5 dicas para reduzir o CAC da sua empresa

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 14 de julho de 2015

 

A crise econômica atual tem estimulado muitas empresas a repensarem o seu modelo de negócios. Sem dúvida, reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) é algo muito positivo, principalmente, porque se o CAC da sua empresa diminui, o Retorno sobre o Investimento (ROI) aumenta.

Separamos cinco formas garantidas que você pode investir para reduzir o CAC da sua empresa. Confira:

Invista em Inbound Marketing

É fato que a internet revolucionou o comportamento do consumidor atualmente: 70% do processo de compra já é decidido antes mesmo de o cliente entrar em contato com a sua empresa. Isso significa que o acesso totalmente facilitado às informações evidencia que as empresas que ainda não se adaptaram o seu negócio à internet estão perdendo inúmeras oportunidades de negócio.

Ter uma presença digital efetiva deixou de ser um diferencial e hoje é uma questão de sobrevivência no mercado.

 

Fale com o público certo

Quando a empresa fala com o público que tem interesse em ouvi-la, as chances de gerar vendas são bem maiores do que sair impactando a massa. Afinal, a internet permite que a empresa faça uma segmentação criteriosa para descobrir as reais necessidades do seu público-alvo e as maneiras de chegar até ele com mais eficiência, ou seja, quanto mais bem direcionadas forem as ações, menor será o custo de aquisição de clientes (CAC).

Compartilhe o seu conhecimento

O marketing de conteúdo é outra estratégia que funciona muito bem no ambiente digital. Boa parte dos brasileiros pesquisa as informações de interesse na internet e quando encontra um conteúdo de qualidade da sua empresa, começa a se relacionar com ela.
O conteúdo transforma o negócio em referência no segmento em que atua, sendo assim, os consumidores se sentem mais confiantes diante de uma fonte valiosa de informações.
Para as empresas que estão em busca de resultados mais expressivos em tempos de crise, o marketing de conteúdo é um dos melhores aliados. Ele exige mais empenho do que investimentos — se comparado às ações tradicionais de marketing —, no entanto, é uma estratégia de longo prazo e, por isso é importante considerá-lo como parte de um conjunto de táticas de Inbound Marketing que vão auxiliar na redução do CAC.

Mantenha o relacionamento com os seus leads

Se a sua empresa tem como objetivo reduzir o CAC, nada mais eficaz do que estreitar o relacionamento com os clientes potenciais através da nutrição de leads. O conteúdo específico para cada etapa em que o cliente se encontra no funil de vendas é peça-chave para conduzi-lo à realização da compra. A abordagem comercial deverá ser feita no momento certo em que o lead já está engajado com a sua marca e pronto para interagir com ela.

Monitore a sua performance

Para identificar se você está no caminho certo para reduzir o CAC, é essencial acompanhar os resultados das ações periodicamente. A mensuração é outra vantagem que o marketing digital oferece, pois através de diversas ferramentas, é possível medir com precisão o desempenho de cada ação e aprimorar a estratégia caso seja necessário.
A medida que as ações são executadas o custo de aquisição de clientes (CAC) é reduzido e a empresa se torna ainda mais competitiva no ambiente digital.

Que tal aplicar essas táticas para reduzir o CAC da sua empresa? Tem alguma outra boa dica para compartilhar? Comente e conte as suas experiências!

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