9 ferramentas para auxiliar sua rotina com um blog corporativo

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 18 de agosto de 2015

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Sua empresa criou um blog corporativo. Já tem um produto ou serviço para divulgar. E agora? Como fazer para as pessoas conhecerem e interagirem com ele? Como fazer para promover sua empresa e gerar tráfego online?

Essas são as principais indagações que todo empreendedor se faz ao deparar com as dificuldades encontradas para gerar audiência para seus blogs corporativos.

Os blogs se tornaram excelentes ferramentas de marketing para empresas que querem se destacar de sua concorrência. O blog corporativo é uma forma simples e rápida para conseguir se relacionar com seus clientes, através de conteúdos que tragam informações de qualidade e que agreguem algum valor para seus leitores.

Assim a questão que se torna ponto chave para o sucesso de qualquer blog é o conteúdo.

Quando as pessoas encontram conteúdos interessantes elas tendem a clicar, compartilhar e comentar com outros amigos.

Então como criar conteúdos relevantes ao interesse do seu público? Como criar posts estratégicos e de forma eficiente para atrair uma audiência fiel para seu blog?

Escolhendo as ferramentas corretas será possível divulgar seu conteúdo e tornar sua empresa, produtos ou marca conhecidos pelo consumidor. Essa abordagem deve ser feita principalmente de forma sutil.

Deve-se procurar criar um relacionamento profundo com o cliente, com uma conversa informal e menos centrada em vendas, atraindo a confiança desse público e levando-o a se interessar por aquilo que sua empresa oferece. Enfim, vamos logo ao X da questão:

Principais ferramentas que irão lhe auxiliar em seu blog corporativo.

1.Quora

Quora é uma rede social voltada para o conhecimento.

Seu funcionamento se dá através de perguntas e respostas. É parecida com o Twitter, porém com um diferencial importante: você faz um questionamento e os integrantes do site lêem e procuram te dar uma resposta da melhor maneira possível.

Pode-se fazer um post sobre a pergunta e depois distribuir para toda rede de contatos. O Quora permite que milhares de pessoas passem o tempo lendo e criando respostas objetivas. Para utilizar esta ferramenta como auxílio ao seu blog corporativo, basta fazer um cadastro no site, através do Facebook. O Quora chegou para melhorar e ampliar o conhecimento e a interação entre as pessoas.

2. Buzzsumo

Basta digitar um tópico ou uma URL na caixa de pesquisa do Buzzsumo e logo você poderá obter uma infinidade de informações sobre o conteúdo que tem melhor desempenho para compartilhamento nas redes sociais.

Pode ser uma excelente ferramenta para gerar ideias de conteúdos. Com ele você pode procurar por palavras-chaves e saber quais são os conteúdos mais compartilhados pelos usuários de todas as redes sociais.

É uma ferramenta gratuita que poderá fazer grande diferença na hora de escrever sobre um assunto no seu blog corporativo.

3. Máquina de títulos

Esta é uma ferramenta online utilizada para gerar títulos de post para seu conteúdo. Você insere um assunto e ele vai lhe dar uma amostra completa de vários títulos interessantes, que você poderá usar para fazer artigos que serão mais interessantes para seus clientes.

Você pode utilizá-lo quantas vezes quiser para obter ideias novas. É uma maneira prática e divertida de escolher um título que dê opções para desenvolver um texto mais interativo e gostoso de ler.

4. Aweber Comunication

A Weber permite enviar newsletters de forma automática. Você pode se comunicar com seu público através de e-mails cadastrados. Com essa ferramenta, poderá manter seus leitores e clientes sempre informados sobre assuntos novos do seu blog, entre outros temas importantes para divulgação da sua empresa.

5. Evernote

Para tornar o trabalho da empresa mais eficiente e produtivo, você pode utilizar essa ferramente para fazer notas, coletar dados da web e armazená-las da forma que achar melhor, além de poder compartilhar seu trabalho com outras pessoas.

6. Todoist

O Todoist permite que você também organize toda sua lista de tarefas.

Isso pode te ajudar na programação e agendamento de novos posts para seu blog. Você pode utilizá-lo para lançar SMS e e-mails, permitindo compartilhamentos de tarefas com sua equipe também.

7. Google Trends

Os seus artigos estão atraindo leitores para o seu blog? Se você não sabe qual conteúdo é atraente para seu público, então utilize o Google Trends para pesquisar as diferentes palavras-chaves e assuntos que você está pensando em usar em seu próximo artigo.

8. Hemingway

Uma ferramenta de marketing gratuita e que é realmente interessante. O Hemingway analisa o seu texto, analisando a facilidade de leitura e destacando frases que são complexas demais ou densas para o entendimento do leitor.

9. Google Search Console

Essa ferramenta de webmaster pode revelar uma série de oportunidades de SEO para seu blog corporativo. Por exemplo: ele te ajuda a ver onde seu blog se classifica nos resultados dos motores de busca para determinadas palavras-chave, o que pode ser de grande auxílio para suas estratégias de SEO e otimização do seu blog para ferramentas de busca.

Concluindo

Criar e manter um blog corporativo pode não ser uma tarefa fácil. Ela requer planejamento e pode ser um desafio para sua empresa conseguir manter um conteúdo de qualidade. Mas as ferramentas disponíveis aqui podem facilitar (e muito!) o trabalho de manutenção de um blog de sucesso.

O marketing de conteúdo é realmente uma excelente estratégia.

Tente manter seu blog sempre atualizado. Poste pelo menos 2 conteúdos novos toda semana. Preocupe-se sempre com a qualidade do seu conteúdo: ele não deve ser feito apenas para preencher espaço.

Conheça seus clientes e saiba o que eles esperam de você e de sua empresa. Foque em seu mercado e não somente em um ou outro produto. Seu cliente não está interessado em propaganda quando visita o seu blog – ele quer tirar algum proveito e ensinamento do que você escreve.

Você deve ter o feeling certo para descobrir quais são os problemas que seus clientes passam e o que eles estão esperando encontrar de solução quando entram no seu blog.

Resumindo: o mais importante em seu blog corporativo é a capacidade e o impacto que as palavras terão em seu público. Se ele gostar do seu conteúdo, ali ele ficará. Mas caso contrário você estará a um clique de perder seu cliente para a concorrência que possui um blog com informações melhores que as suas.

Então não se esqueça da importância de um blog corporativo de qualidade.

Como anda seu blog?

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Este artigo foi escrito por Renato Mesquita, Analista de Marketing da Rock Content. Empresa líder e especialista em Marketing de Conteúdo no Brasil. Para acompanhar mais de seu trabalho, não deixe de acessar o marketingdeconteudo.com.