5 ferramentas que nao podem ficar de fora da sua estrategia de Marketing Digital

Gabriel Motta
Publicado por Gabriel Motta em 26 de fevereiro de 2014
Atualizado em 26 de fevereiro de 2021

Devido a uma crescente mudança no comportamento dos consumidores, os investimentos em ações digitais têm ganhado cada vez mais espaço, seja para construção ou manutenção da imagem e reputação da marca na web, bem como para atingir uma maior fatia de mercado com ações segmentadas, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Ferramentas de marketing digital

Independentemente de qual seja a intenção de sua empresa, há algumas ferramentas que não podem ser esquecidas na sua estratégia para a web. Hoje falaremos sobre cada uma delas:

Links patrocinados

Os links patrocinados são serviços de publicidade online. Bastante eficiente e acessível a todos os orçamentos – devido à forma de investimento, que consiste no custo por clique, ou seja, você apenas paga por cliques recebidos -, consistem basicamente em anúncios associados às palavras-chave vinculadas às buscas dos consumidores. Geralmente aparecem em forma de texto, mas nada impede que estejam em forma de imagens ou banners que direcionem os consumidores a uma landing page.

Ao ser direcionado ao site de sua empresa, o cliente potencial será encorajado a realizar alguma ação que representará a conversão do anunciante. Poderá ser uma compra, a assinatura de um newsletter, o preenchimento de um formulário ou o que quer que seja relacionado aos objetivos de marketing do anunciante.

Redes sociais

O “boom” das redes sociais tornou esses canais uma ótima forma de conquistar novos clientes, fidelizar e relacionar com os antigos. Porém, da mesma forma que elas podem ser grandes aliadas  para a sua estratégia, podem arruinar sua imagem e reputação com a mesma velocidade. Por isso, é fundamental contar com profissionais que tenham experiência em gerenciar esses canais. As redes devem sempre ser alimentadas com informações relevantes aos seus clientes. Além disso, o “timing” é fundamental para o sucesso da estratégia. Elogios e reclamações devem ser igualmente considerados e respondidos com cautela. O cliente ou prospect merece toda a atenção e deve ser atendido o mais prontamente possível.

Ao mostrar como são importantes para sua empresa através de ações pontuais e uma estratégia de relacionamento bem desenhada, os usuários criarão empatia com sua empresa, se tornarão clientes e a indicarão para sua rede de relacionamentos. Portanto, se usada com sabedoria, as mídias sociais podem fazer a diferença na estratégia de marketing digital de sua empresa.

E-mail marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta simples que, se utilizada de forma correta, trará um bom retorno à sua empresa. Ao assinar sua newsletter, o cliente opta por receber suas ofertas e informativos via e-mail. E através de informações colhidas em formulários ou outros meios específicos para esse fim, você poderá segmentar esses clientes em grupos, personalizando o conteúdo a ser enviado.

A partir dessa personalização, seu cliente ou prospect entende que suas necessidades são importantes para seu negócio e passa a se interessar cada vez mais pela sua empresa. Isso pode, além de alavancar sua taxa de conversão em vendas, transformá-los em clientes leais ao seu negócio.

Search Engine Optimization (SEO)

O SEO é uma ferramenta que consiste na otimização de uma ou mais páginas web com a finalidade de torná-las melhor posicionadas em sites de busca. Com isso, é possível fazer com que sua página apareça com uma maior frequência e em uma melhor colocação nos resultados de buscas.
Quando uma pesquisa é feita, os resultados são mostrados em ordem de relevância. Quanto mais relevante um site for para o termo buscado, melhor posicionado ele estará. Isso será definido por algoritmos que indicarão o quão importante uma página é para determinado assunto.

Quanto mais você aparecer nas buscas relacionadas a sua área de atuação, melhor para sua empresa e suas vendas. Portanto, essa é outra prática de grande importância para sua estratégia de marketing digital.

Marketing de conteúdo

Essa é a estratégia que permeia todas as outras acima. O marketing de conteúdo consiste em atrair o público através da geração de conteúdo relevante para ele. Desta forma você não estará vendendo um serviço ou produto diretamente, mas sim educando e mostrando ao possível cliente a cara e as práticas de sua empresa para que ele venha até você espontaneamente.

Através dos famosos blogs, o marketing de conteúdo pode gerar mais leads e páginas indexadas relacionadas a sua marca, servindo como uma ótima ferramenta de SEO, além de aumentar o interesse do público e, consequentemente, a exposição de sua marca.

Há outras estratégias que podem elevar ainda mais a eficácia dessa ferramenta. O guest posting, por exemplo, consiste em convidar uma pessoa relevante a sua área de atuação para escrever um artigo em seu blog. Isso pode gerar mais tráfego e despertar o interesse daqueles que conhecem o autor convidado. A geração de materiais ricos, como e-books, atrairão a atenção do público que se interessa em aprender a partir de conteúdo disponível na web, e igualmente aumentará a exposição de sua marca.

Com essas ferramentas essenciais à sua estratégia de marketing digital, a exposição de sua marca na web aumentará e, se bem gerenciadas, contribuirão também para a melhoria de sua imagem e reputação perante seu público, além de incrementar as vendas do seu negócio atraindo um público altamente qualificado. Ainda não as colocou em prática? Não perca mais tempo e comece hoje mesmo! Não deixe de comentar e ficar ligado no blog para mais dicas e informações sobre o mundo do marketing digital!

 

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