5 erros que você não deve cometer em campanhas de marketing no Facebook

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 7 de outubro de 2013

Um passo errado pode colocar em risco toda a sua estratégia de ganhar projeção com o Facebook. Para fazer com que sua campanha de marketing na grande rede sejam bem-sucedida, selecionamos os 5 erros que você não deve cometer em campanhas de marketing no Facebook. Confira!

 

Falta de foco

O tempo e as tecnologias avançam, mas bons conselhos nunca perdem a validade. Lembra aquele ditado que diz “melhor um pássaro na mão do que dois voando”? O recado é simples: faça suas escolhas e não queira abocanhar tudo. O risco de ficar sem nada é alto.

O mesmo vale para a sua campanha de marketing no Facebook. Não adianta querer atingir todo mundo! A falta de segmentação pode minar suas expectativas. Primeiramente, por que a mensagem tende a ser tão abrangente que será vazia para a maior parte dos internautas. Além disso, qual é o objetivo em criar mensagens para um público que não o seu? Identifique o seu público em potencial e foque os investimentos nele.

Investimento insuficiente

O Facebook é uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios, relacionar com seu público e até mesmo para as vendas! Contudo, ao algorítimo da rede, suas publicações atingem, em média, 10% dos seus fãs apenas. Para impulsionar o seu conteúdo atingindo uma fatia maior de sua audiência ou para atrair novos fãs mais rapidamente, você precisará investir. Por isso, você deve incluir em seu orçamento de marketing uma verba destinada às suas ações no Facebook. Considere ações rotineiras como conquistar novos fãs e impulsionar publicações, bem como as específicas, relacionadas a datas comemorativas, que exigem uma verba maior.

Certifique-se de estar bem amparado por bons profissionais da área. Não subestime o poder da grande rede.

Criatividade em baixa

Inove sempre. Por mais que o formato de uma campanha tenha sido satisfatório, ao se tornar repetitivo ele tende a converter menos. As campanhas precisam ser inovadoras e criativas. Lembre-se que você disputa a atenção dos usuários da rede com seus concorrentes, e para se destacar é necessário apresentar ações diferentes das convencionais.

Deixar de interagir

O Facebook é uma rede de relacionamento. Por isso, a interação é uma das chaves para o sucesso. Quando a sua publicação consegue atrair a audiência desejada, há engajamento (envolvimento do usuário) mas esta participação é ignorada, a probabilidade de você perder o público alcançado é grande. Além disso, devido aos algorítimos da rede social, quanto menos interação sua página tiver com usuário, menor será sua relevância para seus fãs. Isso significa que suas mensagens passarão a aparecer para uma quantidade menor de pessoas, tendenciando o fracasso.

Lembre-se sempre da importância em estar conectado aos usuários e da necessidade em responder dúvidas, críticas e elogios criteriosamente. Uma resposta mal formulada pode trazer repercussão negativa em grandes proporções para a sua empresa. Seja claro, objetivo, interativo e cordial!

Ter apenas números como meta

Conseguir um número impressionante de curtidas, compartilhamentos, comentários, alcance (visualizações) e cliques nas publicações é o sonho de todo empresário que possui uma página no Facebook. Contudo, existem dados qualitativos tão relevantes quanto os quantitativos, já que nem todo usuário do Facebook tem o perfil de interação. O relacionamento que está sendo desenvolvido com o seu cliente e o que as pessoas têm falado sobre a sua marca na rede são algumas destas. Os números mais expressivos vêm como consequência natural do trabalho.

 

Agora que você já conhece alguns dos erros mais comuns nas estratégias de marketing para o Facebook, revise o que tem sido desenvolvido e, se for o caso, repense sua estratégia! Ter profissionais especializados para executá-las pode fazer a diferença.

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