Saiba mais sobre o fim da função “arrasta pra cima” e veja como incluir links nos stories

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Publicado por Franciele Amaral em 1 de novembro de 2021
Atualizado em 17 de novembro de 2021

Analista de conteúdo na INGAGE, Franciele realiza o planejamento estratégico no ambiente digital e gera conteúdos de valor que fortalecem o relacionamento das marcas com seus seguidores.

Você já deve ter ouvido a frase “arrasta pra cima” ao visualizar o Instagram Stories. Essa funcionalidade, restrita a contas a partir de um determinado número de seguidores, era uma das mais desejadas por muitas empresas.

Porém, em agosto de 2021, a plataforma anunciou a substituição do famoso “arrasta pra cima” pelos stickers (figurinhas) para a adição de links externos nos stories. Quer entender melhor como essa mudança vem acontecendo? Então, continue com a leitura!

O que era a função do “arrasta pra cima” no Instagram Stories?

O “arrasta pra cima” era uma das funções do Instagram Stories que permitia aos usuários acessarem links externos à plataforma, apenas deslizando o dedo para cima. Contudo, sua aplicação estava disponível apenas para perfis com mais de 10 mil seguidores. Além disso, o usuário precisava ter uma conta comercial e verificada, no caso de celebridades e personalidades públicas.

O selo azul de autenticidade indica que o Instagram analisou o perfil e concluiu que é o perfil oficial da conta. Para obtê-lo, é preciso transformar a conta pessoal em profissional, incluir informações do negócio, vincular a página no Facebook e aguardar a verificação da rede, garantindo que a conta está de acordo com os termos de uso.

Como ficará agora?

Incluir um link no seu story é muito fácil. O sticker funciona da mesma forma que os demais adesivos, permitindo que você o redimensione e o posicione onde preferir.

Então, basta escolher a imagem ou vídeo para o seu story, fazer as edições desejadas e incluir o sticker (com o símbolo de uma corrente e a palavra link).

Na sequência, o Instagram abrirá uma janela na qual você deverá informar o endereço da web para onde o usuário será redirecionado. Coloque o link no campo “url” e selecione concluir. Ainda é possível selecionar “ver prévia” para ter uma ideia de como a postagem será exibida aos seguidores.

Posicione o sticker onde desejar na tela e clique em “seu story” para publicar. O usuário, ao visualizar seu story, poderá clicar no adesivo e será redirecionado para a página da web anexada na imagem.

Por que o Instagram mudou?

A decisão ocorreu após um estudo da própria rede social sobre o comportamento dos usuários, visando otimizar a experiência na criação dos stories.

A ideia é agilizar o processo e oferecer mais controle criativo, pois o adesivo com link é personalizável. Ou seja, é possível editar a cor da fonte ou do bloco, da mesma forma que os stickers de localização.

A partir de agora, os seguidores também poderão responder aos stories com links e reagir a eles. Isso não era possível de ser feito na antiga função, pois, ao usar o “arrasta pra cima”, a caixa de comentários sumia.

Quem pode colocar link nos Stories?

imagem do ícone de story do Instagram, onde havia a função "arrasta pra cima"

Apesar das alterações, o recurso foi liberado, inicialmente, para as contas que já tinham o “arrasta pra cima”. No final de outubro, contudo, perfis comerciais e pessoais com menos de 10 mil seguidores também tiveram a nova função disponibilizada. 

Durante esse período, a rede realizou diversos testes e analisou de que forma a ampliação do recurso impactaria a integridade e a segurança dos usuários, levando em conta fatores como a disseminação de fake news, desinformação e spam.

Em pronunciamento oficial, dia 27/11, o Instagram afirmou, inclusive, que as contas que violarem repetida ou severamente as diretrizes da rede poderão perder acesso à funcionalidade.

Links pagos

Há a possibilidade de incluir link nos stories de forma paga. Assim, ao fazer um anúncio, mesmo quem não tem uma conta verificada e nem 10 mil seguidores, consegue usar a função.

Para fazer anúncios no Instagram, você precisa ter uma conta comercial e usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, com a conta do Instagram vinculada.

Nesse caso, funciona assim: o usuário estará navegando pelos stories das pessoas que ele segue e poderá ser impactado com um story patrocinado. Nele, haverá um CTA para que o usuário clique no link e seja direcionado à página de destino da sua estratégia.

Como usar o link nos Stories de forma estratégica?

Se você tem essa função liberada, que tal começar a usar os links de maneira estratégica? Essa é uma excelente alternativa, por exemplo, para conseguir captar mais leads.

Nesse caso, você poderá incluir no link uma landing page específica para um material gratuito, por exemplo, um e-book, um whitepaper ou um vídeo informativo. A partir desse lead, é possível começar a nutri-lo usando e-mail marketing.

Também é possível vender pelo Instagram Stories, adicionando o link para que o usuário faça a compra direto no seu e-commerce, aumentando as chances de conversão.

Dicas complementares

Usar a funcionalidade não é garantia de que você atingirá os objetivos que almeja. Também é importante:

  • adicionar um link que faça sentido, garantindo que o usuário encontrará o que procura;
  • utilizar o close friends de forma estratégica para conteúdos exclusivos;
  • cuidar da experiência do usuário na sua página, com um site responsivo, com um bom design e que seja rápido de carregar;
  • ter um bom CTA para que o usuário saiba como agir e realize a conversão esperada.

Gostou de conhecer mais sobre as alterações da função “arrasta pra cima” do Instagram? Quer conseguir resultados melhores com suas ações nas redes sociais? Então não deixe de conferir nosso conteúdo com as principais dicas para usar o Instagram Stories nas suas estratégias de marketing!

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