7 dicas para aumentar sua conversão de leads

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 16 de junho de 2015

Conquistar contatos (leads) qualificados para potencializar a estratégia de marketing digital de uma campanha ou da presença on-line de uma empresa não é fácil. Os internautas estão cada vez mais conscientes do seu valor enquanto consumidores de produtos e de conteúdo, e, por isso, as estratégias para atrair usuários bem segmentados precisam ser poderosas o bastante para conseguir alcançar seus objetivos.

Leads qualificados são o ouro da web e todos os esforços no sentido de obtê-los são válidos — é claro, de maneira criteriosa e bem produzida, sem “forçar a barra”. Listamos aqui 7 dicas para aumentar a sua conversão de leads e trazer mais resultados para sua estratégia de marketing digital:

Leads

1 – Use landing pages

A ideia de uma landing page é relativamente simples: convencer a pessoa a preencher um formulário para conseguir uma oferta.

As landing pages têm algumas características específicas, como ausência de links para outras páginas (o foco tem de ser voltado para a conversão), título atraente, conteúdo em tópicos, imagem, opinião de quem já conhece o assunto e o aprova, certificados da sua empresa, botões de compartilhamento em redes sociais, formulário e o botão Call to Action.

2 – Faça um call to action

Com frases imperativas, as chamadas calls to action (botões CTA) são excelentes para induzir certos comportamentos. Use construções de frase como “consulte um especialista”, ou “faça o teste grátis”, ou, ainda, “conheça agora mesmo”, junto do design da página para conduzir o usuário a clicar naquele botão ou realizar a ação que você espera.

3 – Seja sucinto

Ninguém quer preencher formulários extensos para comprar um produto ou baixar um e-book. Peça apenas as informações necessárias e facilite as coisas quando for possível, com botões de login social e integrações do tipo.

4 – Mantenha o foco

A ideia de uma landing page é oferecer toda informação que o usuário precisa para que ele tome a sua decisão de consumo. Isso não significa, entretanto, que você vá falar sobre tudo que cerca aquele assunto. É necessário ter a sensibilidade e conhecer o perfil do seu usuário para saber quais são as perguntas que ele fará para obter o que deseja. Mantenha o foco no que é importante e capture a atenção do consumidor sem rodeios.

5 – Ofereça retorno

Muitas vezes, o usuário cai na sua página através de uma pesquisa, mas uma página bem estruturada e formulários não são o bastante para sua tomada de decisão. Ofereça a oportunidade dele receber um retorno por telefone, também chamado de call-back. Na conversa telefônica, o contato é muito mais próximo e as chances de conversão se multiplicam.

6 – Crie conteúdo

Essa estratégia, muito usada em táticas de inbound marketing, consiste em atrair público interessado em determinado assunto através da produção e publicação de conteúdo de qualidade. Utilize a experiência da sua empresa para produzir material valioso para o seu consumidor e veja a demanda pelo seu know-how crescer a medida que o seu conteúdo se torna popular na web.

7 – Seja transparente

É importante ser honesto com seu público. Não invente teorias, histórias mirabolantes e esqueça os autoelogios. Em vez de dizer é “a melhor empresa”, demonstre que você é a melhor, mostre sua autoridade em sua área de atuação. O seu elogio sobre sua própria marca não vale nada, mas o elogio do seu consumidor vale muito mais do que se pode imaginar.

Não se esqueça de garantir que todas as suas estratégias de marketing digital estejam voltadas para o seu objetivo final. Não faça da captação de leads a razão das suas ações, mas faça com que os leads o levem aonde você quer chegar.

Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe um comentário e não se esqueça de compartilhar essa informação.

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!