6 métricas que você precisa acompanhar em sua estratégia no Facebook

Edson Nascimento Jr.
Edson Nascimento Jr. - 11 de agosto de 2017

Acompanhar e entender métricas é essencial para que sua empresa tenha um bom desempenho no Facebook. Definir quais são a prioridade depende da sua estratégia de atuação, o que muitas vezes pode ser uma tarefa complicada.

Mas não se preocupe! Selecionamos neste artigo algumas métricas para te ajudar.

Quais são as métricas mais importantes para mensurar a performance de suas campanhas? Continue a leitura e veja como adaptá-las à sua estratégia!

1. Alcance

Essa métrica corresponde ao número de usuários que visualizaram as sua publicações em geral: o quão longe é a sua difusão de conteúdos e quão grande é a audiência para a sua mensagem. Através dela, é possível ver a sua audiência em potencial. Ela ajuda a contextualizar outras métricas de engajamento. Você pode medir várias categorias de alcance, desde alcance orgânico de visitas da sua página até o alcance de posts patrocinados e divulgações pagas de sua página.

2. Pessoas falando sobre isso

O Facebook Insights possui uma útil e inteligente ferramenta chamada “pessoas falando sobre isso “, que mensura quantas pessoas interagiram, compartilharam, comentaram ou citaram o nome da sua marca na rede até os últimos 28 dias. É o efeito viral de sua marca no facebook.

Através dessa métrica você verá o número de pessoas falando sobre seus posts durante qualquer período, e todas as mudanças que ocorrem. Também é possível acompanhar dias e horas em que suas publicações são mais curtidas, comentadas e compartilhadas. Assim fica fácil saber que tipo de conteúdo faz mais sucesso para determinado público ou em horário do dia.

3. Taxa de Cliques

A taxa de cliques, também conhecida como CTR, é uma velha conhecida das plataformas web. Através dela conseguimos saber quanto um anúncio ou e-mail marketing é efetivo, por exemplo. E é claro que ela não ia deixar de fazer parte das métricas mais relevantes de uma das redes sociais mais usadas por empresas, contabilizando quantas pessoas clicaram em seus links, assistiram seus vídeos ou abriram suas imagens.

É muito bom saber quantas pessoas foram atingidas pelo seu conteúdo. Melhor ainda é saber quantas delas se interessaram o suficiente para se engajar com elas. E pela CTR isso se torna mais fácil. Assim, é mais simples conhecer que postagens estão conquistando os usuários, permitindo que você tenha um maior controle sobre a qualidade delas.

4. Engajamento

Ao criar e gerenciar uma página de facebook para seu negócio, é indispensável dar muita atenção para o engajamento de suas postagens. Engajamento é a interação do público com as publicações na sua página, como cliques, likes, comentários e compartilhamentos. Cada uma destas ações possuem um peso.

O clique é importante, pois demonstra o interesse pelo conteúdo que você postou ou compartilhou, mas tem menos peso, pois não significa que o usuário gostou dela. Já o “like” ou “Curtir”, tem um peso um pouco maior, pois significa simpatia do público em relação à sua publicação, mas não o suficiente para uma interação maior. Em relação ao comentário, ele possui um peso intermediário, pois significa que o usuário sentiu necessidade de interagir.

O compartilhamento pesa mais, pois constata que o conteúdo é relevante a ponto de ser propagado.

O engajamento é a métrica mais importante para a sua página. É ela que determinará o volume de alcance das suas atividades entre os seus fãs e público em geral. Se seu engajamento é baixo, seu alcance também será e, consequentemente, menos pessoas saberão sobre a sua marca.

5. Taxa de rejeição

Outra métrica importante é a taxa de rejeição. Quantas pessoas ocultaram suas publicações (individualmente ou todas elas), denunciaram como spam ou deixaram de curtir sua página.

É importante saber em qual momento isto ocorreu, bem como em quais publicações, para poder refletir sobre suas ações que obtiveram menor sucesso e replanejá-las.

6. Alcance pago

O serviço de anúncios patrocinados do Facebook Ads, é um recurso que permite o desenvolvimento de ações patrocinadas para melhorar o desempenho da sua página em geral. Aumentar o número de likes da sua página através do “Promover página” – que impulsiona as suas publicações aumentando o alcance delas -, “Anúncios patrocinados”, que aparecem na lateral da tela, e posts ou histórias patrocinadas, que aparecem no feed de notícias dos usuários.

Eles podem ser fãs de sua página, amigos de fãs ou pessoas sem relação alguma com ela, mas que fazem parte do público segmentado por você nas configurações dos anúncios. Você pode segmentar seu público por idade, local, estado civil e profissão.

Como toda ação, é necessário medir o retorno sobre o investimento realizado. Com o Facebook Insights você tem acesso às informações de alcance e engajamento deste público específico, além de poder utilizar estas informações no cálculo do seu orçamento para redes sociais.

Bônus: Tamanhos de imagens de redes sociais 2017: Capa, Perfil, Avatar

O mais interessante é que o Facebook disponibiliza uma ferramenta para análise totalmente gratuita, o Facebook Insights. Nela é possível visualizar todas as informações sobre o desempenho de sua campanha e até mesmo exportar estes dados em arquivos de Excel, por exemplo. Faça seu comparativo entre os períodos de campanha e esteja sempre atento em prol de melhorar os resultados!

Você já conhecia todas essas métricas? Acha que tem mais métricas que deveriam estar nessa lista? Conta pra gente nos comentários!