Conheça os 12 arquétipos de marca e saiba como fortalecer seu branding

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Publicado por Wenddy Dias em 28 de dezembro de 2021
Atualizado em 29 de dezembro de 2021

Analista de Conteúdo e SEO na INGAGE, Wenddy é responsável pelo planejamento estratégico e produção de conteúdos para web com foco na performance e entrega de valor.

Carl Jung foi o responsável por criar a teoria do arquétipo, relacionando-a ao inconsciente coletivo. O conceito representa uma série de motivações do dia a dia das pessoas, com base em seus valores, crenças e visão de mundo.

Com o passar do tempo, essa concepção passou a integrar os estudos de neuromarketing e, posteriormente, foi adotada pelo marketing de conteúdo, dando origem ao arquétipo de marca.

Essa aplicação considera os conjuntos de características que definem traços de personalidade para conduzir as ações da empresa de forma a fomentar a identificação do público e criar uma conexão efetiva. A seguir, veja os principais insights sobre o tema!

Como a aplicação do arquétipo de marca afeta a empresa?

A aplicação do arquétipo de marca ajuda na consolidação de uma brand e uma buyer persona realmente alinhadas ao negócio. Entenda!

Brand Persona

Considerando a importância de investir em branding, logo chegamos à necessidade de construir um tom de voz coerente e consistente em diferentes narrativas ao longo do tempo. Isso acontece a partir da projeção da identidade da empresa, por meio da comunicação, criando uma imagem e uma reputação perante o público.

Com o conhecimento do arquétipo da marca, fica bem mais fácil desenhar essa estratégia. Dessa forma, a organização consegue se posicionar de forma mais eficiente e se destacar da concorrência. E é assim também que ela demonstra autoridade, credibilidade e cria valor em seus produtos e serviços.

Buyer Persona

Não basta apenas escolher uma personalidade para sua marca sem que ela esteja alinhada ao perfil do público. Para tanto, é importante construir um personagem semifictício que representa o cliente ideal do negócio.

Esse processo também pode ter o respaldo do arquétipo de marca, ajudando a empresa a entender profundamente as dores e motivações de sua buyer persona para atuar de maneira condizente com suas necessidades e expectativas.

Quais são os 12 arquétipos de marca?

Neste tópico, explicamos quais são os 12 arquétipos de marca e mostramos algumas empresas como exemplo. Dessa forma, fica mais fácil entender, na prática, como se posicionam e identificar como essa abordagem pode agregar à estratégia da sua empresa.

1. Inocente

Entre as características desse arquétipo estão o otimismo, a pureza e a felicidade. A comunicação com o público, geralmente, traz mensagens positivas, nostálgicas e cenários cotidianos, com os quais é fácil se identificar. Deseja simplificar as coisas, com base em ofertas transparentes e autênticas.

Algumas marcas que atuam sob esse arquétipo são a Coca-Cola, a Dove, a Natura e a Johnson & Johnson.

2. Sábio

Aprender, pensar, refletir, se aprimorar… esses são os grandes pilares das marcas com arquétipo de sábio. Elas recomendam pesquisas, mostram dados, apresentam tendências e, sobretudo, compartilham conhecimento. Por conta disso, também têm características mais pragmáticas e sistemáticas.

São empresas como os portais de notícias, canais de TV ou rádio e serviços de informação em geral. Entre os representantes estão a Globo News, a Futura e o TEDx.

3. Explorador

Provavelmente você já viu muitas marcas com lemas relacionados a descobrir um novo mundo, buscar outros caminhos e assim por diante. Em geral, são fabricantes de veículos, como a Jeep e Land Rover, ou de vestimentas para aventureiros, como no caso da The North Face e da Timberland. As mensagens transmitidas são sempre de conquistar experiências diferenciadas ao explorar o desconhecido.

Na busca pela autenticidade, as propagandas estão quase sempre atreladas à natureza e aos obstáculos a serem superados pelo caminho. É também uma fuga do tédio e das repetições do dia a dia.

4. Fora da Lei

Se você observar as propagandas das marcas com esse arquétipo, verá que elas propõem uma revolução, algo “fora da caixa”. Em vez do óbvio, optam pelo revolucionário, algo que quebra paradigmas, e até tocam em temas conflituosos, quando necessário. São um verdadeiro agente da mudança.

Empresas que estão nesse arquétipo são a Apple, a Harley Davidson, a Chilli Beans, entre outras.

gráfico com a indicação dos 12 arquétipos de marca

5. Mago

Mesclando mistério, liberdade e inovação com um ar de magia, o perfil mago propõe, muitas vezes, mensagens de disrupção. É outro arquétipo de marca que tem como objetivo a transformação e o engajamento para realizar mudanças. Por outro lado, também busca estimular o empoderamento do seu público por meio de informações.

Das marcas com essas características, podemos listar a Disney, a Absolut e a Red Bull.

6. Herói

O herói é bastante conhecido sobretudo no cinema e nas produções audiovisuais. A ideia é fascinar e envolver o público com sua narrativa e a vitória sobre os desafios. As marcas que adotam esse arquétipo demonstram coragem, garra e esforço para superar qualquer cenário.

A Nike é um grande exemplo disso, assim como a Adidas, a FedEx, a Gatorade e a Duracell. Sempre estão acompanhadas de proatividade, conquistas e crença em um grande propósito.

7. Amante

Já pensou o que lojas de chocolate como Cacau Show e Kopenhagen têm em comum com grandes marcas como a Dior, a Chanel e a Tiffany & Co? A princípio, não muito, certo? Mas são empresas que buscam uma conexão profunda com o seu público, com honestidade, paixão e confiança.

A ideia é levar experiências diferenciadas, mesmo que isso signifique custos mais elevados ao consumidor.

8. Bobo

Nas histórias antigas, o bobo da corte era o personagem responsável pelo entretenimento dos reis e outras figuras importantes. Para isso, recorria ao lúdico, às piadas, à espontaneidade e até mesmo à leveza na comunicação. As marcas com esse arquétipo são desprendidas e, às vezes, não se levam a sério para alcançar a aproximação com o público.

São marcas como a Fanta, a Pepsi, a Nickelodeon e a M&M`s, que não se importam em fazer piadas consigo mesmas.

9. Pessoa Comum

O famoso “gente como a gente”. São muitas as marcas que desejam gerar afinidade e se aproximar dos consumidores com base nessa comunicação mais despojada e abordagem acessível, focada na humanização.

Como exemplo, temos a Havaianas, além de algumas marcas de roupas, como a Hering, Renner, a Tang e a DPaschoal.

10. Cuidador

Também conhecido como prestativo, esse arquétipo de marca traz à tona algumas características como generosidade, altruísmo e criações em parceria com os consumidores. Inclusive, muitas das empresas com foco B2B costumam tender a esse perfil.

A Amazon é uma delas. Mas podemos citar também a Nestlé, o Médico Sem Fronteiras, a Omo e outras marcas.

11. Governante

Líderes de seu mercado e extremamente competentes no que se propõem: essas são as principais características das marcas governantes. Elas estão no controle e, por conta do seu investimento em qualidade e na confiança que passam ao público, tornam-se referência e conquistam o respeito das pessoas.

Enquadram-se aqui marcas como a Mercedes-Benz, a Rolex e a Microsoft.

12. Criador

Se o seu negócio quer passar uma imagem de criatividade, empatia, produtividade e coletividade, esse é o arquétipo ideal. São marcas que, geralmente, trazem inovação aos produtos e investem em traços mais artísticos, sempre contando com a participação do público.

Dos representantes mais famosos nesse arquétipo, temos a LEGO, a Faber Castell, a 3M, a Imaginarium e há quem diga que até o Google esteja nessa lista.

Como você pôde ver, o arquétipo de marca é essencial para que sua empresa consiga se posicionar de forma alinhada às personas, consolidando laços com os consumidores. E para fortalecer ainda mais essa estratégia, não deixe de conferir nosso manual sobre marketing de conteúdo!

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