Aprenda a otimizar landing pages para aumentar CTR

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 11 de agosto de 2015

CTR

O Clickthrough Rate, ou CTR, é a taxa de cliques dos seus anúncios. A porcentagem é alcançada através da relação entre quantas pessoas viram o anúncio (impressões) e quantas clicaram nele. O que nos leva à fórmula de cálculo dessa métrica:

CTR = Total de Cliques no anúncio / Total de Impressões

Quando um lead em potencial clica no seu anúncio, ele deve ser direcionado para uma Landing Page (LP). Essa página de destino tem a missão de capturar a atenção da pessoa que clicou no seu anúncio, como se ela fosse seu representante de vendas online. Se ao clicar o usuário for direcionado a uma página incoerente com o que diz no anúncio ou com muita informação, a probabilidade dele abandonar o seu site é muito grande.
Otimizar a sua landing page, portanto, é um dos bons caminhos para aumentar o seu CTR. Veja algumas dicas para você fazer isso:

Escreva um título persuasivo, claro e conciso

Evite possíveis distrações: remova o menu principal e botões de navegação. A LP deve ser exclusivamente focada para o processo de conversão. Não dê outras alternativas para seu visitante a não ser a de que ele vire seu lead.

Adicione botões sociais

Adicione botões de compartilhamento para redes sociais, imagens ou vídeos para ilustrar a oferta e dessa forma deixe claro qual é o benefício que seu produto oferece.

SEO

Escolha palavras-chave específicas para seu negócio e foque naquelas que possam gerar mais conversões. De nada adianta ter um CTR muito alto para uma palavra-chave que não oferece um Retorno Sobre Investimento (ROI) bom.

Quanto mais segmentado for seu grupo de anúncios, melhor. Assim, você consegue trabalhar sua palavra-chave no título do anúncio, na URL e em sua landing page. Isso aumentará consideravelmente a relevância da sua campanha.

Índice de qualidade: lucre mais, gaste menos

Índice de qualidade (IQ) tem tudo a ver com sua taxa de clique. Se você quer aumentar a CTR da sua campanha, preste atenção no Índice de Qualidade das suas palavra-chave (e vice-versa).

O valor vai de 1 a 10 e representa a relevância da palavra-chave. O posicionamento do anúncio e o quanto você paga por ele (CPC real = Custo por Clique) também é definido pelo Índice de Qualidade.

O IQ é resultado de vários fatores, como o histórico de CTR da sua campanha e de todas as que já foram feitas na sua conta, qualidade da landing page, taxa de rejeição e tempo de carregamento da sua página.

A importância de alcançar bons resultados de clickthrough rate vai além da otimização de gastos com anúncios de Adwords. Ela é decisiva para a evolução das suas campanhas online e tem o poder de capturar potenciais clientes para o seu negócio.

Uma boa conversão significa que o seu site está oferecendo o conteúdo certo da maneira certa e na hora certa para o seu visitante. Planeje suas campanhas com atenção e cuidado, e um bom resultado será garantido!

Aprendeu como funciona o cálculo do seu CTR? Como está a evolução do CTR e Índice de Qualidade das suas palavras-chave? Se você ainda tem dúvidas, deixe nos comentários e aproveite para ler também sobre outras 4 métricas para mensurar seus resultados em marketing digital!

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