Veja o que levar em conta na hora de contratar a sua agência

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Adriano Borges - 4 de junho de 2019

Não é incomum que empreendedores ou gestores tenham muitas dúvidas na hora de contratar a agência de publicidade e propaganda ideal para a sua empresa. Afinal de contas, trata-se de um investimento em um setor estratégico do negócio, em que uma escolha inadequada pode acabar comprometendo seriamente os resultados.

Pensando nisso, elaboramos esse post. Nele, você vai encontrar um checklist com todos os fatores que precisa considerar ao escolher a agência mais adequada para o seu negócio e uma série de dicas para não errar. Acompanhe a leitura!

7 dicas para escolher uma agência de publicidade e propaganda

1. Defina suas necessidades e objetivos

O primeiro passo para escolher uma agência de publicidade e propaganda é fazer uma análise sincera do planejamento de marketing da sua empresa e definir quais são suas necessidades e objetivos para os próximos meses.

Isso porque as metas que você deseja alcançar é que vão definir o tipo de agência, a duração do contrato e os serviços mais adequados para o seu negócio. Se o foco está em criação de campanhas no Google Adwords, por exemplo, você precisa buscar empresas focadas em serviços digitais.

Já se a sua empresa está precisando construir uma identidade visual mais atraente, o perfil da agência de publicidade e propaganda que você necessita é um pouco diferente.

É importante que você compreenda ainda a diferença entre os diversos tipos de prestadores de serviço. Uma agência de publicidade em geral concentra seus esforços no marketing direto, focando em recursos pagos para transmitir uma mensagem mais centrada na conversão de vendas.

Por outro lado, uma agência de marketing digital costuma trabalhar com uma abordagem muito mais ampla, voltada para a conversão e acompanhamento do cliente por toda a jornada de compra e buscando fortalecer a imagem da marca no ambiente digital em longo prazo.

2. Faça uma análise aprofundada do portfólio

Uma vez definidas as suas necessidades e objetivos, é fundamental que você analise com calma o portfólio da agência de publicidade e propaganda que está pensando em contratar. Isso porque mais importante do que aquilo que ela está prometendo fazer pela sua empresa é o que ela já conseguiu fazer por outros clientes.

Afinal, que resultados a agência tem para oferecer? Quais são seus maiores cases de sucesso? Que tipo de estratégia ela costuma utilizar para atingir o público-alvo em negócios similares ao seu?

Nessa etapa, é fundamental que você não se limite a observar fotos, vídeos e a qualidade do material gráfico, mas busque compreender também de que maneira a agência de publicidade e propaganda busca atingir os objetivos propostos por seus clientes.

3. Avalie a infraestrutura e os colaboradores da empresa

Outro ponto importante a ser considerado na hora de escolher uma agência de publicidade e propaganda são os seus colaboradores. Afinal de contas, são os talentos contratados pelos gestores que possibilitarão que você alcance os resultados pretendidos, não é mesmo?

Reserve um tempo para fazer uma visita presencial à agência e observe toda a sua estrutura: o espaço de trabalho é adequado, está organizado e conta com toda a infraestrutura necessária? Os colaboradores parecem integrados e satisfeitos em trabalharem ali? A qualidade das apresentações que chegam até você é satisfatória?

Equipes pouco afinadas, desmotivadas ou desorganizadas podem colocar a perder todo o planejamento da sua estratégia de marketing. Por isso, certifique-se de que está colocando sua empresa nas mãos de um time realmente profissional.

4. Conheça a reputação da agência no mercado

Antes de fechar negócio com uma agência de publicidade e propaganda é importante que você informe-se também sobre a reputação daquela empresa no mercado e sobre sua expertise na área em que atua.

Nesse momento, é fundamental não se deixar levar por análises mais superficiais. Se você está em busca de uma agência de marketing digital, por exemplo, considere que trata-se de um segmento não tão antigo assim.

Portanto, contratar uma empresa somente porque ela tem 30 anos de experiência em publicidade não necessariamente significa que você estabeleceu uma parceria com os profissionais que mais entendem desse assunto.

Procure saber, por exemplo, se a agência é certificada por instituições de renome no mercado digital, como Google, Hubspot ou Resultados Digitais, se já foi premiada na área na qual você está buscando expertise e se sua oferta de serviços está alinhada com as práticas do segmento, já que trata-se de um nicho em constante transformação.

5. Analise os canais de comunicação da agência

agência de publicidade e propaganda

Especialmente se você vai contratar uma agência de publicidade e propaganda no segmento de marketing digital, nada mais apropriado do que checar como ela cuida da sua própria comunicação com os clientes, não é mesmo?

Por isso, observe se a agência possui um site completo, intuitivo e com design apropriado, se os serviços prestados estão claramente descritos, se é possível encontrar com facilidade os canais de contato e se o blog disponibiliza conteúdo de boa qualidade.

Cheque ainda se o conteúdo do site está otimizado para visualização em celulares e tablets, se a comunicação nas redes sociais é adequada e tem bom engajamento e se fotos e vídeos apresentam boa qualidade.

6. Verifique se há clientes com core business similar

Outro ponto a que você deve dar atenção na hora de contratar uma agência de publicidade e propaganda é o tipo de cliente que ela costuma atender. Não é necessário, obviamente, que ela já tenha trabalhando com empresas que prestem exatamente o mesmo serviço que você.

No entanto, já ter alguma expertise no seu segmento de atuação é um aspecto a ser considerado na hora da contratação. Se o seu negócio é um restaurante, por exemplo, cases de sucesso na área de alimentação indicam experiência com estratégias e linguagem utilizadas nesse segmento.

Do mesmo modo, se você atua no nicho de automóveis premium, agências que têm no portfólio clientes como joalherias ou hotéis boutique também têm altas chances de apresentar um bom desempenho, uma vez que estão acostumadas a dialogar com o público-alvo do mercado de luxo.

7. Avalie o custo x benefício

Na hora de contratar uma agência de publicidade e propaganda, dificilmente gestores têm em mãos orçamento ilimitado. Por isso, obviamente, fechar um contrato com condições financeiras satisfatórias é muito importante. No entanto, é fundamental não balizar-se apenas por esse fator.

Em vez de contratar a agência de publicidade e propaganda que oferece o menor preço, o ideal é buscar aquela que oferece o melhor custo x benefício, ou seja, um bom equilíbrio entre os valores cobrados e os serviços oferecidos.

Desconfie sempre de profissionais ou agências que cobram valores muito abaixo daqueles praticados pelo mercado e, da mesma maneira, não parta do princípio que preços altos são sinônimo de qualidade.

Muitas vezes, agências de menor porte e com valores mais acessíveis oferecem um atendimento muito mais personalizado para o seu negócio do que aquelas de grande porte, que cobram valores elevados e não raro deixam a desejar no quesito atenção ao cliente.

Quero fechar contrato com uma agência de publicidade e propaganda, e agora?

Uma vez analisadas todas essas condições, você finalmente conseguiu escolher a agência de publicidade e propaganda mais alinhada com as necessidades do seu negócio. Chegou, portanto, a hora de fechar o contrato. Para não errar nesse passo tão importante e evitar problemas futuros, confira alguns pontos essenciais:

  • prazos: para que a relação com a agência de publicidade e propaganda possa ser produtiva e duradoura, é fundamental estabelecer em contratos prazos claros e realistas para cada etapa do projeto;
  • multas: é uma prática comum no mercado incluir multas por quebra de contrato para ambas as partes, em casos como rescisão antecipada por parte do contratante ou não observância grave dos termos estabelecidos por parte da agência;
  • fluxo de trabalho: o contrato deve deixar claro a dinâmica de funcionamento de todas as etapas do processo, como tempo para aprovação das peças, quantidade máxima de alterações que podem ser solicitadas e periodicidade de reuniões de avaliação;
  • modalidades de pagamento: algumas agências trabalham com fee mensal, ou seja, fica estabelecido um valor a ser pago mensalmente durante toda a duração do contrato, enquanto outras preferem trabalhar com remuneração por resultados ou success fee, em que a agência recebe prêmios a partir de metas previamente estabelecidas. Também é possível combinar as duas modalidades de pagamento ou fechar um contrato apenas para um trabalho pontual, com um valor fixo.

Como você pode ver, escolher uma agência de publicidade e propaganda não é um processo complexo, mas exige alguns cuidados para garantir que você aumente suas vendas e alcance todas as metas do seu planejamento estratégico.

Com mais de 10 anos de experiência, a Ingage é uma agência de referência em marketing digital. Contamos com uma infraestrutura completa e uma equipe altamente especializada para entender seus problemas e necessidades e desenvolver soluções sob medida para o seu negócio.

Se você quiser saber mais, entre em contato, fale com nossos consultores e descubra como podemos ajudar a melhor a performance da sua empresa!

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