7 Passos Para Escolher Uma Agência de Marketing Digital

Gabriel Motta - 14 de setembro de 2016
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Fruto de uma necessidade mercadológica, o marketing digital já não é mais opção, mas sim uma obrigação para aquelas empresas que desejam ganhar market share na Internet e se posicionar de forma positiva perante seus públicos. Sendo assim, contratar uma agência de marketing digital requer um longo tempo de análise, já que existe uma quantidade elevada de players.

Como em qualquer serviço terceirizado, é preciso antes de mais nada fazer uma boa pesquisa de mercado, solicitar alguns orçamentos e verificar o que mais se adequa à realidade da sua empresa. Da decisão de contratação de uma agência de marketing digital até a efetivação do contrato existe um longo caminho, que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu investimento. Mas você sabe como escolher uma agência de marketing digital? Confira as nossas dicas!

Defina o objetivo de sua empresa em relação ao fornecedor

Por que a sua empresa está optando por contratar uma agência de marketing digital? O que você espera que essa agência ofereça à sua empresa? Que resultados espera conquistar com esse novo investimento? Essas e outras perguntas são essenciais para que a contratação de uma agência de marketing digital seja justificada, não só pelo investimento financeiro, mas também pelo investimento de tempo e exposição da imagem que a empresa vai fazer com as estratégias de comunicação online propostas por ela.

Pesquise preços

Algumas agências recém-criadas ou até mesmo profissionais autônomos muitas vezes cobram um valor bem abaixo do praticado do mercado, visando conquistar clientes. E, na maioria dos casos, não é a melhor opção.

Numa pesquisa de preços deve-se analisar o custo/benefício. Por isto, optar por um valor menor não é necessariamente uma vantagem. Além disso, a pouca experiência de mercado pode afetar o seu negócio. Não arrisque o seu orçamento. Aposte em empresas que já possuem portfólio de clientes e cases de sucesso!

Estabeleça um teto orçamentário

Você já ouviu aquelas histórias em que o empreendedor contrata um serviço por determinado valor e quando percebe já pagou duas, três vezes mais do que o previsto? Pois bem, isso é bastante comum. Por isso, estabeleça um orçamento para a contratação desta agência de marketing digital, afinal, é mais um recurso do setor de comunicação, portanto deve estar dentro do orçamento anual previsto para os investimentos neste setor.

Conheça o portfólio das agências

Conheça os trabalhos já desenvolvidos pela agência. Se possível, consulte os clientes por ela atendidos e peça referências. Não importa o tamanho da empresa, se ela for boa, os clientes certamente a recomendarão.

Acredite no briefing

Uma agência séria, antes de fazer qualquer tipo de proposta, vai solicitar que você preencha um briefing, ou até mesmo enviará alguém para desenvolvê-lo juntamente a você, dentro da sua empresa. O objetivo do briefing é coletar informações cruciais de sua empresa, história, identidade, posicionamento, cultura organizacional, estratégia atual e objetivos com o trabalho. Só a partir daí é possível desenvolver um trabalho de ótima qualidade, que será guiado a partir de um planejamento desenvolvido a partir destas informações.

Saiba quais serviços estão inclusos

No momento do orçamento, deixe claro o que você busca e peça auxílio para possíveis complementações ou adequações de estratégias para a agência. Profissionais especializados sabem melhor o que funciona para cada tipo de negócio, poupando o seu tempo e recursos. Solicite que os serviços sejam detalhados por escrito, para garantir a sua execução caso a negociação seja fechada.

Conheça a equipe

Para poder acompanhar de perto o desenvolvimento de suas estratégias de marketing digital, conheça a equipe que vai desenvolver os trabalhos. Pesquise seus currículos, visite redes sociais, peça referências. Isso garante que você terá profissionais qualificados cuidando do seu negócio, agregando valor ao seu investimento inicial.

Objetivo, orçamento, pesquisa, briefing e equipe. Estes são os elementos essenciais para realizar a busca por uma agência de marketing digital que possa atender a demanda da sua empresa. Mas não se esqueça: a responsabilidade por nortear as ações e campanhas desenvolvidas com os investimentos da sua empresa é sua, por isso não deixe nunca de acompanhar os trabalhos para mantê-los sempre alinhados às suas metas.

E você, já escolheu a sua agência digital? Se ainda está em busca de uma, fale conosco!

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