Ad Library do Facebook: saiba fortalecer sua campanha de mídia

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Publicado por Aline Alves em 11 de fevereiro de 2022

Aline é Especialista em Mídia e Performance na INGAGE, atua de forma estratégica, gerando grandes resultados em mídia digital, seja em vendas, leads ou reconhecimento de marca para clientes de segmentos variados.

Você já ouviu falar no Ad Library do Facebook? Também conhecido como Biblioteca de Anúncios, esse é o espaço da plataforma que permite pesquisas a respeito das publicidades em alta em todos os apps do universo Facebook — o que inclui o Instagram. Ele funciona desde 2019 com objetivo de contribuir nas construções de estratégias de mídias tanto de empresas quanto de produtores de conteúdo.

A ferramenta foi criada também para adicionar mais transparência às campanhas públicas, principalmente em período eleitoral. É por isso que dá para ver a quantidade de anúncios que cada página fez, as alterações, de onde veio a publicação e assim por diante.

O Facebook Ads já é um bom e velho conhecido de muitas empresas que fazem publicidade paga nas redes sociais. Mas, para aumentar o engajamento no Facebook, às vezes é preciso investir em novas ideias e fazer um benchmark para entender a concorrência. E não há lugar melhor para isso que uma biblioteca, concorda?

Para fortalecer as suas estratégias e o planejamento de mídia, nada melhor do que desvendar as principais funcionalidades e impactos do Ad Library do Facebook. E é o que faremos a partir de agora!

Quais são as principais funcionalidades do Ad Library do Facebook?

Que tal entender melhor o que é possível fazer no Ad Library do Facebook? Assim, dá para aproveitar os benefícios que ainda veremos neste conteúdo. Um dos destaques da ferramenta é verificar a copy e os criativos utilizados pelos seus concorrentes ou de outros perfis que deseja pesquisar. É o que vai ajudar no benchmark que mencionamos!

Apesar da disponibilidade de dados interessantes, você não consegue ver a segmentação que a marca fez para divulgar os anúncios. Isso impede cópias descaradas de estratégia — antes de se questionar, lembre-se de que é bom para seu negócio, inclusive, já que suas campanhas também não terão esses dados expostos.

Ainda sobre as funcionalidades, é possível conferir anúncios ativos e inativos, quais as plataformas nas quais eles estão publicados, quais as variações dos anúncios e qual foi a data de início da veiculação.

Outro ponto de destaque é que, com base em copys, criativos e CTAs, é possível perceber se seu concorrente está seguindo uma estratégia completa de funil, observando a jornada do consumidor nas etapas de reconhecimento de marca, consideração e conversão. Esse tipo análise proporciona a oportunidade de traçar um planejamento mais estratégico e ter uma possível vantagem em relação aos concorrentes.

Quais são os impactos do Ad Library do Facebook nas campanhas de mídia?

Investir em tráfego pago com segurança e certeza é importante para expandir o conhecimento de marca e alcançar novos públicos. A seguir, veremos os benefícios e os impactos positivos que usar o Ad Library do Facebook promove à empresa!

Entender o posicionamento de concorrentes

Ter ideia do que a concorrência faz é importante para as estratégias de mídias de qualquer empresa. Essa prática não só oferece insights sobre como melhorar os conteúdos, mas também ajuda a entender o que provoca o crescimento desses outros negócios. Afinal, são diversas informações relevantes que uma única página do Facebook mostra.

O monitoramento das redes sociais dos concorrentes também é uma forma de avaliar as próprias estratégias do negócio, de modo a otimizar a comunicação com o público e entregar melhores conteúdos. A partir dessas análises, a ideia é criar anúncios ainda mais atrativos para o público.

Aprimorar o copywriting

O copywriting é o seu aliado no convencimento do consumidor. Por isso, deve ser bem pensado e estratégico, mas, ao mesmo tempo, abusando da precisão e da concisão. Um anúncio de sucesso é aquele que consegue captar a atenção dos usuários das redes sociais e fazê-los sair do feed.

Uma boa inspiração nunca é demais. Mas aqui vale ressaltar novamente que a intenção não é copiar fórmulas nem frases de efeito dos seus concorrentes. O importante é ter novas ideias a partir do que vem sendo feito, de modo aprimorado e bem atrativo.

Time analisando Ad Library do Facebook

Buscar CTAs mais eficazes

Convidar um consumidor para agir e interagir com a sua empresa é o ponto crucial das estratégias de marketing nas redes sociais. Tudo o que é feito ali tem como objetivo levar o público a uma compra, a uma conversa com consultores, ao fornecimento de dados e assim por diante. Logo, a definição do CTA demanda uma estratégia bem definida.

Várias ideias podem surgir a partir da análise de outros anúncios. É possível, por exemplo, ver os que não funcionam bem e aproveitar o tipo de gatilho para reinventar um CTA. Porém, o mais importante é entender em que momento essa chamada é posicionada e como está a reação da audiência.

Como acessar o Ad Library no Facebook?

Com a sua página do Facebook aberta, o primeiro passo para visualizar os anúncios é ir até o domínio da Biblioteca pelo seguinte link: https://www.facebook.com/ads/library. Em seguida, siga as instruções abaixo:

  • vá à margem superior direita do Library Ad e escolha qual país deseja analisar;
  • procure por “Todos os Anúncios”;
  • selecione a opção e escreva na barra de pesquisa o que está procurando;
  • se não quiser ver todos os anúncios, opte por “Temas, eleitoral ou político”, opção que fica acima da barra de pesquisa, e prossiga com a busca da mesma forma que o passo anterior;
  • agora navegue pelos resultados.

Ainda é possível para inserir um filtro e ver tudo o que acontece em anúncios por país, plataformas, impressões e pesquisa por palavra-chave. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode ter esses acessos, mesmo que não tenha uma conta no Facebook. Ela só precisará do login se quiser denunciar algum conteúdo ou visualizar material sinalizado para adultos.

O Ad Library do Facebook é um importante aliado no seu planejamento de mídia nessa rede social. Como vimos, é a oportunidade de ter novas ideias a partir do que vem sendo feito por outras marcas. Mas lembre-se: a intenção não é copiar e, sim, entender o que dá certo com um público semelhante ao seu e inovar a partir disso. O principal objetivo deve ser aprimoramento!

Gostou de saber mais sobre o Ad Library e seus benefícios para campanhas de mídia? Então, fica aqui o nosso convite: veja como funciona o Lookalike do Facebook e por que ficar de olho nesse recurso!

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