uma das redes sociais mais utilizadas por empresas.

Isso se dá, principalmente, pelo potencial de indexação que a rede oferece. Basicamente tudo o que você posta em uma página do Google + for Business será imediatamente incorporado às pesquisas do Google.

Isso significa mais chances do conteúdo criado pela sua empresa ficar bem ranqueado nas pesquisas. Então o grande trunfo de usar o Google+ é o benefício que ele traz para sua estratégia de SEO.

Cada página da rede social é tratada como uma página comum pelo Google e, consequentemente, pela ferramenta de pesquisa. Isso significa que ela servirá como um fator importante para o ranqueamento das suas páginas na web.

Integração com a ferramenta

Uma vez inserido no mundo do Google +, sua empresa encontrará diversos recursos da google em um só lugar: Hangouts, Comunidades, Pesquisas, Youtube, Maps e outros serviços. Uma das ferramentas mais interessantes do Google+ é a Pesquisa Local.

Ela funciona da seguinte forma: vamos supor que você tenha uma lanchonete e crie uma página para ela no Google+. Se alguém pesquisar no Google e em outras ferramentas da empresa, como o Now, sobre onde comer na região, o seu negócio aparecerá como sugestão, com direito a endereço e trajeto marcado pelo Google Maps!

4- Instagram

Rede social favorita dos blogueiros, artistas e influenciadores digitais, o Instagram é um verdadeiro trendsetter para seus usuários. A rede de compartilhamento de fotos, que começou em 2010, já é a segunda em número de internautas no mundo e não para de incorporar novidades à sua plataforma.

O Instagram começou como uma plataforma mobile de compartilhamento de fotos padronizada, que permite aos usuários comentar e curtir as fotos do amigos. Muito da essência ainda se manteve, mas criando novas possibilidades, como a postagem de vídeos e pequenas animações — conhecidas como “Boomerang”. Posteriormente, foi também incorporada uma ferramenta de vídeos instantâneos, o Instagram Stories e, mais recentemente, as transmissões ao vivo.

Mas o grande fator que faz do Instagram uma rede social única é a capacidade com que ele influencia os seus usuários. Boa parte das novidades, principalmente no mercado da beleza, chegam às telas dos internautas por meio dessa rede.

Além disso, por meio do Instagram, essas novidades são promovidas por aqueles que podemos chamar de influenciadores digitais: blogueiros, modelos, atrizes, atletas e até mesmo socialites — Kim Kardashian que o diga! Entre outros usos, o Instagram também é ótimo para promover negócios locais, principalmente do mercado do entretenimento, como bares, restaurantes, pubs e hamburguerias.

Estilistas, fotógrafos, tatuadores e outros profissionais que precisam divulgar o seu trabalho também utilizam o Instagram como um portfólio aberto ao público. Assim, o Instagram é uma ótima oportunidade para empresas, empreendedores e produtores de conteúdo terem contato com seus usuários, mostrarem o seu trabalho e engajar os seguidores.

5 – Snapchat

Se existe uma palavra que descreve o que é o Snapchat, essa palavra é “fenômeno”. Isso porque, em menos de um ano, a rede especializada em fotos e vídeos de curta duração se tornou uma das mais utilizadas, ultrapassando gigantes como o Twitter, por exemplo.

A rede de vídeos e fotos oferece um mundo de possibilidades para empresas que querem investir nela. Assim como o Instagram, o Snapchat pode servir como um grande lançador de tendências de produtos, serviços e até mesmo comportamento.

Por meio de fotos instantâneas e de vídeos de até 10 segundos, é possível atualizar os seguidores com novidades, produtos, informações sobre estilo de vida e tendências. Uma ótima opção para o marketing direcionado! Além disso, o Snapchat é uma ferramenta incrível para a cobertura de eventos, com a capacidade de transmitir os acontecimentos para os seguidores em tempo real e em primeira mão.

6 – Youtube

O que era apenas uma plataforma de upload de vídeos em meados dos anos 2000 (quando foi criado), tornou-se a principal fonte de entretenimento e informação da internet. Cerca de 4 bilhões de vídeos são vistos diariamente no site, que conta com mais de um bilhão de usuários.

No Youtube, encontra-se de praticamente tudo: videoaulas, vídeos de gatos, culinária, dicas de beleza, coberturas de eventos, música, trailers, mais vídeos de gatos… Por que sua empresa não pode estar no meio disso?

Os clássicos anúncios estão migrando progressivamente das TVs para a web e o Youtube é o grande responsável por isso. O site oferece ferramentas para mensurar as visualizações e o alcance da publicidade, algo que é bem limitado na televisão, além de oferecer mais interatividade e permitir que anúncios de interesse sejam exibidos para os usuários.

Não é só nos anúncios que as empresas participam do Youtube. As possibilidades são diversas e variam de acordo com o objetivo e o público.

Outra prática comum é criar canais com temáticas relevantes para os possíveis clientes da empresa, como um canal de culinária para uma empresa de alimentos, por exemplo! O segredo do Youtube é inovar com qualidade técnica e, principalmente, conteúdo para os espectadores.

7 – LinkedIn

Provavelmente, a primeira ideia que vem à mente quando se pensa em redes sociais mais usadas por empresas é o LinkedIn. Não é para menos: devido ao seu foco estritamente profissional, a rede conta com mais de 450 milhões de usuários.

Apesar de ter um perfil mais interno, o LinkedIn pode ajudar muito a sua empresa a conquistar reconhecimento de mercado, seja por profissionais ou outras instituições. Para isso, é importante investir no diálogo com profissionais influentes na área de atuação da empresa. O LinkedIn permite que você faça contato direto com pessoas e corporações que você deseja criar ou estreitar relações de forma inteligente, com conteúdo relevante e direcionado. Outra possibilidade interessante a se explorar no LinkedIn é a pesquisa direcionada de profissionais e empresas, que permite uma busca específica por área de atuação, especialidades, experiência na área ou localização.

Gostou de conhecer as redes sociais mais usadas por empresas? Saiba mais sobre esse e outros assuntos interessantes acompanhando a nossa Página no Facebook!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+