5 ferramentas que nao podem ficar de fora da sua estrategia de Marketing Digital

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 26 de fevereiro de 2014

Devido a uma crescente mudança no comportamento dos consumidores, os investimentos em ações digitais têm ganhado cada vez mais espaço, seja para construção ou manutenção da imagem e reputação da marca na web, bem como para atingir uma maior fatia de mercado com ações segmentadas, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Ferramentas de marketing digital

Independentemente de qual seja a intenção de sua empresa, há algumas ferramentas que não podem ser esquecidas na sua estratégia para a web. Hoje falaremos sobre cada uma delas:

Links patrocinados

Os links patrocinados são serviços de publicidade online. Bastante eficiente e acessível a todos os orçamentos – devido à forma de investimento, que consiste no custo por clique, ou seja, você apenas paga por cliques recebidos -, consistem basicamente em anúncios associados às palavras-chave vinculadas às buscas dos consumidores. Geralmente aparecem em forma de texto, mas nada impede que estejam em forma de imagens ou banners que direcionem os consumidores a uma landing page.

Ao ser direcionado ao site de sua empresa, o cliente potencial será encorajado a realizar alguma ação que representará a conversão do anunciante. Poderá ser uma compra, a assinatura de um newsletter, o preenchimento de um formulário ou o que quer que seja relacionado aos objetivos de marketing do anunciante.

Redes sociais

O “boom” das redes sociais tornou esses canais uma ótima forma de conquistar novos clientes, fidelizar e relacionar com os antigos. Porém, da mesma forma que elas podem ser grandes aliadas  para a sua estratégia, podem arruinar sua imagem e reputação com a mesma velocidade. Por isso, é fundamental contar com profissionais que tenham experiência em gerenciar esses canais. As redes devem sempre ser alimentadas com informações relevantes aos seus clientes. Além disso, o “timing” é fundamental para o sucesso da estratégia. Elogios e reclamações devem ser igualmente considerados e respondidos com cautela. O cliente ou prospect merece toda a atenção e deve ser atendido o mais prontamente possível.

Ao mostrar como são importantes para sua empresa através de ações pontuais e uma estratégia de relacionamento bem desenhada, os usuários criarão empatia com sua empresa, se tornarão clientes e a indicarão para sua rede de relacionamentos. Portanto, se usada com sabedoria, as mídias sociais podem fazer a diferença na estratégia de marketing digital de sua empresa.

E-mail marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta simples que, se utilizada de forma correta, trará um bom retorno à sua empresa. Ao assinar sua newsletter, o cliente opta por receber suas ofertas e informativos via e-mail. E através de informações colhidas em formulários ou outros meios específicos para esse fim, você poderá segmentar esses clientes em grupos, personalizando o conteúdo a ser enviado.

A partir dessa personalização, seu cliente ou prospect entende que suas necessidades são importantes para seu negócio e passa a se interessar cada vez mais pela sua empresa. Isso pode, além de alavancar sua taxa de conversão em vendas, transformá-los em clientes leais ao seu negócio.

Search Engine Optimization (SEO)

O SEO é uma ferramenta que consiste na otimização de uma ou mais páginas web com a finalidade de torná-las melhor posicionadas em sites de busca. Com isso, é possível fazer com que sua página apareça com uma maior frequência e em uma melhor colocação nos resultados de buscas.
Quando uma pesquisa é feita, os resultados são mostrados em ordem de relevância. Quanto mais relevante um site for para o termo buscado, melhor posicionado ele estará. Isso será definido por algoritmos que indicarão o quão importante uma página é para determinado assunto.

Quanto mais você aparecer nas buscas relacionadas a sua área de atuação, melhor para sua empresa e suas vendas. Portanto, essa é outra prática de grande importância para sua estratégia de marketing digital.

Marketing de conteúdo

Essa é a estratégia que permeia todas as outras acima. O marketing de conteúdo consiste em atrair o público através da geração de conteúdo relevante para ele. Desta forma você não estará vendendo um serviço ou produto diretamente, mas sim educando e mostrando ao possível cliente a cara e as práticas de sua empresa para que ele venha até você espontaneamente.

Através dos famosos blogs, o marketing de conteúdo pode gerar mais leads e páginas indexadas relacionadas a sua marca, servindo como uma ótima ferramenta de SEO, além de aumentar o interesse do público e, consequentemente, a exposição de sua marca.

Há outras estratégias que podem elevar ainda mais a eficácia dessa ferramenta. O guest posting, por exemplo, consiste em convidar uma pessoa relevante a sua área de atuação para escrever um artigo em seu blog. Isso pode gerar mais tráfego e despertar o interesse daqueles que conhecem o autor convidado. A geração de materiais ricos, como e-books, atrairão a atenção do público que se interessa em aprender a partir de conteúdo disponível na web, e igualmente aumentará a exposição de sua marca.

Com essas ferramentas essenciais à sua estratégia de marketing digital, a exposição de sua marca na web aumentará e, se bem gerenciadas, contribuirão também para a melhoria de sua imagem e reputação perante seu público, além de incrementar as vendas do seu negócio atraindo um público altamente qualificado. Ainda não as colocou em prática? Não perca mais tempo e comece hoje mesmo! Não deixe de comentar e ficar ligado no blog para mais dicas e informações sobre o mundo do marketing digital!

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!